A Ford acabou de falar que não produz mais veículos algum no Brasil e, com isso, o Ka saiu de linha bem como o EcoSport
Mesmo assim, existem motivos para quem gosta da marca não ter medo de comprar o hatch, o sedã ou o SUV enquanto eles ainda existem nos estoques. Não acredita? Então leia o listão!
1. Facilidade de peças
Carros de volume têm uma ótima vantagem: oferta grande de peças, sejam elas genuínas ou do mercado de reposição. Com a facilidade de entregar componentes, os preços caem. Além disso, a Ford sempre se destacou pela cesta de peças mais em conta nos segmentos do hatch, do sedã e do utilitário esportivo.
2. Pós-venda
Hoje são mais de 250 concessionárias, mesmo que perca algumas, ainda será uma distribuição de respeito e com bastante revendas espalhadas. Aliado à tradição da marca, isso significa facilidade para quem precisa fazer manutenção também.
3. Descontos
Os concessionários trataram de baixar os preços dos modelos em estoque. Um dos motivos para comprar Ka e EcoSport agora é justamente o abatimento, que em algumas lojas já passa dos 10%. A reportagem fez um levantamento de preços dos três modelos em 15 revendas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.
Mas você vai perguntar, com razão, sobre a desvalorização. Aí valem aquelas regras do mercado de seminovos. Se você vai ficar com o Ford Ka ou o EcoSport por três ou mais anos, essa desvalorização natural de automóvel que saiu de linha se esvai. E com esses abatimentos, há uma compensação a mais para essa depreciação que os veículos venham a sofrer.
4. Liquidez
Outro motivo para comprar Ka e EcoSport é que os dois modelos “giram” bem no mercado de seminovos e usados. Ou seja, não ficam muito tempo pegando poeira na loja. São veículos que são vendidos rapidamente. Versões como a Freestyle do Eco e a SE Plus, do Ka, tendem a ter liquidez melhor ainda.
Para dar um exemplo, o Ford Ka foi o sétimo veículo usado mais negociado do país em 2020, com mais de 237 mil unidades – isso contabiliza também a geração anterior do modelo -, e esse cenário não deverá mudar radicalmente porque o modelo saiu de linha.
5. Conjunto mecânico
A Ford sempre se destacou em ter motores bons. Zetec, Sigma, Duratec… Com a gama compacta, a marca norte-americana caprichou neste “fim de vida”. Os modelos usam opções de propulsores da linha Dragon, considerados por muitos como o melhor três-cilindros do mercado.
Ka e Ka Sedan podem ser equipados com o 1.0 12V de 85/80 cv e 10,7/10,2 kgfm a 3.500 rpm e o 1.5 12V de 136/128 cv e 15,3 kgfm a 4.750 rpm. O Eco usa o mesmo 1.5, só que com potência de 137/130 cv e torque de 15,6 kgfm a 4.500 rpm. A versão topo de linha Storm do SUV é a mais nervosa e divertida, com o 2.0 quatro cilindros aspirado da família Duratec, com injeção direta, 176/170 cv e 22,5/20,6 kgfm.
O bom é que a Ford abandonou a problemática transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift, que deu dor de cabeça à maioria dos proprietários. No lugar, entrou o câmbio automático por conversor de torque e seis marchas, que caiu com uma luva nos motores Dragon.