Como eliminar o cheiro de cigarro do veículo?

Se por algum motivo seu carro ficou impregnado com cheiro de cigarro, isso te incomoda e você não tem ideia de como resolver a questão, não se desespere. Existem algumas formas para eliminar o cheiro de cigarro - e outros odores desagradáveis do veículo, como comida ou vômito. Todo mundo já deve ter ouvido alguma receita caseira, mas a lavagem completa combinada com a higienização com ozônio é considerado a método mais eficiente pelos especialistas.

“A fumaça do cigarro contém principalmente nicotina, que se prende em toda superfície do teto, bancos, carpetes e em todos os painéis”, explica Tiago Augusto Oliveira, gerente da rede de Lava-Rápido Dry Dream. Além da limpeza em todas essas áreas, em casos mais extremos é necessário remover os bancos para poder limpar todo o tecido da cabine. “Após isso, nós aplicamos uma máquina de vapor com produtos ecológicos para ‘quebrar’ essas
partículas de nicotina.”

O trabalho é finalizado com a Oxi-Sanitização, processo que consiste em transformar o oxigênio do ar (molécula formada por dois átomos de oxigênio – O₂) em ozônio (três átomos - O₃). Esse gás auxilia na limpeza de ambientes, por ser altamente reativo e oxidante. Ele ataca as ligações químicas dos elementos que geram odor e a reação tem como resultado o próprio ozônio, além de água e gás carbônico.

“O ozônio é o maior bactericida e fungicida existente hoje em dia. Ele reduz drasticamente os contaminantes existentes no interior do veículo, como fungos, bactérias, vírus e outras moléculas que podem causar odores”, explica Laércio Atuati, gerente comercial e responsável técnico da Interozone, fabricante de equipamentos de higienização com ozônio e que atende várias montadoras.

Como complemento à higienização com ozônio, Oliveira recomenda a substituição do filtro de cabine. Todo o processo pode custar de R$ 500 a R$ 1.400, dependendo do porte do veículo, e pode demorar até 8 horas. Se o veículo for blindado, o serviço pode durar até dois dias e o preço também aumenta, dependendo do tipo de trabalho que precise ser feito.

Faça você mesmo
Uma das mais receitas caseiras conhecidas e que possui relativa eficácia para eliminar odores é colocar um pedaço de carvão no veículo. Por ter propriedade absorvente, ele é capaz de eliminar, no período de uma semana, o mau cheiro causado pela fumaça. Colocar café em um pequeno pote no habitáculo também é uma alternativa, cumprindo a mesma função do carvão.

Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2018/08/como-eliminar-o-cheiro-de-cigarro-do-veiculo.html