Os motores turbo de hoje são bem diferentes daqueles que equiparam carros importados e modelos Audi, Fiat e Volkswagen em meados da década de 1990. Os picos de torque que se manifestavam em rotações elevadas foram substituídos por uma entrega de força gradual, que melhora o desempenho sem necessariamente transformar o veículo em um esportivo. O objetivo principal é reduzir o consumo de combustível. Essa característica, aliada ao avanço da eletrônica e dos sistemas de injeção, permite vida longa aos sobrealimentados.
O crescimento dos turbinados no mercado é impressionante. Segundo a fornecedora Garrett, metade dos carros vendidos no Brasil será turbo até 2022. Alguns fabricantes vão investir em sobrealimentação novamente, caso da Fiat, que prepara seus motores turbo 1.0 e 1.3. A Chevrolet vai passar a ter um novo 1.0 turbo de três cilindros. Antes, a GM investiu apenas em turbinados de maior litragem, do 1.4 do Cruze e Tracker ao 2.0 do Equinox.
De acordo com a PSA Peugeot Citroën, o atual nível de desenvolvimento de motores, turbocompressores e lubrificantes permite que os modelos THP sejam usados da mesma forma que as versões aspiradas. A empresa recomenda que as manutenções previstas no manual sejam respeitadas sem fugir das especificações de filtros e óleos e indica o uso de combustível premium como forma de garantir o bom funcionamento do sistema de injeção direta.
"Em um veículo com turbo, a qualidade da combustão é fundamental para a longevidade do componente e, por isso, manter as peças e lubrificantes em dia ajudará a preservar o conjunto. É importante também verificar velas de ignição e seus cabos, fazendo a substituição nos prazos adequados", diz Luis Pinto, supervisor de desenvolvimento de produtos e assistência técnica da BorgWarner.
Luis explica que os turbos utilizam óleo para lubrificar e resfriar o sistema, o que aumenta a necessidade de fazer as trocas do lubrificante e dos filtros nos prazos recomendados pela montadora. O especialista aconselha a não elevar demais as rotações enquanto o motor turbinado não tiver atingido a temperatura ideal de uso.
A Volkswagen também afirma que seus motores turbo não precisam de nenhum cuidado especial. Os planos de manutenção são os mesmos, independentemente da motorização.
Melhor prevenir
Porém, no mundo real, nem sempre é possível utilizar combustível de alta qualidade ou seguir exatamente o que diz a fabricante. Por isso, alguns mecânicos recomendam seguir os mesmos cuidados que eram dispensados a carros turbo de gerações passadas, sem tanto auxílio eletrônico. "Vale ligar o carro e esperar 30 segundos antes de partir, isso vai garantir a pressurização do sistema", diz Bruno Martinucci, da oficina Motorfast.