3 dicas básicas para dirigir na chuva

O toró começou a cair e você precisa usar o carro. Se ligue nessas três dicas básicas de como enfrentar a situação como dirigir na chuva com segurança.

1 – Verifique o estado dos pneus
Básico do básico! Ter pneus capazes de enfrentar a pista molhada é o mínimo necessário para dirigir na chuva. Para isso, as ranhuras devem ter, no mínimo, 1,6 mm de altura. É fácil verificar isso. Todo pneu tem pequenos calombos no interior da ranhura que indicam exatamente quando ele atinge o limite de segurança, o chamado TWI. Para ajudar a localizá-lo, na lateral há uma indicação.

Pneus calibrados também são essenciais. Com pressão abaixo da recomendada pelo fabricante, os sulcos ficam menores e perdem em capacidade escoamento.


2 – Garanta a visibilidade ao dirigir na chuva
Já falamos tudo o que você precisa saber sobre visibilidade aqui no AutoPapo.

O quê! Não leu?! Então veja agora as dicas para melhorar a visibilidade
De qualquer maneira, se você tem um carro com ar-condicionado, basta acioná-lo, pois ele ataca diretamente a causa do embaçamento ao retirar a umidade do interior do veículo. Além disso, ao esfriar o habitáculo, ele impede o choque térmico entre a temperatura externa e a interna nos vidros.

Também é importante que o limpador de para-brisa esteja com funcionamento perfeito. Não espere as chuvas para trocar as palhetas, caso elas estejam ressecadas. É fácil verificar o estado delas: com o próprio esguicho do limpador dá para saber se elas continuam 100%. Se for necessário a substituição, procure por marcas conhecidas no mercado e respeite as dimensões das originais.


3 – Alagou?!
Ruas alagadas são comuns no Brasil em épocas de chuvas. Se a água estiver acima da metade da roda, não é aconselhável passar pelo trecho. Se for extremamente necessário, mantenha aceleração constante e não troque de marcha.

Se o carro deixar de funcionar, não insista. O motor pode ter aspirado água e provocado o calço hidráulico – quando entrá água no cilindro e que pode, inclusive, entortar as bielas. O prejuízo pode ser grande.