Na esteira do sucesso de utilitários esportivos e crossovers, os pneus de uso misto vêm ganhando espaço no mercado. No entanto, além de custarem até 50% a mais, eles também apresentam certas desvantagens que muita gente sequer imagina. Por isso, é importante entender se eles são adequados para você e o seu carro.
Características
Como o nome sugere, os pneus de uso misto permitem que o veículo rode sobre pisos pavimentados e também no fora-de-estrada, fazendo a transição sem maiores dramas. “Eles são indicados para quem precisa trafegar um pouco nos dois mundos”, diz Eduardo Roveri, gerente de certificação da Continental Pneus, referindo-se ao seu maior benefício, a versatilidade. “Evidentemente, o pneu misto não é o melhor para o asfalto, caso contrário seria ruim na terra. E vice-versa”.
Esse meio termo se reflete em sua construção. A estrutura é mais reforçada que a dos pneus para asfalto, para suportar maiores níveis de impacto e ser mais resistente à perfuração - essa estrutura mais robusta explica o custo mais elevado. Já a banda de rodagem possui um desenho mais liso e uniforme que a dos pneus “mud” (especiais para o off-road pesado, que possuem grandes blocos espaçados e têm preço ainda maior), o que o faz perder capacidade de tração nas trilhas, mas melhora o conforto no asfalto.
Apesar do grande avanço apresentado nos últimos anos, principalmente em função da demanda dos SUVs, os pneus de uso misto ainda apresentam desvantagens, como nível de ruído mais elevado - principalmente em velocidades mais altas -, além de maiores consumo de combustível e distância de frenagem em piso molhado.
Design também conta
“A demanda por esses pneus não se deve apenas à aplicação em si, mas também pelo seu design”, explica Fabio Migliano, gerente de produto e motorsport da Pirelli, referindo-se a modelos que não tem qualquer recurso off-road e são usados 100% no asfalto, mas que incorporam os pneus mistos como recurso estético. “Há motoristas que sabem disso e até abrem mão do conforto pelo visual, mas tem gente que só descobre na prática e fica decepcionado.”
Então, na hora de comprar um automóvel, é importante levar o tipo de pneu que ele está calçando em consideração. Além disso, no momento da reposição, se o consumidor sabe que não vai colocar o carro na lama e abre mão do visual, ele também pode considerar a troca dos pneus de uso misto por modelos “100% asfalto”, de olho em uma melhor relação custo/benefício.
Mix
Os pneus de uso misto ainda possuem variantes - o que amplia as dúvidas do consumidor, mas, ao mesmo tempo, permitem uma melhor adequação às suas necessidades. Os modelos do tipo 50/50 ficam no meio termo, e são recomendados para quem faz um uso equilibrado entre asfalto e terra.
Há versões que privilegiam o fora-de-estrada (um pneu 20/80 tem maior capacidade de tração na trilha, mas maior nível de ruído que o 50/50 no asfalto), indicados para quem usa o carro mais na terra, e, eventualmente, no asfalto, e outras que são projetadas para o oposto (um 70/30 será mais silencioso em vias pavimentadas, mas proporciona menos tração na terra que o 50/50), ideais para quem usa o carro na cidade e eventualmente faz incursões em estradas de terra.