10 vícios que prejudicam o motor do carro

Veja 10 vícios que prejudicam (e muito) o motor do carro

Os motoristas mais desatentos ou até mesmo com hábitos considerados “comuns” durante a condução de um automóvel podem estar dirigindo de forma a prejudicar (e muito) o funcionamento do motor do veículo.

Se você costuma dirigir com o pé “descansando” sob o pedal de embreagem, com o tanque de combustível sempre na reserva, descendo as ladeiras sempre no ponto morto (ou neutro) ou se acelera o carro antes de liga-lo, por exemplo, saiba que você provavelmente faz parte dessa parcela de motoristas com vícios indevidos.

Alguns hábitos, ou vícios, de motoristas de antigamente hoje não são mais necessários, e se você os tiver, vai acabar estragando o seu carro sem saber.

Separamos abaixo 10 vícios que afetam o motor do carro. Confira quais são eles:

Vícios que estragam o carro:

1) Ao estar dirigindo, deixar o motor funcionar em rotações muito baixas ou muito altas, por usar a marcha errada, como andar em quinta marcha a 20 por hora dentro da cidade, ou a 100 por hora em terceira. Cada velocidade tem a marcha adequada, por isso, consulte o manual do proprietário do seu carro, lá muito provavelmente você verá quais são as melhores velocidades para cada troca de marcha, e também qual marcha usar dentro da cidade ou em grandes avenidas.

2) Acelerar demais sem necessidade. Pode ser com o carro frio ou com ele quente. Muitos quando ligam o carro pela primeira vez no dia, acham que tem que ficar acelerando como um piloto de Fórmula 1 para esquentar o motor mais rápido, mas isso é desnecessário e pode até mesmo estragar o motor.

3) Ultrapassar o limite de passageiros ou o peso que seu carro suporta. Isso desgasta mais rapidamente o motor e a suspensão, por isso, nada de ficar espremendo seis ou sete pessoas dentro de um carro feito para carregar até cinco. Isso pode lhe render uma multa também, e no caso de acidente, fatalidades podem acontecer, já que nem todo mundo vai estar com o cinto de segurança, não é mesmo? Além disso, cuidado na hora de colocar algo muito pesado no porta-malas ou na caçamba do seu carro, isso pode danificar a estrutura do veículo de maneira permanente.

4) Quando você liga o carro, não existe necessidade de deixar ele esquentando, como se fazia com os carros carburados. Deixe que o motor esquente com o carro em movimento mesmo. Aliás, até mesmo carros carburados não precisam de aquecimento, em dias que não estejam muito frios. Basta puxar o afogador e sair andando normalmente.

5) Descer ladeiras com o carro em ponto morto. Isso força muito mais o sistema de freios. Use o freio motor em conjunto com os freios, deixando a marcha engatada e apenas tirando o pé do acelerador. Este hábito ainda tem a vantagem de lhe trazer economia de combustível, pois o sistema de injeção eletrônica vai cortar completamente o fornecimento de combustível assim que detectar que você tirou o pé do acelerador. Já em ponto morto, o motor continua usando combustível, mesmo que pouco.

6) Deixar o pé em cima da embreagem enquanto dirige. Isso vai desgastar a embreagem muito mais rápido, pois ela vai estar levemente desacoplada, e isso trará muito desgaste para a mesma. Pisar na embreagem é algo que deve ser feito somente na hora de trocar de uma marcha para outra.

7) Quando você estiver parado em um semáforo em uma subida, não fique segurando o carro, com ele engatado, na embreagem e no acelerador. Isso também desgasta demais a embreagem. Esse jogo de pedais entre embreagem e acelerador deve ser feito somente na hora de arrancar com o carro normalmente. Se precisar ficar com o carro parado, freie e depois saia normalmente. Para ter uma idéia de como isso acaba com a embreagem, pergunte para alguém que trabalha em uma auto escola, a cada quantos quilômetros eles trocam a embreagem dos carros usados para dar aula para os alunos, que estão sempre fazendo aquelas provas de morro!

8) Acelerar o carro antes de desligá-lo vai fazer com que fique gasolina dentro do catalisador, estragando a peça na hora que você der a partida, depois. Na hora de desligar o carro, ele deve ser desligado sem fazer nada de diferente. Apenas gire a chave sem acelerar. Esse hábito de acelerar antes de desligar existia na época dos carros carburados, que saíram do mercado há mais de 20 anos atrás. Neste caso, poderia existir um benefício fazendo com que a partida não ficasse difícil no dia seguinte.

9) Não coloque óleo além do nível necessário. Se você colocar mais óleo no motor, esse excesso vai sujar as velas e atrapalhar na hora de queimar combustível. O óleo deve ficar no nível exato indicado pelo fabricante, nem abaixo nem acima. É claro que nível de óleo baixo vai prejudicar o motor mais do que nível alto, mas o nível alto também estraga o motor do seu carro.

10) Andar com o tanque de combustível na reserva. Este é um hábito um tanto quanto frequente entre diversos condutores, mas que pode prejudicar bastante o motor do carro.

Rodar com o tanque de combustível na reserva com frequência pode provocar o entupimento dos bicos de injeção ou a sobrecarga prematura do filtro de combustível. Isso acontece, pois, o combustível que fica no fundo do tanque acaba acumulando impurezas, que podem ser puxadas pela bomba de combustível e entupir os componentes do conjunto.

Além disso, a bomba de combustível também pode queimar por superaquecimento caso este vício seja frequente. Ela fica alojada dentro do tanque de combustível e troca o calor gerado por seu funcionamento com o próprio combustível. Com o nível de combustível muito baixo, não há parte desta troca de calor, superaquecendo a bomba e podendo queimar o componente.

Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/veja-alguns-vicios-que-prejudicam-o-motor-do-carro/