Os dois podem mostrar a temperatura, velocidade e seleção de difusores em uma tela, mas só o automático faz os ajustes de forma autônoma. Essa confusão começou com o Chevrolet Agile, e voltou recentemente com o Hyundai HB20 e os Caoa Chery Tiggo 5X e Arrizo 6.
Nos chineses a climatização pode ser controlada pelo sistema multimídia, o que dá a sensação de que o ar-condicionado é automático. Mas nenhum desses modelos permite a escolha precisa da temperatura, e não há um modo em que o carro faça a seleção automática de eletroventilador, difusores e recirculador. O que muda é o conforto a bordo.
Em modelos com ar-condicionado automático basta escolher a temperatura desejada para que o carro faça o trabalho sozinho — podendo inclusive reduzir a velocidade do fluxo do ar quando a cabine já está resfriada. Os sistemas mais modernos também podem fechar a entrada de ar ao detectar poluentes ou quando o veículo começa a andar de ré, para impedir a ingestão dos gases de escape.
E a própria associação de telas com o sistema automático é equivocada. Modelos mais antigos, como o Audi TT de segunda geração, já ofereciam essa tecnologia mesmo usando botões giratórios, similares ao do sistema manual, para fazer o controle.