Ninguém gosta de ter um pneu furado, e muito menos, trocá-lo. Mas se o seu carro não tiver tecnologia run-flat ou kit de reparo, essa é uma tarefa inevitável.
A grande maioria das seguradoras oferece esse serviço gratuitamente, mas nem todo mundo conta com apólice ou está disposto a esperar a chegada de ajuda. Aprender a trocar um pneu te dará agilidade e é uma mão na (chave de) roda para quem prefere não ter ajuda de desconhecidos.
A seguir elencamos os procedimentos básicos para trocar o pneu da maioria dos carros:
1 - Pare em um local seguro
Se for possível, estacione o veículo em um local afastado de onde os carros estão passando. Prefira áreas iluminadas, planas e com espaço livre ao redor do automóvel. Não se esqueça de ligar o pisca-alerta.
Se houver outras pessoas no carro, peça para que elas saiam do veículo e fiquem em lugar seguro. Se isso ocorrer na estrada, o melhor local é fora do acostamento, atrás do guard-rail ou mureta (se houver).
Quando não houver alternativa segura para os ocupantes fora do veículo, eles devem ficar sentados com os cintos de segurança afivelados. Isso garante proteção a eles caso, por exemplo, outro veículo bata no seu.
2 - Pegue o triângulo e sinalize a via atrás do veículo
O triângulo reflexivo é um item de segurança essencial para paradas emergenciais e seu uso é obrigatório. A distância dele do carro vai de acordo com a velocidade da via onde você está: quanto mais rápida, mais longe ele deve ser colocado. O ideal é que ele fique a pelo menos 30 metros do veículo.
Se o carro estiver após uma curva ou em um ponto cego, também é possível usar galhos pequenos na via — nunca pedras! — para indicar aos outros motoristas a presença de um veículo parado à frente.
3 - Localize o estepe, macaco e chave de roda
Geralmente esses equipamentos ficam próximos, no porta-malas. Mas o local varia. Na dúvida, procure no manual do proprietário.
Vale lembrar que alguns modelos exigem alguns equipamentos extras, como pinça para remover o protetor dos parafusos, chave para soltar parafusos anti-furtos e pino guia para sustentar a roda durante a troca.
Neste caso, leia atentamente o manual de instruções para seguir os procedimentos específicos de cada fabricante.
4 - Afrouxe os parafusos
Com o veículo ainda no chão, solte um pouco os parafusos da roda. Para quem tem menos força uma dica é encaixar a chave de roda nos parafusos e subir com um dos pés em cima dela, usando progressivamente seu peso para afrouxá-los.
Se apoie no carro enquanto faz isso e não pule, para evitar que a chave se solte e você caia.
5 - Levante o veículo
Posicione o macaco no ponto de fixação indicado mais próximo da roda que será trocada. Normalmente esse local é identificado por um triângulo na parte inferior da carroceria ou uma reentrância no assoalho. Na dúvida procure no oráculo: o manual de instruções do veículo.
Com o carro com o freio de mão acionado, câmbio em P ou com uma marcha engatada, comece a levantar o veículo. Como o pneu estará murcho é preciso levantar alguns centímetros extras mesmo após a borracha descolar do asfalto. Sem isso, o estepe cheio não terá espaço para entrar.
Depois que o veículo estiver levantado, coloque o estepe abaixo da carroceria, próximo ao macado. Ele servirá de calço caso o veículo caia e, além de evitar acidentes graves, ajuda proteger o carro se o macaco se soltar.
6 - Solte os parafusos e troque os pneus
Termine de soltar os parafusos, coloque-os em um local próximo e tire o pneu furado. Ao pegar o estepe, coloque o pneu furado abaixo do carro, para garantir uma proteção extra a você e seu veículo.
A colocação do pneu novo é mais complexa, pois ele estará mais pesado. Muitos carros possuem pequenas guias no centro do tambor ou disco para que a roda fique apoiada, mas outros demandam a colocação de um pequeno pino guia temporário para facilitar a tarefa.
7 - Aperte os parafusos
Faça o primeiro aperto das porcas com as mãos. Quando for usar a chave de boca para terminar o aperto, porém, aperte as porcas em formato de cruz. Imagine que os quatro parafusos estão dispostos como em um relógio. Então, aperte o que estaria nas 12 horas, depois o das 6h, o das 3h e, por último, o das 9h.
Esse método garante a fixação ideal da roda e evita possíveis empenamentos, quando o metal é entortado por conta da pressão desigual provocada pelas porcas.
8 - Desça o carro
Retire o pneu furado que estava como apoio e desça lentamente o veículo até que o macaco se solte totalmente do assoalho.
Este é o momento para fazer o último aperto nas porcas, mas não caia na tentação de subir na chave de roda. Se o torque for exagerado, as roscas podem espanar ou até quebrar. Use a força dos próprios braços.
9 - De volta para a pista
Guarde o pneu furado no lugar do estepe, armazene os equipamentos e retire o triângulo e outros objetos que você possa ter deixado na via.
Não se esqueça que, mesmo se o estepe tiver as mesmas medidas dos outros pneus, ele deve ser usado temporariamente. Usar um pneu mais novo que os outros três altera o comportamento do carro e pode provocar acidentes.
Quando for levar o carro na borracharia, certifique-se que a roda original tenha seus parafusos apertados com o torque específico indicado pela fabricante no manual de instruções.
Este número geralmente é acompanhado pela sigla Nm (Newton-Metro) e garante que a roda está presa com a pressão ideal.