Como saber se o posto de gasolina está vendendo combustível adulterado?

Como saber se posto de gasolina está vendendo combustível adulterado?

Como saber se um posto vende combustível adulterado?
Se você abasteceu em um posto de gasolina no qual não está acostumado, talvez por causa de um preço baixo tentador, pode ser que venha aquele pensamento a respeito da qualidade do combustível. Será que ele é de boa qualidade? Será que fiz certo ao querer economizar alguns reais ao encher o tanque?

Pior ainda se você notar que seu carro começa a mudar um pouco o comportamento, com falhas ou com consumo maior do que o normal. Saiba que se isso aconteceu, você pode muito bem ter sido vítima de combustível adulterado, ou “combustível batizado”, como alguns dizem.

Que mudanças são essas, e como faço para saber se o combustível que coloquei no meu carro é adulterado?

Indícios de que o carro está com combustível de má qualidade
Bem, o primeiro passo a fazer é analisar se seu carro passou a consumir mais, de repente. Veja se seu desempenho ficou pior, principalmente quando você precisa mais do motor, como em subidas ou com o carro cheio de gente.

Vemos que alguns indícios de combustível ruim podem ser:

Carro tem dificuldade de dar a partida de manhã cedo
Perde potência ao se pisar mais fundo no acelerador
O cheiro da gasolina está diferente, esquisito, parecido com acetona
O escapamento do carro está soltando mais fumaça do que o normal, uma fumaça branca
O ponteiro do conta giros do motor existente no painel treme conforme a rotação sobe
O consumo fica mais alto do que o normal
O carro apresenta problemas nos bicos injetores e também na bomba de combustível
Não é necessário o carro apresentar todos os problemas acima citados. Se ele tiver apenas um ou dois dos sete problemas listados, infelizmente já pode ser um indício de combustível batizado, ou adulterado no tanque do seu carro.

Outros problemas que o combustível adulterado causa
Se fica difícil dar a partida de manhã, como se fosse um carro antigo movido a álcool, pode ser combustível adulterado. Se quando você para em um cruzamento ou semáforo, ele morre, também. Se ele está fazendo barulhos estranhos, como a famosa batida de pino, fique atento.

Como saber se aquele posto já vendeu combustível batizado
Temos mais algumas ajudas para saber se aquele posto de gasolina em particular já teve problemas com adulteração de combustível. Veja o link da Agência Nacional de Petróleo (ANP), onde temos listas de postos que já foram autuados:

http://www.anp.gov.br/wwwanp/fiscalizacao/fiscalizacao-abastecimento/agentes-autuados-e-ou-interditados/postos-autuados-e-ou-interditados-problemas-de-qualidade

Denunciar posto com combustível adulterado
Se você quiser fazer uma denúncia de posto vendendo combustível adulterado, pode ligar para o telefone da ANP, 0800 970 0267.

Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/como-saber-se-um-posto-de-gasolina-esta-vendendo-combustivel-adulterado/