A Ford anunciou nesta sexta-feira (5) que o Brasil será o primeiro país a usar um inédito motor 1.5 de 3 cilindros. O propulsor deve ser uma das novidades do EcoSport, que será renovado nos próximos meses.
Com etanol, o motor flex desenvolverá 137 cavalos de potência e 16 kgfm de torque. Mesmo com 1 cilindro a menos, ele tem 27 cavalos a mais que os atuais 1.5 16V Sigma, de 110 cv, usado no Ka, e 12 cv a mais que o 1.6 Sigma, de 125 cv, de Fiesta e EcoSport.
- Oficina do G1: Econômico, motor de 3 cilindros é a 'bola da vez' para carros
Embora a estreia seja no Brasil, quem liderou o desenvolvimento foi a Índia, que ainda deverá mandar os primeiros motores para equipar o EcoSport, antes da produção nacional na fábrica de Taubaté (SP).
"Tem um pouco de sotaque alemão também. A gente (Brasil) participou, principalmente na utilização com etanol", afirmou Rogélio Golfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul.
Por enquanto, a novidade não substituirá o motor Sigma, que segue no Ka 1.5 e no Fiesta 1.6. Futuramente, o 1.5 de 3 cilindros também terá uma versão com a tecnologia turbo, que leva o nome de Ecoboost na Ford.
Menos é mais
O desenvolvimento segue uma tendência de redução de tamanho dos motores, conhecida como "downsizing", com objetivo de reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
Não é apenas uma preocupação ambiental, mas uma forma de se adequar a exigências de leis em diversos países, inclusive no Brasil, com o programa Inovar-Auto, iniciado em 2013.
O novo propulsor tem a melhor potência específica do mercado, de 91,5 cv por litro, entre os naturalmente aspirados (sem turbo), de acordo com a Ford.
Para chegar a estes números, o motor 1.5 ganhou avanços para a redução de 10% do peso, com uso de alumínio, além de redução de atrito e vibrações.
O bloco tem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (TiVCT).
fonte:https://g1.globo.com/carros/noticia/ford-estreia-inedito-motor-15-de-3-cilindros-no-brasil.ghtml