Tecnologia Inédita

O Novo Focus Hatch 2016, que a Ford apresentou em junho, possui um sistema que freia o carro automaticamente ao detectar uma colisão iminente. O equipamento, chamado assistente de frenagem autônomo, funciona com um sensor, instalado no para-brisa, que monitora o trânsito à frente e é capaz de atuar em velocidades de até 50 km/h – ele aciona os freios, caso a distância para o veículo da frente reduza drasticamente. O Novo Focus é o primeiro carro da marca a oferecer essa tecnologia anticolisão no Brasil.

Principalmente para os motoristas de grandes centros, que enfrentam o trânsito congestionado, o assistente de frenagem autônomo é um bom argumento para a compra do Novo Focus. Em velocidades de até 20 km/h, o equipamento é capaz de evitar totalmente as colisões. Em até 50 km/h, pode evitar ou reduzir sensivelmente a severidade do impacto. O equipamento é útil em mudanças bruscas de faixa, obras na pista, má visibilidade e nas horas de rush, em que a velocidade do tráfego raramente excede esse limite.

Outras tecnologias inéditas de segurança e conveniência, além da modernização do design, chegam com o Novo Focus Hatch 2016, que deve estar disponível em breve na Rede. Antes disso, há a pré-venda exclusiva para os proprietários dos modelos 2014/2015, que terão desconto de 15% na compra do Novo Focus (oferta válida por três meses). O desconto não está condicionado à venda do veículo usado e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo.

Produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina, o carro está mais completo e refinado, porém mantém o preço da geração anterior. O modelo de entrada SE 1.6, que custa R$ 69.900, já vem de série com rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2”, AppLink e Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável MyKey, entre outros itens.

A versão SE Plus 1.6 (R$ 71.900) acrescenta, no pacote, rodas de liga leve 17” exclusivas, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Já a versão SE Plus 2.0 AT (R$ 78.900) vem com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades.

Com acabamento superior, a versão Titanium 2.0 AT (R$ 86.900) possui rodas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch e Sony Premium Sound. Já a topo de linha Titanium Plus 2.0 AT (R$ 95.900) acrescenta assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos (ajuste da iluminação conforme a condição de rodagem), sistema de estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico.