Confira a resposta para essa e outras dúvidas frequentes sobre manutenção e uso do carroMeu carro está se comportando de um modo estranho e suspeito que o combustível colocado foi adulterado. Como descobrir se o problema está no posto? “É difícil. Não existe um teste prático”, afirma Rubens Venosa, da oficina Motor Max, em São Paulo. Os três principais sinais são: falha do motor pela manhã, dificuldade para pegar e alto consumo.
Se você perceber esses sintomas, o ideal é tirar o combustível, devolver no posto e reclamar. “Para evitar esse tipo de problema, sempre sugiro para os meus clientes que utilize apenas um posto e evite gasolina muito barata. Não existe milagre no mercado. Melhor comprar gasolina mais cara do que gastar mais depois."
As formas para adulterar o combustível são: colocar água no etanol ou pôr etanol demais na gasolina. Os carros que sofrem mais com o último problema são os modelos que não são flex, pois não foram preparados para receber o derivado da cana.
O estrago não é pequeno: os bicos injetores podem entupir, a bomba de combustível deve queimar, o conjunto de velas e as válvulas de escapamento e admissão podem quebrar. Em um caso extremo, o motor chega a fundir. "Uma borracha derretida pode travar um bico injetor e quebrar o motor", afirma Venosa. Para se ter uma ideia, a bomba de gasolina de um carro nacional chega a custar R$ 400, mas a de um importado alcança R$ 5 mil.