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O amortecedor é um dos componentes mais importantes da suspensão de um carro, é ele que assegura a estabilidade em freadas e curvas. Trabalha em conjunto com as molas controlando seus movimentos, para que a carroceria não fique oscilando e a mola não chegue ao final de seu curso. Esse componente fundamental para sua segurança da sinais quando chega o momento certo para troca-lo, e para saber esse momento você deve prestar atenção no comportamento do seu veículo, então vamos aos sintomas.

Vazamento: O vazamento do fluído contido no amortecedor faz com que ele perca totalmente o seu funcionamento.
É facilmente diagnosticado, pois o óleo vaza e escorre pelo o amortecedor.

Estabilidade: Se você nota que seu veículo se comporta de forma diferente, como por exemplo, nas curvas parece escorregar e ter a tendência a passar direto fazendo você reduzir a velocidade ou freiar(sair de frente, para os mais técnicos Understeering.), ou pior, tem a tendência a rodar, a traseira derrapa fazendo você corrigir a direção(sair de traseira, Oversteering.) é sinal de que os amortecedores não estão mais agindo como deveria, se esse comportamento está freqüente, é por que eles já não estão mais funcionando.

Barulhos e vibrações: Fácil de notar, dirigindo por ruas e estradas esburacadas ou irregulares você além de sentir maior vibração do carro, notará também um barulho seco de algo batendo. O amortecedor não está mais controlando os movimentos da suspensão e está batendo no final de seu curso, neste momento apenas as molas atuam.

Roda quicando: Esse sintoma é simplesmente descarado, eu até brinco quando estou na rua por que sempre vejo carros com amortecedores vencidos. É simples, quando o veículo passa por irregularidades a roda devido a ausência do amortecedor fica “quicando”, ela sobe e desce muito rápido, é bem fácil pois chama atenção ao ver a roda vibrar. Peça para um conhecido seu acompanha-lo e prestar atenção nas rodas durante passagens irregulares.

A vida útil de um amortecedor é muito variável, depende das condições em que o veículo trafega e também de sua solicitação de carga, por exemplo, se você anda freqüentemente com o veículo carregado, o amortecedor brevemente irá deixar de funcionar.
As montadoras estabelecem alguns prazos, números como 30.000 e 60.000 quilômetros são comuns, mas como foi dito acima, esse número pode variar.

Dica: Para saber se seu amortecedor já está “morto”, posicione-se em um ponto do veículo mais próximo dele e comece a empurra-lo para baixo, o amortecedor em bom estado logo no segundo empurrão irá se opor ao movimento. Já o amortecedor em fim de vida você facilmente empurrará o veículo várias vezes, além da carroceria do veículo continuar oscilando mesmo você não empurrando mais.

Agora você já sabe, faça sempre a troca preventiva de seus amortecedores assim que os sintomas acima aparecerem, não por apenas questão de economia e sim, por segurança.

 

Fonte: https://www.irmaosfeitosaveiculos.com.br/dicas/120-quando-devemos-trocar-os-amortecedores.html

Ter um carro é como ter uma família, tem bons momentos, e existem aqueles momentos em que precisamos dar alguns cuidados que muitas vezes são encarados de forma despreocupada. E um desses cuidados gera muita dúvida na cabeça do proprietário, é a escolha do óleo lubrificante do motor.

Muitas pessoas não sabem qual óleo utilizar, a quantidade e qual sua função, e essa falta de conhecimento pode fazer você entrar em situações que poderiam ser evitadas. A utilização de lubrificante fora da especificação do fabricante pode causar alto consumo de combustível e desgaste prematuro do motor, reduzindo sua vida útil. De cara, é isso aí.
A função principal do óleo do motor, claro, é lubrificar as partes móveis evitando o atrito entre as partes, também possui a capacidade de trocar calor com as paredes dos cilindros auxiliando o sistema de arrefecimento do motor, além de dispersar resíduos parar evitar que estes venham a desgastar o motor.

É comum as pessoas irem a um centro automotivo, oficina ou até um posto de gasolina apenas para a troca do óleo, e ao chegar no local se depara com a dúvida, qual o melhor óleo a se utilizar ? De imediato, surgem diversas verdades e mitos, criados pelos próprios mecânicos do estabelecimento, mas desta vez vamos esclarecer três coisas importantes para escolher o óleo lubrificante correto para o seu veículo.

Especificação SAE: Esta é a especificação de viscosidade do óleo do motor, o nome destes lubrificantes é multígrados e sua especificação é composta por dois números separados por um W(winter, inverno em inglês). Em um óleo SAE 5W40, a especificação informa que funcionando a frio ele se comporta com um óleo SAE 5(muito fluído), e em temperatura de trabalho(quente) ele se comporta como um óleo SAE 40(Viscoso). Não utilizar o óleo com a especificação SAE correta pode causar consumo excessivo de óleo ou alto consumo de combustível e desempenho inferior ao normal, levando então a redução da vida útil do motor.
Especificação API: Trata-se da especificação de desempenho do óleo lubrificante do motor, é composta por duas letras, a primeira é o S(service station) e a segunda letra é de acordo com a ordem crescente do alfabeto. Isto significa que cada letra representa o nível de desempenho do óleo para os fatores aditivos, proteção contra corrosão, formação de depósitos(as borras), dispersão e etc. Todo motor possuí um nível API especificado para ser utilizado, e que também deve ser seguido com rigorosidade. Utilizar um óleo com nível de desempenho abaixo do especificado pode gerar alto consumo de combustível, acumulo excessivo de borra e redução da vida útil do motor.
Padrões e normas das montadoras: Eis um ponto importante que poucas pessoas e até mesmo mecânicos levam em consideração. Toda montadora possui suas próprias normas e padrões, seja em processos ou em projetos. Com a parte de lubrificantes não é diferente, os fornecedores devem dispor de produtos que atendam as necessidades das montadoras.
Com as três informações acima você certamente não errará na escolha do seu óleo lubrificante. Mas onde encontrar essas informações ? No manual do proprietário do veículo.
Muitas vezes, como queremos uma resposta de prontidão argumentamos tal assunto com o mecânico da oficina, ou do posto de gasolina, mas na maioria das vezes a resposta que temos não é a esperada. Tudo que temos que fazer é consultar o manual do proprietário do veículo, simples assim! Como dizia um professor meu:

“A diferença das pessoas para as coisas, é que as coisas possuem manual de instruções”
E ele realmente está correto, ao invés de sair perguntando, procure no seu manual, nele você encontra as especificações SAE, API e as normas da montadora.

As normas de fábrica geralmente são pouco percebidas, são representadas por códigos numéricos, mas são destacadas para facilitar a procura. Muitas vezes ocorre de estarmos com um óleo que segue as especificações SAE e API do seu carro, mas que não está de acordo com as normas da montadora, que também é exigida.



Para isso você deve localizar essas informações no frasco do óleo lubrificante, SAE e API estão logo na frente do frasco e são facilmente percebidas, mas em qual padrão ou norma o óleo atende ? E de qual montadora ? Onde estes dados estão localizados(no frasco do óleo) ? Geralmente, estão parte de trás do frasco.

 

FONTE: https://www.irmaosfeitosaveiculos.com.br/dicas/119-saiba-qual-o-melhor-oleo-para-o-motor-do-seu-carro.html

Se tem uma coisa que é sinônimo de dor de cabeça é o motor do carro com problemas. Para não se incomodar no futuro você pode tomar alguns cuidados diários quem irão aumentar a vida útil do motor e evitar possíveis danos.

1 – NÃO AQUEÇA O MOTOR ANTES DE COMEÇAR A RODAR
Quando você for sair pela manhã ou quando o carro estiver frio, não é preciso esperar alguns minutos em marcha lenta. Apenas entre no carro e ligue o motor, coloque o cinto e ajuste o assento e espelhos.

Apenas esses 30 segundos já são o suficiente para que o seu carro esteja pronto para rodar. Mas vá com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, pois ele ainda estará frio no começo.

2 – EVITE ACELERAÇÕES BRUSCAS
Descer o pé totalmente no acelerador toda vez que o semáforo abre não vai lhe ajudar a chegar mais rápido, só vai apressar é a sua ida na oficina. Acelerar de maneira brusca é um dos hábitos mais danosos para a saúde do carro.

Rodando direto no trânsito o motor tende a trabalhar muito quente e esse tipo de condução aumenta ainda mais a temperatura do conjunto. Sobrecarrega o sistema de arrefecimento, juntas e correias, por exemplo.

3 – NÃO ECONOMIZE NO FILTRO DE AR E DE ÓLEO
Economizar nesses dois filtros é a pior decisão que você pode tomar para a saúde do motor do seu carro. Troque o filtro de óleo toda vez que esgotar o fluido – nada de alternar troca sim, troca não. É uma peça barata demais, considerando sua importância no bom funcionamento do propulsor.

O mesmo vale para o filtro de ar. Nada de “bater um ar”, aspirar ou lavar. Troque sem dó.

4 – ESCOLHA O ÓLEO COMO SE FOSSE VINHO
Vinho ruim dá dor de cabeça. Óleo ruim também. Lembre dessa dica sempre que for comprar óleo e pensar em economizar. Se o fabricante recomenda o sintético (geralmente mais caro), siga a recomendação.

Não misture com óleo mineral. Prefira gerações mais novas do fluido, com poder de detergência de classe SL, no mínimo.

Investir em qualidade melhor resulta em economia a longo prazo, pois óleos modernos, de qualidade, não precisam de aditivos. Siga o manual e antecipe trocas do fluido se você rodar por muito tempo em regimes severos (como trânsito ou áreas poluídas/empoeiradas).

 

FONTE: https://geracaoseminovos.com.br/blog/manutencao/4-dicas-motor-do-carro/

 

 

A Cruise e a General Motors anunciaram nesta terça-feira que iniciaram um relacionamento estratégico de longo prazo com a Microsoft para acelerar a comercialização de veículos autônomos. As empresas reunirão sua excelência em engenharia de software e hardware, recursos de computação em nuvem, conhecimento de manufatura e ecossistema de parceiros para transformar o transporte e criar um mundo mais seguro, limpo e acessível para todos.

“Nossa missão de oferecer transporte mais seguro, melhor e mais acessível para todos não é apenas uma corrida tecnológica – é também uma corrida pela confiança”, disse o CEO da Cruise, Dan Ammann. “A Microsoft, que é padrão ouro na democratização confiável da tecnologia, será um multiplicador de força para nós à medida que comercializamos nossa frota de veículos autônomos, totalmente elétricos e compartilhados”.

Para aproveitar o potencial da computação em nuvem para veículos autônomos, a Cruise vai utilizar o Azure, plataforma de computação em nuvem de ponta da Microsoft, para comercializar suas soluções exclusivas de veículos autônomos em escala. A Microsoft, como fornecedora de nuvem preferencial da Cruise, também aproveitará a profunda experiência no setor industrial da Cruise para aprimorar a inovação de produto com foco no cliente, com o objetivo de atender empresas de transporte em todo o mundo por meio do investimento contínuo no Azure.

A Microsoft se juntará à General Motors, Honda e outros investidores institucionais em um novo investimento de capital combinado de mais de USD2 bilhões na Cruise, elevando a avaliação de mercado da Cruise para USD 30 bilhões.

“Os avanços na tecnologia digital estão redefinindo todos os aspectos de nosso trabalho e vida, incluindo a maneira como movimentamos pessoas e bens”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Como provedor preferencial de serviços em nuvem da Cruise e da GM, aplicaremos o poder do Azure para ajudá-los a dimensionar e a popularizar o transporte autônomo”.

“A Microsoft é uma grande aliada em direção ao futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento”, disse a CEO da GM, Mary Barra. “A Microsoft nos ajudará a acelerar a comercialização dos veículos totalmente elétricos e autônomos da Cruise e ajudará a GM a obter ainda mais benefícios da computação em nuvem à medida que lançamos 30 novos veículos elétricos globalmente até 2025 e criamos novos negócios e serviços para impulsionar o crescimento”.

Além disso, a GM trabalhará com a Microsoft como seu provedor preferencial de nuvem para acelerar suas iniciativas de digitalização, proporcionando colaboração, armazenamento, inteligência artificial e recursos de machine learning. Juntamente com a Microsoft, a GM buscará oportunidades para otimizar as operações nas cadeias de suprimentos digitais, promover a produtividade e trazer novos serviços de mobilidade aos clientes com mais rapidez.

 

fONTE: https://media.gm.com/media/br/pt/chevrolet/news.detail.html/content/Pages/news/br/pt/2021/jan/0119-cruisegm.html

Se você deseja vida longa ao seu carro, pratique dez atitudes que evitam pequenos defeitos e futuros prejuízos.

Como todas as máquinas, o carro é um equipamento que exige cuidados para "viver" por mais tempo. Medidas simples e preventivas podem alongar a vida útil da sua "viatura", e não estamos falando só da carcaça, é preciso ficar de olho na forma de condução e nos cuidados básicos, que se feitos em dia, podem valorizar o automóvel na venda, além de garantir economia e segurança ao proprietário.

Confira 10 dicas que prolongam a vida do possante do motor à pintura:

#1 Manter os pneus sempre calibrados: Segundo pesquisa encomendada pela Michelin, 45% dos motoristas rodam com a pressão fora dos limites recomendados. Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista.

#2 Verificar sempre o nível do fluído do radiador: O radiador resfria o motor do carro fazendo circular o fluido de arrefecimento. Se há vazamento no sistema, o fluido fica no nível baixo, fazendo o motor superaquecer e causando danos potencias no veículo.

#3 Verificar o nível de óleo: É recomendado verificar o nível de óleo antes de fazer o veículo funcionar pela primeira vez no dia. O óleo serve para lubrificar, limpar, proteger e ainda ajuda na refrigeração do motor. Se estiver muito velho ou abaixo do nível ideal, o funcionamento do carro fica prejudicado e a vida útil da máquina diminui. Faça isso a cada duas semanas.

#4 Abastecer sempre em postos de confiança: Este item é mais que óbvio! Gasolina adulterada prejudica o veículo por inteiro.

#5 Cuidado para não perder a garantia: Fique de olho no prazo da garantia, é sempre melhor para o automóvel ter as peças originais de fábrica.

#6 Conferir parte elétrica: Com o impulso dos avanços tecnológicos, 90% do funcionamento do carro está relacionado a parte elétrica. Falha na buzina, nas luzes e no trio elétrico mostram que algo está desconectado. Fique atento aos mínimos sinais e verifique sempre a parte elétrica para não ter supresa em trajetos curtos e estradas.

#7 Cuidado com a lavagem do carro: Alguns tipos, como lavagem a seco com esfregões enormes, podem prejudicar a pintura e até a lataria do carro.

#8 Conduzir com precaução: Seu carro não é um super herói. Cuidado na condução evita prejuízos a curto prazo, como pisar bruscamente na embreagem, passar de lado nas lombadas, fazer esforço no volante durante as curvas, arrancar em subidas gastando pneus etc. Cautela em todos os movimentos.

#9 Cautela na hora de estacionar: Estacionar com as rodas viradas pode prejudicar o braço da suspensão.

#10 Fique e olho nos ruídos da suspensão: A suspensão é responsável pela estabilidade do veículo. Ela absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também mantem as quatro rodas no chão para auxiliar no desempenho do automóvel. É importante fazer alinhamento uma vez por mês e ficar atento aos barulhos estranhos do carro para evitar prejuízos maiores lá na frente.

 

Fonte: https://www.irmaosfeitosaveiculos.com.br/dicas/117-10-dicas-para-manter-o-carro-sempre-novo.html

A Chevrolet começa o ano com novidades na sua linha de veículos premium. A primeira delas é o retorno da versão LTZ para o Cruze. Nesta configuração, o sedã inova ao trazer rodas, grade e para-choque mais esportivos, além de um pacote de equipamentos realmente surpreendente para a categoria. O novo produto ficará posicionado entre as versões LT e Premier na gama, exatamente na faixa de preço mais buscada pelos clientes deste segmento. 

Além do estilo frontal diferenciado, o Novo Cruze LTZ caracteriza-se pelas rodas aro 17 com acabamento especial, pelas lanternas com LED, pelo interior premium em tom escurecido, pela câmera de ré de alta definição e pela nova geração do Chevrolet MyLink com sistema de Wi-Fi nativo. O motor turbo de alto desempenho, a transmissão automática de seis marchas e o OnStar também estão presentes.

“Decidimos juntar as tecnologias mais valorizadas pelos clientes do sedã com o visual mais dinâmico até então exclusivo do modelo Sport6. Tudo isso somado a excelente dirigibilidade, segurança e sofisticação tão reconhecidas nesta plataforma. Com essa combinação, o Novo Cruze LTZ torna-se um reforço importante para potencializar a nossa presença na porção premium do mercado”, diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

A versão LTZ é bastante conhecida na linha Chevrolet e fez muito sucesso nas gerações anteriores do Cruze. Agora o modelo volta com design atualizado, apelo mais esportivo e pacote de equipamentos ainda mais completo para acompanhar os novos anseios do consumidor que valoriza este tipo de veículo.

A versão intermediária do Novo Cruze vai estar disponível igualmente para o modelo Sport6, que, por sua vez, ganhará visual mais sofisticado na versão Premier - para acompanhar o acabamento mais exclusivo e requintado da configuração topo de linha do sedã.

“As mudanças têm como intuito gerar maior diferenciação entre as três versões do Cruze, reforçando a identidade de cada uma delas para atender as preferências dos diferentes perfis de consumidores. Com isso, passamos a ofertar o Cruze LT para quem busca um veículo premium com características mais tradicionais, o Cruze LTZ para quem busca um de apelo mais esportivo e o Cruze Premier como sinônimo de máxima sofisticação e requinte, nas duas opções de carroceria”, explica Fioco.

Para o executivo, o lançamento destas novidades cerca de um ano após a chegada do novo modelo às lojas reforça o comprometimento que a empresa mantém com o estratégico segmento de automóveis de passeio premium na região.

Toda as novidades do Cruze e do Cruze Sport6 chegam à rede de concessionárias Chevrolet a partir de meados de fevereiro em sete opções de cores: Cinza Satin Steel, Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Azul Eclipse e Prata Switchblade.

Conheça os principais equipamentos de cada versão do Chevrolet Cruze e Cruze Sport6:

LT - motor turbo com injeção direta de combustível (até 153 cv e 24,5 kgfm), transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas "Active Select", direção elétrica progressiva, seis airbags, sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA"), alerta de pressão dos pneus, indicador de nível de vida de óleo, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, faróis e lanternas de neblina, regulagem de altura dos faróis, luz de condução diurna, assistente de partida em aclive, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação, Chevrolet MyLink com tela de 7", Android Auto e Apple Car Play, sistema premium de áudio com 4 alto-falantes, 2 Tweeters, controlador de velocidade de cruzeiro, travas e vidros elétricos por comando remoto pela chave, sistema Stop/Start desabilitável, acabamento interno premium na cor "Jet Black", roda de liga leve aro 17", computador de bordo com três modos  (informações gerais, viagem e consumo), sistema OnStar com myChevrolet App e Wi-Fi nativo.

LTZ – conteúdo da versão LT + roda com acabamento especial escurecido, grade e para-choque dianteiro exclusivos (sedã), MyLink com tela de 8” e navegador, lanternas em LED, câmera de ré de alta resolução, luz de condução diurna em LED, sistema de ignição do motor e abertura da travas das portas por botão via reconhecimento da chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro, friso cromado na base das janelas e maçanetas laterais, computador de bordo com tela colorida de cinco modos (informações gerais, de áudio, de telefone, de navegação, configurações do veículo), retrovisor com rebatimento elétrico e teto solar (Sport6).

Premier – conteúdo da versão LTZ + rodas, grade e para-choque dianteiro exclusivos, sistema de estacionamento semiautônomo, banco do motorista com regulagem elétrica, alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, frenagem automática de emergência em baixas velocidades, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, sistema auxiliar de permanência em faixa, farol alto adaptativo, indicador de distância do veículo da frente, carregador por indução para smartphone, acabamento interno nas cores preto e caramelo.

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