Tirar a carteira de motorista parece se tornar cada vez mais complicado. As etapas mudaram bastante de uns tempos para cá, o nível de dificuldade e exigência ficou maior e o processo ficou mais complexo. Se você pretende ter a CNH em mãos nos próximos meses, algumas das dúvidas abaixo já devem ter surgido na sua cabeça. Confira as respostas:
Qual é o tipo de carta que eu preciso tirar?
Existem alguns tipos de CNH: cada uma habilita o motorista a dirigir um tipo de veículo. O tipo B é o que permite a direção de automóveis e veículos semelhantes.
Quais as exigências para tirar a carta?
Para ter sua carteira de motorista, você precisa ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir documento de identidade e CPF.
Preciso ir a uma autoescola ou posso tirar por conta própria?
Obrigatoriamente, você precisa fazer o Curso de Formação de Condutor (CFC) em uma autoescola. Você pode se informar a respeito do processo no site do Detran do seu estado, que te direciona para todos os passos até as aulas teóricas, que devem ser feitas obrigatoriamente em uma autoescola. O outro jeito de começar o processo é pela própria autoescola, que faz alguns dos passos por você e te acompanha em todo o processo.
Como escolher uma Autoescola?
Seja para acompanhá-lo em todo o processo ou para fazer as aulas teóricas, no simulador e práticas, a escolha da autoescola é importante. A dica é levar algumas coisas em consideração: a facilidade de acesso ao local (já que você vai frequentá-lo bastante nos próximos meses), o valor cobrado (cada autoescola cobra um valor diferente), e - é claro - a qualidade dos serviços dela. Você pode conversar com pessoas que já tenham tirado suas habilitações ali para saber o que acharam do serviço e consultar o site do Detran do seu estado, que lista as autoescolas licenciadas.
E o preço?
Quase todas as etapas do processo são pagas. Aquelas que são no Detran tem o preço já determinado (você pode consultá-las no site do Detran do seu estado). Todo o resto será pago diretamente aos prestadores de serviço, como autoescolas, médicos e psicólogos.
Se você optar por começar por uma autoescola, elas cobram um pacote onde todas as taxas e valores dos prestadores de serviço estão inclusas. Ainda assim, vale ler o contrato para entender o que está sendo cobrado, e garantir que não terá custos “surpresa” ao longo do caminho. Se você começar o processo por conta própria, pagará cada etapa separadamente: as taxas do Detran, os custos dos médicos, as aulas teóricas, práticas e no simulador na autoescola, os exames e a emissão da CNH.
Quanto tempo leva?
De acordo com o Detran, é possível se habilitar em no mínimo três meses, dependendo da disponibilidade do futuro motorista para marcar as aulas e exames. Se você reprovar em algum dos exames, o tempo também vai aumentar. O prazo limite para concluir o processo é de 12 meses, então fique atento: se você ultrapassar esse tempo, deverá reiniciar e refazer todas as etapas - pagando por elas novamente.