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Há exatos cinco anos chegava ao mercado brasileiro o primeiro carro verdadeiramente conectado: o Chevrolet Cruze. Por ter um chip para a transmissão de dados, o veículo é capaz de informar uma central que se envolveu em um acidente grave para que providenciem resgate emergencial e permite ao motorista comandar remotamente funções do veículo por meio de um aplicativo, entre vários outros serviços. Atualmente quase toda linha oferece o sistema, chamado de OnStar, que soma 215 mil carros conectados ativos no país – 80% mais do que no mesmo período do ano passado, representando o maior crescimento em volume.

Em toda América do Sul, a frota de carros conectados Chevrolet se aproxima de 350 mil unidades, colocando a marca na liderança absoluta deste território, que vem se mostrando cada vez mais relevante para o dia a dia do consumidor.

Outro número que impressiona é o do consumo de dados do Wi-Fi nativo, considerado a mais recente tecnologia em conectividade veicular. Está disponível para novos modelos de Onix, Tracker, S10, Trailblazer, Camaro e do próprio Cruze. A utilização mensal da internet do carro cresceu 30 vezes em 2020 apenas no Brasil. Pelo carro ter uma antena amplificada e mais potente, o sinal do Wi-Fi nativo é bem mais estável que o do celular, o que permite melhor desempenho de aplicativos de navegação, mídias sociais e filmes via streming.

“As pessoas estão cada vez mais conectadas e isso exige uma maior quantidade de bites. O consumidor também está buscando a máxima qualidade de internet possível, inclusive no automóvel, onde a velocidade e o deslocamento afetam a estabilidade do sinal do celular”, explica Rosana Herbst, diretora de serviços conectados da GM América do Sul.

Para a executiva, a aceleração digital provocada pela pandemia é um dos principais catalisadores para o crescimento do número de carros conectados e seus serviços, que representam uma receita complementar para o fabricante e são vistos como um diferencial importante para o cliente. Atualmente a taxa média de adesão pelo OnStar é de 88%. Sendo que no pacote mais completo, o usuário conta com os seguintes serviços: 

  • Botão central de assistência OnStar - contato direto com o Centro de Atendimento OnStar;
  • Botão de emergência OnStar - realiza chamadas de emergência;
  • Assistência a recuperação veicular com monitoramento ativo através dos sensores do veículo, para casos de possível furto. O cliente é notificado através do canal escolhido por ele que uma possível situação de roubo está ocorrendo no seu veículo;
  • Resposta automática de acidentes para o Centro de Atendimento OnStar, quando detectada através de sensores do veículo (ex; airbag e pré-tensionadores do cinto no caso de desaceleração compatível), com ligação direta para o veículo oferecendo suporte e, em caso de necessidade, acionamento de órgão públicos de emergência. Esta funcionalidade depende da existência de sinal de rede telefônica celular na localidade;
  • Road Assistance - caso o usuário tenha uma pane seca ou qualquer problema com seu veículo, o OnStar providencia assistência;
  • Diagnostico sob demanda - funcionalidade que permite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração;
  • Envio do ponto de interesse/endereço solicitado pelo usuário para o Chevrolet MyLink com exibição do mapa no navegador integrado e orientação por voz;
  • Pontos de interesse - localização de postos de gasolina, concessionárias Chevrolet, lojas, entre outros. A solicitação do ponto de interesse pode ser feita através do Call Center ou do próprio MyLink;
  • Tráfego em tempo real e atualizações de pontos de interesse dentro do sistema de navegação do seu veículo;
  • Apps integrados no Chevrolet MyLink como Wheather Channel, Glympse e myChevrolet App

Com myChevrolet App é possível comandar o carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Conheça as principais interações que podem ser feitas na versão mais recente do aplicativo:

  • Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;
  • Luzes e buzina - acionamento remoto com disparos de buzina e acendimento dos faróis;
  • Condução inteligente - ferramenta que utiliza os dados de condução do cliente para reduzir desgaste, aumentar a eficiência de combustível e por último, melhorar a experiência do cliente ao dirigir;
  • Diagnóstico com status do veículo traz informações ao cliente como autonomia, pressão de pneus, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e odômetro;
  • Liga e desliga o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;
  • Travamento e destravamento remoto das portas.

A oferta do sistema OnStar vem crescendo ano a ano na linha Chevrolet e a tecnologia já está disponível para 11 modelos: Onix, Onix Plus, Tracker, Spin, Cruze, Cruze Sport6, Equinox, S10, Trailblazer, Camaro e Camaro conversível.

Conectividade nível 4

A Chevrolet lidera a corrida da conectividade no mercado brasileiro, não apenas pela sua extensa frota de veículos, mas também por popularizar sistemas como o MyLink, lançado em 2013, também com o Cruze.

Pode-se dizer que o simples pareamento do celular com a função viva voz do automóvel foi o primeiro passo da conectividade, a capacidade de projetar aplicativos dos smartphones, como o Whatsapp e o Waze na tela do veículo, o segundo. O terceiro nível é a possibilidade de comandar funções do veículo por meio do smartphone através da telemática, como o OnStar. Enquanto o carro com Wi-Fi inaugurou o quarto nível de conectividade veicular no país com inovações como a possibilidade de atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo.

Recentemente a Chevrolet apresentou o primeiro carro com conceito sem fio do mercado, o Onix e o Onix Plus. O conceito de carro sem fio deve-se ao multimídia MyLink contar agora com projeção sem cabo e ao fato de o carregamento do celular poder ser feito por indução. A tecnologia está disponível para as configurações mais sofisticadas dos respectivos modelos. A linha 2021 da S10 e do Trailblazer também oferecem projeção sem fio compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play.

A Ford Ranger foi a picape média que mais ganhou participação de mercado entre as líderes do segmento em 2020, com um crescimento de 10%, ou 1,7 ponto percentual a mais que 2019, fechando o ano com o recorde histórico de 18,5% das vendas.

Como principais destaques, a picape da Ford consolidou a sua liderança nas séries intermediárias, onde avançou de 30,8% para 32% com as versões 2.2 XLS. E ganhou espaço também nas versões de topo, nas quais passou de 16,2% para 17,2% com os modelos XLT e Limited.

O sucesso de vendas veio acompanhado ainda de importantes reconhecimentos por parte dos clientes e da mídia especializada, que deram vitória à Ranger em diferentes prêmios, comparativos e pesquisas de satisfação.

“Esse crescimento de vendas da Ranger é reflexo direto das melhorias do produto, que a fazem ser considerada hoje a picape mais robusta, com o melhor desempenho off-road e as tecnologias de assistência mais avançadas da categoria”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de Picapes da Ford.

Segundo ela, vendo de uma perspectiva mais ampla, a Ranger praticamente dobrou a sua participação no segmento desde o lançamento da nova versão global em 2012, com um crescimento de 97%.

Em 2019, a picape teve outra renovação. Além de introduzir uma nova suspensão e outros aprimoramentos, tornou-se a pioneira a oferecer tecnologias como sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito, piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa.

Em 2020, a linha lançou a Ranger Storm, nova versão off-road com uma combinação única de desempenho, estilo, equipamentos e preço que também foi muito bem recebida pelo mercado.

A indústria automotiva comercializou 1,9 milhão de automóveis e comerciais leves ao longo de 2020. A marca que melhor performou no período foi a Chevrolet, com uma participação de mercado de 17,4% e 338,6 mil unidades vendidas. Este é o quinto ano consecutivo de liderança da marca no Brasil, um feito inédito para a General Motors no país.

“Num ano em que a sustentabilidade do negócio foi o grande desafio, também pela forte desvalorização do real frente ao dólar que está impactando no aumento generalizado dos preços dos carros, a liderança da Chevrolet é consequência de uma estratégia vencedora. Intensificamos o foco no varejo, onde a marca ampliou sua liderança para quase 6 pp em relação ao concorrente mais próximo”, destaca Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

O portifólio Chevrolet renovado e a expansão de tecnologias inovadoras de segurança, eficiência energética e conectividade – tudo alinhado com os novos anseios do consumidor – foram fundamentais para essa conquista, assim como uma rede de concessionárias forte e digitalizada.

O executivo confirma também que os investimentos planejados pela GM previamente à pandemia estão sendo retomados. Os aportes somam R$ 10 bilhões no Estado de São Paulo e são estratégicos para o desenvolvimento e a produção de veículos inéditos, além da ampliação da oferta de equipamentos, entre eles os exclusivos OnStar e o Wi-Fi nativo.

Somando o plano do quinquênio anterior, de R$ 13 bilhões, a GM aportará o maior montante de investimentos de uma empresa na história da indústria automotiva brasileira no período de uma década.

Onix é hexacampeão, Onix Plus e Tracker disparam em vendas

O Chevrolet Onix foi mais uma vez o carro preferido do consumidor brasileiro, terminando 2020 com 135,3 mil unidades emplacadas. Este é o sexto ano consecutivo de liderança, mas o primeiro cheio desde a chegada da nova geração do hatch, lançada no fim do ano retrasado. Vale destacar que o modelo ganhou recentemente novidades, como a inédita versão RS, de design esportivo.

A Chevrolet liderou também entre os sedãs, com o Onix Plus. No ano, foram 83,4 mil unidades emplacadas, fazendo dele o modelo com maior crescimento em volume de vendas em relação a 2019. O Onix Plus também se destacou no ranking geral, terminando 2020 como o terceiro na classificação – é a primeira vez que as versões hatch e sedã de um mesmo modelo de passeio ocupam o pódio de emplacamentos.

Outro produto de sucesso da marca foi o Tracker, cuja nova geração começou a ser comercializada nacionalmente a partir de março. Com 49,3 mil unidades emplacadas no ano, o modelo foi o SUV com maior crescimento em volume de vendas, fato relevante principalmente se considerarmos que o segmento é hoje o mais competitivo da indústria. Aliás, o Tracker bateu em dezembro seu recorde histórico de vendas ao alcançar a marca de 6,7 mil unidades negociadas.

Apresentada no início do segundo semestre com atualizações visuais, mecânicas e tecnológicas para acompanhar a evolução do pujante setor do agronegócio, a S10 somou 26,6 mil unidades emplacadas no ano. Desde a chegada do novo modelo, ofertado com o sistema Wi-Fi nativo, a picape da Chevrolet vem apresentando um forte crescimento justamente quando celebra seus 25 anos de trajetória no mercado brasileiro e o marco de 1 milhão de unidades produzidas no país.

O ano vai ficar marcado para a Chevrolet também pelo ingresso da marca no segmento dos veículos elétricos, com o Bolt EV, que começou a ser entregue aos clientes em fevereiro de 2020. Mais de 100 unidades do modelo já foram emplacadas no país e, devido a boa aceitação, um novo lote foi importado dos Estados Unidos com previsão para ser consumido ao longo deste ano. O Bolt EV se diferencia pelo conjunto formado pelo design inteligente, elevada autonomia das baterias e performance do motor de zero emissão.

Apesar dos desafios, 2020 também foi de conquistas para outros produtos do portfólio. Enquanto o Spin ganhou controle eletrônico de estabilidade de série, os SUVs Equinox e Trailblazer registraram recordes mensais de vendas no decorrer do ano. Já o Camaro, além de atualizações visuais, entrou para o time dos carros conectados com a adoção do Wi-Fi nativo e do sistema OnStar, que completou cinco anos de existência no país com mais 215 mil veículos ativos – 80% de crescimento em comparação ao ano anterior.

No motorsport, o Chevrolet Cruze de competição se consagrou campeão pelo quarto ano consecutivo da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 31 de dezembro de 2019, a Deliberação 180, que trata da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV digital).

A partir de junho de 2020, o CRLV-e, como também é chamado, será expedido em substituição ao CRLV em meio físico, na forma estabelecida Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Como o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa, poderá fazer a cópia – em papel – do documento do carro digital com o Quick Response Code (QRCode) gerado pelo Denatran. Assim, o código de segurança impresso no certificado poderá ser verificado pelas autoridades mesmo na ausência de um telefone.

Como baixar o CRLV digital
Para baixar o aplicativo do CRLV-e, o usuário precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017) e de um Smartphone.

Confira, abaixo, o passo a passo completo para a ativação do CRLV-e:

  • Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” no seu telefone, disponível nas lojas Google Play e App Store;
  • Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
  • Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;
  • Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
  • Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
  • Gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
  • Adicionar a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
  • Visualizar os documentos adicionados.ale lembrar que o CRLV digital tem a mesma validade jurídica e as mesmas informações do documento impresso.


Regras para emissão do documento

Assim como é feito atualmente, o CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

 


Especificações do CRLV-e

O documento digital será composto por partes contendo os seguintes dados:

  • Informações dos órgãos emissores, do veículo e do proprietário (identificação do DETRAN/UF, número de série, código RENAVAM, exercício, nome do proprietário, CPF/CNPJ do proprietário, placa atual, placa anterior, nº do VIN (chassi), tipo/espécie, combustível, marca/modelo/versão, ano de fabricação, ano do modelo, capacidade/lotação, potência/cilindrada, categoria, cor do veículo, quantidade de eixos, CMT, PBT, nº de motor, tipo de carroceria, local e data da expedição e QRCode);
  • Informações do campo observações do cadastro do veículo;
  • Mensagens do Departamento Nacional de Trânsito.

O CRLV-e poderá conter informações do bilhete do seguro DPVAT, conforme procedimentos estabelecidos pelo Denatran, respeitada a legislação de seguros.

A versão impressa conterá o mesmo leiaute da digital, em tinta preta, em página única, papel sulfite branco e formato A4.

DETROIT – A General Motors revelou nos Estados Unidos a primeira picape 100% elétrica da companhia, a HUMMER EV. O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 pela marca GMC para estrear a categoria dos super utilitários com zero emissão.

A HUMMER EV utiliza uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium, que permite ao automóvel extraordinária performance nos mais variados tipos de uso. Tudo isso aliado a uma envolvente experiência a bordo, que coloca os ocupantes como prioridade a todo o momento.

“Esta inovadora super picape chega ao mercado com celeridade e propósito, deixando a GM um passo mais próximo de um futuro completamente elétrico”, diz Mark Reuss, presidente da General Motors. “Utilizando a nossa arquitetura Ultium Drive, que permite uma ampla gama de opções de configurações, a HUMMER EV é ideal para aquele consumidor que busca funcionalidade, eficiência energética e performance”.

A HUMMER EV é impulsionada pelo sistema Ultium, um novo conceito de baterias e propulsores específicos para veículos elétricos, ambos de propriedade da GM. De acordo com estimativas da empresa, a picape é capaz de gerar aproximadamente 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgf.m de torque, que são gerados por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário. Esse conjunto permite a HUMMER EV com tração e-4WD alto desempenho tanto em pisos asfaltados como no off-road.

Tecnologias adicionais, tanto as que são acionadas voluntariamente pelo condutor como aquelas que entram em funcionamento de forma automática, aumentam a autonomia e a capacidade da super picape para superar desafios.

Molde seus próprios caminhos

“Tínhamos uma meta para a HUMMER EV: construir a picape mais a impressionante da história”, disse Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto. “Ela é um legítimo utilitário off-road com o exclusivo sistema e-4WD, que proporciona dirigibilidade diferenciada, nunca vista em um produto da GM até então.”

Projetada para ser a melhor super picape off-road elétrica, a HUMMER EV conta com tecnologias realmente inovadoras para superar inclusive as mais desafiadoras trilhas.

Entre os equipamentos de destaque estão:

  • Tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk. Permite que as rodas traseiras e as rodas dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, proporcionando um movimento diagonal do veículo ideal para transpor determinados tipos de obstáculos.
  • Suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode. Permite que a altura da picape HUMMER EV seja elevada em aproximadamente 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou mesmo alagados.
  • Pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de adotar pneus de até 37 polegadas. Foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade excepcional no fora-de-estrada. Com eles, a super picape elétrica é capaz de realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e travessias de áreas molhadas com até 610 mm de profundidade.
  • Blindagem da parte inferior da carroceria. Placas de aço reforçado fixadas à base do veículo ajudam a melhor proteger os componentes posicionados nesta região, como as baterias, principalmente no uso extremo.
  • UltraVision compõem um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carrocería para que se possa ter uma visão de “reconhecimento virtual”. Isso auxilia o condutor inclusive a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. As câmeras localizadas sob o assoalho ficam protegidas e também contam com sistema para lavagem das lentes. A HUMMER EV disponibiliza da maior quantidade de câmeras da categoría. São 18 delas para uma visibilidade realmente panorâmica do veículo, e em diversos ángulos.
  • Dispositivos off-road mostram no painel o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno. Os dados são projetados nas telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Entre as informações estão torque instantâneo, ativação do bloqueio do diferencial, ângulos de inclinação e balanço da carroceria, ciclo de fricção e o funcionamento do sistema de vetorização de torque.

Leve a aventura adiante e com mais rapidez

Os recursos de carregamento rápido, combinados com a nova bateria Ultium da GM e suas tecnologias avançadas, oferecem capacidade máxima e autonomia otimizada.

Os destaques incluem:

  • Sistema de tração e-4WD de três motores, que fornece o equivalente a 1.000 cavalos de potência e mais de 1.500 kgf.m de toque;
  • Compatibilidade com sistemas públicos de carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW. A tecnologia pioneira na indústria muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, o que torna o HUMMER EV compatível com os carregadores DC de 350 kW e proporciona quase 160 km de autonomia em 10 minutos de carga.
  • Sistema de propulsão de bateria de Ultium dupla de 24 módulos que entrega excelente autonomia e potência para os três motores;
  • Autonomia estimada de mais de 560 km com carga total, com base em testes preliminares;
  • Versão mais recente do Super Cruise. O recurso de assistência ao motorista permite dirigir sem utilizar as mãos por mais de 320 mil km em estradas onde o uso dessa função é permitido. Traz também a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra, respeitando os protocolos de sinalização.

Uma experiência silenciosa

 

Desempenho urbano excepcional para uma picape graças à potência de um veículo elétrico de última geração. A experiência com o HUMMER EV transforma o motorista em protagonista, a todo o momento.

O HUMMER EV estreia exclusivamente com um pacote de equipamentos de ponta na configuração Edition 1, que se destaca pelas seguintes tecnologias:

  • Watts to Freedom - uma experiência imersiva à escolha do motorista, que libera os recursos de aceleração total do sistema de propulsão elétrico, que vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos aproximadamente, de acordo com estimativa da GM;
  • O controle do modo de direção oferece modos personalizáveis pelo motorista - incluindo divisão de torque entre as rodas dianteiras e traseiras e configurações de direção nas quatro rodas - para diferentes condições de terreno. Inclui o modo Terrain, que aumenta a altura do HUMMER EV em aproximadamente 5 cm;
  • Controle de direção adaptável com amortecimento contínuo para direção on-road e off-road;
  • Condução ao ar livre graças à rigidez estrutural das baterias Ultium, com teto infinito padrão e Sky Panels removíveis e transparentes, que podem ser armazenados no compartimento frontal do veículo;
  • Materiais de primeira linha no interior do carro;
  • A tela grande do multimídia de 13,4 polegadas e o display do condutor de 12,3 polegadas transmitem a riqueza do desempenho do veículo e as informações de navegação para o motorista.
  • A tampa traseira MultiPro da caçamba com seis posições funcionais.
  • Vidro traseiro elétrico e capô elétrico.

O design da picape HUMMER EV é, ao mesmo tempo, marcante e futurista, com acabamento muito bem executado e algumas minúcias, tal como a letra “H” estampada em uma variedade de peças. A robustez e o apelo tecnológico do veículo também são transmitidos por meio dos efeitos do sistema de iluminação externo e interno.

“A picape HUMMER EV conta com uma silhueta marcante e simboliza um futuro moderno e completamente elétrico” explica Phil Zak, diretor-executivo de design. “As linhas do veículo traduzem esse aspecto extremamente imponente, reforçado por uma arquitetura robusta e um interior realmente premium e distinto”.

A picape HUMMER EV é o primeiro modelo elétrico da marca GMC e o início de sua produção está prevista para o fim de 2021. A fábrica Zero da GM de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, foi toda atualizada e preparada para a produção exclusiva de veículos com este tipo de propulsão. Para isso, foram investidos 2,2 bilhões de dólares.

Para obter mais informações sobre o veículo, consulte www.gmc.com/HummerEV

Visão de futuro zero, zero, zero

O HUMMER EV é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos que utiliza a nova plataforma modular global da GM para veículos elétricos e o sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois produtos foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia.

Estes produtos representam um importante passo para a concretização da visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. No Brasil, a companhia comercializa o elétrico Chevrolet Bolt EV, que chegou às concessionárias da marca em fevereiro e terminou o primeiro semestre do ano como o modelo mais emplacado do segmento.

 

O Ford Territory venceu o Prêmio Americar 2021 de melhor carro importado, um dos mais respeitados do setor automotivo, promovido pela Associação América Latina da Imprensa de Carros. A premiação é feita com o voto de 57 jornalistas de 12 países da América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai –, em várias etapas para eleger os melhores do mercado automotivo da região.

“É uma grande satisfação ter o Territory reconhecido com o Prêmio Americar, que reúne jornalistas especializados dos principais mercados da América Latina. Por seu prestígio, é uma premiação que coroa o sucesso do lançamento desse veículo inovador”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

O troféu deste ano do Prêmio Americar é assinado pelo artista plástico goiano Omar Souto, simbolizando a integração das peças de um carro com as mãos do motorista.

O Territory chegou em agosto para ampliar o portfólio da Ford na América do Sul e teve o primeiro lote de pré-venda esgotado em cerca de duas semanas. Além de design refinado e imponente, ele se destaca pelo espaço interno e conforto, tecnologias avançadas de assistência ao motorista e recursos exclusivos de conectividade no segmento de SUVs médios.

Entre outras novidades, ele vem com um modem embarcado que permite o acesso e comando remoto de várias funções usando o aplicativo FordPass no celular. Como, por exemplo, travar e destravar portas, dar partida e acionar o ar-condicionado, checar a pressão dos pneus, o nível de combustível e localizar o veículo remotamente, além de receber alertas de funcionamento e alarme.

O Territory oferece também câmera panorâmica 360°, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, estacionamento automático, faróis com acendimento automático e central multimídia SYNC Touch com tela de 10,1.

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