É comum na indústria automobilística enfatizar o quanto de potência (cv) e torque (kgfm) um carro tem. Os famosos “cavalos” e kgfm dizem muito sobre o veículo. Um modelo com um bom torque arranca mais rapidamente e consegue enfrentar ladeiras com mais facilidade. Já a potência está relacionada com o quanto o carro consegue andar em termos de velocidade máxima. A Ferrari 812 Superfast, por exemplo, esbanja 800 cv, o que a faz chegar aos 100km/h em 2,9 segundos. Os valores da potência e de torque são definidos a partir de um equipamento chamado dinamômetro.
Segundo Rubens Venosa, engenheiro mecânico da Motor Max, a potência e o torque do motor podem ser medidos no dinamômetro de rolo ou de bancada. No primeiro, o carro é colocado inteiro no equipamento e assim é calculado a energia que chega às rodas do automóvel. No entanto, há algumas perdas de energia à medida que o carro faz alguns movimentos mecânicos, como por exemplo, girar a embreagem. “O motor tem 180 cv, mas na roda chega 120 cv”.
Henrique Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Ciclo Otto da SAE, menciona que existem normas para realizar a medição. A temperatura e a pressão devem ser controladas no ambiente, por isso as montadoras costumam utilizar o dinamômetro de bancada para chegar aos valores. Nesse caso, apenas o motor é colocado no equipamento.
“Dependendo da posição do acelerador e da rotação do motor, é gerada uma determinada força [em cima do dinamômetro] que é traduzida em torque”, explica o engenheiro. Quando se chega ao ponto de força máxima é definido qual é o torque do motor. “Geralmente, ele se dá em rotações medianas de 2000 a 4000 rpm”. De acordo com Pereira, o resultado é aplicado em uma fórmula para se chegar ao valor da potência.
Para divulgar esses números no mercado, as montadoras escolhem cerca de cinco motores pré-série, roda por algumas horas e depois traça uma média de torque e potência. “Elas não vão usar nem o melhor motor nem o pior”. Na compra de um carro para andar na cidade, o engenheiro afirma que é importante estar atento ao torque . “O interessante é ter um torque alto em uma rotação baixa. É o que vai te dar o prazer de saída”.
Quem pensa que potência é apenas sinônimo de velocidade, é melhor tomar cuidado. O engenheiro ressalta que o peso do veículo também pode influenciar nessa conta. Ter 100 cv em um carro popular pode ser bom, mas em um sedã pode não ser tanto assim. " Depende onde esses cavalos estão instalados, diz Pereira.
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