FORD TERRITORY: DESIGN IMPONENTE COM MÁXIMO REQUINTE E CONFORTO PARA OS PASSAGEIROS

A presença imponente e marcante do Territory é realçada pelo seu porte e pelas linhas aerodinâmicas da carroceria, trazendo elementos do novo DNA de design de SUVs da Ford. Um deles é a característica grade trapezoidal dianteira, agora conectada aos faróis e com uma linha de capô mais alta, na cor preta.

“O porte grande, forte e ágil coloca o Territory mais próximo de carros de categoria superior. Ele refina a receita dos SUVs para oferecer uma nova experiência de conforto, requinte e tecnologia”, diz Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford.

Os faróis de LED com design alongado contêm detalhes de precisão técnica e dão uma mostra da tecnologia embarcada no veículo. As luzes de assinatura em LED, posicionadas nas extremidades do para-choque, ao lado dos faróis de neblina, alargam visualmente a frente do carro. Seu formato cumpre também uma função aerodinâmica, melhorando o fluxo de ar por fora das caixas de rodas.

A parte inferior do para-choque é de material texturizado na cor preta, resistente a riscos. Essa faixa escura percorre também as laterais e a traseira, dando unidade e proteção à carroceria. Um aplique inferior no para-choque, na cor prata, é outro item que reforça a robustez e esportividade.

Visto lateralmente, o Territory exibe um perfil dinâmico e esportivo, com capô alto, entre-eixos longo, traseira curta e bagageiro no teto. Os vidros ocupam uma proporção menor que o restante da cabine, remetendo à silhueta esportiva de um sedã.

“A linha de cintura mais alta na traseira e apontando para baixo na frente cria uma sensação de velocidade”, completa Sandrin. “Abaixo dela, a chamada linha de caráter segue o mesmo desenho, fazendo uma conexão entre os elementos da frente e da traseira. Já as caixas de rodas projetadas para fora aumentam a sensação de proteção para os ocupantes.”

A traseira imponente e esportiva tem grandes lanternas de LED conectadas por uma barra central, que serve de suporte funcional para a luz de placa e a câmera de ré. Acima dela, a assinatura Territory em letras cromadas é mais um elemento de estilo e personalidade.

No teto, o aerofólio traseiro com luz de freio integrada é acompanhado por racks laterais e antena tipo barbatana de tubarão. O para-choque tem um aplique inferior de cor prata, de onde saem as duas ponteiras de escapamento retangulares.

São seis as opções de cores da carroceria: Vermelho Vermont, Azul Santorini, Preto Toronto, Prata Maiorca, Marrom Roma e Branco Bariloche.

Interior sofisticado

Ergonômico, intuitivo e amigável, o interior do Territory impressiona pelo conforto e ótimo nível de acabamento, com materiais de qualidade superior. Na versão SEL o tom da cabine é escuro, na cor Black Charcoal. Os bancos, além de formato extremamente confortável e ergonômico, têm acabamento premium exclusivo. Na traseira, um descansa-braço rebatível com porta-copos integrado aumenta a comodidade dos passageiros, especialmente em viagens longas.

 A versão Titanium tem interior claro, uma tendência no segmento premium, que amplia a percepção de espaço e conforto. Os bancos são revestidos parcialmente em couro de alta qualidade, com recortes perfurados, e trazem na frente um sistema exclusivo de aquecimento e resfriamento para manter a temperatura ideal em qualquer época do ano. A regulagem do banco do motorista é elétrica, em dez posições.

O teto solar panorâmico elétrico, incluído de série nas duas versões, torna a cabine ampla e iluminada. O console central elevado é outro elemento marcante que facilita o acesso aos comandos e contribui para criar um ambiente arquitetônico e tecnológico.

Materiais inovadores de acabamento, como os apliques imitando madeira, trazem um toque de sofisticação e sustentabilidade. Porta-objetos de vários formatos distribuídos no console central e na cabine permitem o aproveitamento total do espaço, com um local próprio de armazenamento para cada item, como: estojo para óculos, slot para cartão, porta-luvas, porta-copos, bolso no encosto dianteiro e compartimento sob o descansa-braço central.

O sistema de iluminação configurável em sete cores – outra exclusividade do Territory Titanium – permite personalizar a cabine de acordo com o estado de espírito do momento para aumentar o conforto e o relaxamento.

Líder em espaço

O Territory tem comprimento de 4.580 mm, a maior largura da categoria (1.936 mm, sem espelhos) e uma grande distância entre-eixos (2.716 mm) que proporcionam um padrão inédito de conforto para os passageiros – diferença sentida, principalmente, por quem viaja no banco de trás.

            O novo SUV é líder da categoria em espaço nos bancos da frente, com medida do assento ao teto de 1.006 mm e vão livre para a cabeça de 56 mm. No banco traseiro, também é maior que os competidores diretos em espaço para pernas (1.000 mm) e para os joelhos (88 mm). Na distância entre os bancos dianteiro e traseiro (medida a partir do ponto H, localizado no quadril do passageiro), também é o maior, com 898 mm.

O porta-malas acomoda 348 litros até a altura da janela e, sem o porta-pacotes, de fácil remoção, chega a 420 litros para o transporte de volumes maiores. O seu formato oferece versatilidade para acomodar vários tipos de itens, desde malas a artigos esportivos e de lazer. Além disso, tem um assoalho plano que facilita o carregamento e descarregamento.