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Conheça as dicas para deixar o seu Ford sempre novo. São esclarecimentos e cuidados necessários para manter o desempenho do seu carro excelente, como se ele tivesse saído da fábrica todos os dias.

Como se deve proceder com a manutenção do Ar-Condicionado?

  1. Fusível
    Caso o sistema deixe de funcionar, verifique primeiro a presença de fusíveis queimados - no manual do seu carro você encontra a localização, capacidade e procedimento para troca.
  2. Objetos Estranhos
    Fique atento quanto a presença de objetos estranhos (folhas, papéis etc.) na grade frontal ou condensador do ar condicionado (localizado à frente do veículo junto ao radiador). Eles diminuem a eficiência do sistema;
  3. Proteja o Meio Ambiente Caso necessite de manutenção, prefira as oficinas que possuem equipamento para reciclagem do gás refrigerante.
  4. Vazamento Caso o sistema perca gás, corrija o vazamento e proceda a recarga do gás e do óleo do sistema que nestas condições é arrastado pelo gás;
  5. Funcionamento do Compressor Em caso de perda da capacidade de refrigeração, faça uma revisão no sistema e peça para verificar o funcionamento do compressor e possíveis vazamentos;
  6. Correia Verifique a cada 10.000 Kms o aspecto e a tensão da correia do motor que aciona o compressor do ar condicionado. Em caso de rachaduras ou correia brilhosa, substitua. O mesmo vale caso ocorra ruído de cantar pneu ao acelerar o motor - pode ser a correia desgastada, faça a verificação;
  7. Filtro Anti-pólem Substitua regularmente o filtro anti-pólem, caso o seu veículo seja equipado com este componente. O mesmo, na maioria das vezes, não admite limpeza e seu saturamento de sujeira determina uma redução significativa no rendimento da refrigeração;

O "Air Bag" substitui o cinto de Segurança?

  1. Proteção complementar
    O sistema "Air Bag" é um sistema de proteção complementar ao cinto de segurança, ou seja, seu funcionamento visa complementar a segurança dada aos passageiros pelo cinto. Dessa forma, o "Air Bag" não deve ser visto como substituto do cinto de segurança.

O que é um motor a Diesel? Quais as vantagens e desvantagens?

  1. Desvantagens do Diesel
    • Sistema de alimentação de combustível: a injeção de combustível na maioria dos motores Diesel brasileiros se dá através de um complexo dispositivo composto por bomba injetora e bicos injetores. Veículos extra pesados possuem injeção eletrônica e todos assim a terão no futuro, quando a legislação ambiental brasileira se tornar mais severa com relação aos veículos com esse combustível. A injeção eletrônica tornará mais simples a manutenção. A bomba injetora, por sua vez, exige além de mão-de-obra qualificada, equipamentos caros para a sua verificação e ajuste.
    • Custo elevado: o uso de componentes mais robustos e de um complexo sistema de alimentação torna o custo dos motores Diesel mais elevados em relação a um similar, a gasolina;
    • Potência: em relação a um similar a gasolina, o motor Diesel possui uma potência menor e um nível de rotações mais baixo. Isso se deve em especial à velocidade mais baixa em que ocorre a combustão do Diesel e à necessidade do uso de componentes mais pesados no Diesel;
    • Ruído: o uso de componentes robustos e a queima por compressão tornam o funcionamento do motor Diesel ruidoso, mesmo considerando os avanços em relação à redução dessa desvantagem;
    • Poluição: mesmo considerando a contida emissão de gases nocivos a saúde, a emissão de partículas sólidas no Diesel é bastante elevada, o que o torna desinteressante para centros urbanos.
  2. Turbo compressor
    Todo motor de combustão interna, em especial o Diesel, se trata de uma máquina devoradora de ar. O turbo compressor age comprimindo o ar que vai para o motor. Desse modo ao invés do motor aspirar o ar (motores aspirados) o ar é literalmente soprado para dentro do motor. Uma maior quantidade de ar proporciona melhor queima, maior economia e especialmente menor emissão de gases. O turbo compressor e o motor Diesel constituem em um casamento perfeito a ponto de praticamente todos os motores Diesel rodoviários atuais serem equipados com turbo. Ao contrário do que se pensa, a presença do turbo originalmente instalado no motor Diesel não provoca dano nem diminui a vida útil deste, desde que respeitado alguns cuidados.
  3. Vantagens do Diesel
    • Consumo: o motor a Diesel tem como principal vantagem o elevado rendimento térmico, o que o torna especialmente econômico o que, aliado ao preço mais baixo do Diesel, torna-o extremamente interessante para veículos onde o custo por quilômetro rodado é importante;
    • Robustez: o motor Diesel é submetido a pressões elevadíssimas durante o seu funcionamento o que exige o emprego de componentes mais robustos. A queima do combustível Diesel é consideravelmente mais lenta que a gasolina, o que torna o seu funcionamento em rotações mais baixas. Essas duas características acabam por torná-lo mais robusto e com vida útil mais elevada em comparação a um similar, a gasolina.
    • Confiabilidade: a robustez aliada a ausência de sistema de ignição torna a operação do motor a Diesel é mais confiável considerando condições normais de operação e uma manutenção preventiva bem efetuada.
    • Elevado torque: o motor Diesel geralmente possui elevado torque em especial em baixas rotações, o que o torna especialmente interessante para equipar veículos pesados ou que trafegam em situações severas.
  4. O motor a Diesel
    Os motores a gasolina/álcool ou gás natural operam pelo chamado ciclo Otto, utilizando uma faísca elétrica da vela de ignição para inflamar o combustível e gerar a pressão necessária para movimentar os pistões do motor e realizar o trabalho mecânico. 

    O motor Diesel por sua vez utiliza a própria compressão do ar para inflamar o combustível. Ele faz isso comprimindo o ar a altíssimas pressões, fazendo este chegar a temperaturas de até 700 graus. A essa temperatura e sob pressão elevada, o combustível é pulverizado no interior dos cilindros do motor, gerando a queima. Dessa forma o motor Diesel dispensa o sistema de ignição dos motores a gasolina, que é composto por velas, cabos e bobinas de ignição.

  5. Intercooler O ar ao ser comprimido pelo turbo tem sua temperatura elevada para até 60 graus. O intercooler age reduzindo a temperatura do ar para torná-lo mais denso, aumentando ainda mais a disponibilidade de ar para o motor, incrementando o rendimento deste.
  6. Combustível
    Utilize Diesel de boa qualidade, de preferência em postos que possuem o combustível filtrado. Jamais deixe o combustível acabar, pois entrará ar no sistema e você terá que chamar um mecânico especializado para fazer o motor funcionar novamente.
  7. Filtro de combustível
    Substitua o filtro religiosamente como manda o plano de manutenção. Impurezas são fatais ao sistema de alimentação;
  8. Filtro de ar
    Faça a limpeza e substituição regular. Filtro sujo significa perda de potência, aumento de consumo e danos ao motor;
  9. Sedimentador
    Retire regularmente a água acumulada no sedimentador. Alguns veículos possuem uma luz espia que indica excesso de água. Não espere a luz acender, regularmente retire a água que decantou, fazendo o mesmo no tanque de combustível caso este possua dreno para extrair a água;
  10. Turbo
    Jamais acelere antes de desligar o veículo. A turbina gira a mais de 100.000 rpm e continuará dando algumas centenas de voltas sem óleo. O recomendado é aguardar alguns segundos em marcha lenta antes de desligar o motor para que a turbina reduza a velocidade;
  11. Bombas e Bicos
    Faça a limpeza e regulagem de acordo com o plano de manutenção do veículo;
  12. Perda e Potência
    Verifique os filtros e a presença e impurezas no sistema de alimentação. Água no combustível pode ser a causa de muitos problemas;
  13. Motor não funciona
    Verifique se houve entrada de ar no sistema de combustível. O manual do veículo explica como retirar o ar, se você não tem habilidade com mecânica confie a operação a um especialista. Após retirar o ar verifique a causa;
  14. Excesso de fumaça preta na descarga
    Verifique os filtros e/ou peça para verificar os bicos e a bomba injetora;
  15. Correia dentada da distribuição
    Se seu veículo possui correia dentada faça a substituição de acordo com o plano de manutenção. A quebra da correia além de imobilizar o veículo poderá causar danos elevados ao motor.

Quais os cuidados devo ter com a utilização de veículos com Injeção Eletrônica?

  1. Partida
    Não acione o acelerador durante a partida - o sistema controla a aceleração automaticamente. Acionar o acelerador dificultará a partida;
  2. Freio motor
    Utilize o freio motor - é quando o carro é freado devido a estar se locomovendo engrenado e com o acelerador solto. Nessas condições o sistema corta ou reduz consideravelmente a injeção de combustível, o que trará uma significativa redução no consumo de combustível. O Freio motor poupa também o sistema de freio do carro, o que irá refletir futuramente numa redução de gastos com manutenção;
  3. Filtros
    Substitua regularmente os filtros de Ar e combustível, sob o risco de danos ao motor e aos Bicos Injetores;
  4. Combustível
    Utilize gasolina de boa qualidade; não deixe o combustível acabar, pois este lubrifica e refrigera a bomba elétrica de combustível; não encha o tanque até a boca, faça-o até que o bico da bomba do posto desligue automaticamente.
  5. Lavagem do motor
    Evite lavar o motor desnecessariamente. Quando o fizer faça com o motor frio e com alguém que realmente saiba o que pode ou não ser molhado. Detalhe: jamais pulverize qualquer produto após a lavagem;
  6. Bateria
    Jamais, sob nenhuma hipótese, desligue a Bateria com o veículo funcionando. 
    A famosa "chupeta" pode ser efetuada sem problemas desde que de maneira correta.
  7. Empurrar o veículo não é uma prática muito adequada.
    Empurrar o veículo pode ocasionar danos ao catalisador (caso o veículo esteja afogado) ou ao motor (caso a correia dentada de distribuição esteja danificada).
  8. Luz indicadora de falha
    A luz deve apagar momentos após o motor entrar em funcionamento. Se acender indica falha no sistema - procure levar o veículo a um Distribuidor o quanto antes. Acendimentos rápidos da luz não devem ser interpretados como problema.

Quando e porque recomenda-se a substituição de algumas peças?

  1. Embreagem
    A embreagem desgastada prejudica o desempenho do veículo, principalmente em rampas. Sempre que apresentar trepidação ao arrancar com o veículo, patinação e/ou dificuldade ao engate recomenda-se sua substituição.
  2. Pastilha de freio
    Ao se desgastarem, as pastilhas perdem a capacidade de atrito com os discos de freio, aumentando a distância da frenagem. Recomenda-se a sua substituição sempre que atingirem a espessura mínima de segurança.
  3. Suspensão Dianteira e Traseira
    A suspensão traseira e dianteiraé um item projetado para absorver as irregularidades do solo, garantindo mais estabilidade, dirigibilidade e conforto ao dirigir. Recomenda-se a substituição destes itens quando apresentar algum tipo de vazamento a kilometragem de segurança indicada pelo fabricante.
  4. Limpador de Pára-brisa
    Recomenda-se a substituição do limpador de pára-brisa quando ele não garantir boa visibilidade em dias de chuva. Este é um item de segurança para que você possa trafegar com boa visibilidade durante temporais.
  5. Disco de freio
    Um disco de freio desgastado pode causar vibrações que dificultam o controle do carro e a eficiência da frenagem, por isso quando esta peça apresentar ranhuras, frisos, trincas ou estiver com a espessura limitada indicada pelo fabricante, recomenda-se a troca da mesma

Fonte: https://goo.gl/o0b9p1

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  • Fonte: https://goo.gl/pV2iqH

• Todos os modelos da marca expostos no Salão de São Paulo trazem relevantes novidades mecânicas, tecnológica e visuais, consolidando a primeira metade do maior plano de investimentos da GM no Brasil

 

SÃO CAETANO DO SUL – A Chevrolet exibe pela primeira vez no Brasil sua linha completa totalmente renovada. O local escolhido para essa estreia é o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece de 10 a 20 de novembro.

Resultado da primeira metade do plano de investimentos de R$ 13 bilhões da GM no Brasil, a renovação da linha Chevrolet tem foco em design, performance e tecnologia.

São 12 novos produtos, incluindo a nova geração do superesportivo Camaro e os novos Cruze Sport6 e Tracker, que faz sua avant-premiere na mostra.

Os veículos trazem novo design interior e exterior, novas tecnologias de conectividade, incluindo OnStar e MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, e tecnologias de eficiência energética, que os colocam entre os mais econômicos do mercado. A marca exibe ainda o crossover elétrico Bolt e quatro protótipos (S10 Xtreme, S10 Trailboss, Cobalt Midnight e Montana Activ X).

“O público que visitar o evento vai notar que o portfólio da Chevrolet está todo renovado, com tecnologias exclusivas e inovadoras. Neste momento consolidamos a metade do nosso plano de investimento de R$ 13 bilhões de 2014 a 2019 no país”, destaca Carlos Zarlenga, presidente da General Motors do Brasil. Este é o maior investimento local da marca em mais de nove décadas de atividades.

Toda essa evolução incorporada à linha de produtos está sendo percebida pelo consumidor. O Onix se transformou no carro mais vendido e a Chevrolet, na marca preferida dos brasileiros, por 13 meses consecutivos.

Além do Onix, outros modelos estão se destacando em vendas no ano. São eles: Prisma, Spin, Cobalt e S10, Novo Cruze, Montana e Trailblazer. Conheça mais sobre esses produtos e o que trazem de novidade:

Novo Onix chega com OnStar, direção elétrica, 6 marchas e motor ‘ECO’

Modelo que popularizou os sistemas multimídia no país, o Onix dá um outro salto em conectividade com o lançamento da linha 2017, posicionando-se mais uma vez na vanguarda de seu segmento.

Além de um sistema que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o hatch compacto da Chevrolet passa a vir equipado agora com o inovador sistema OnStar. A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para celular, bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação, socorro em caso de acidente e, em breve, diagnóstico avançado.

O Diagnóstico Avançado OnStar realiza um check-up básico do veículo com um simples toque de botão. Quando o sistema aponta qualquer anomalia em itens como motor e transmissão, ele automaticamente envia para o usuário um alerta, orientando sobre o melhor procedimento. Com isso, os clientes têm mais segura e comodidade, além de minimizar riscos de pane mecânica e outros danos.

Mudanças visuais significativas na dianteira e traseira, melhorias no acabamento interno e a maior oferta de itens de conforto e comodidade também caracterizam o Novo Onix, que recebeu um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível.

Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores Flex (1.0 de até 80 cv e 1.4 de até 106 cv) e de transmissões manual e automática - ambas de seis marchas. Com isso o carro passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro. Já a adoção da direção elétrica e os acertos na suspensão deixaram o veículo mais estável e agradável de dirigir.

Outra novidade é o Onix Activ, modelo que marca o ingresso da Chevrolet no pujante segmento dos hatches compactos de estilo aventureiro.

O carro caracteriza-se basicamente pelo acabamento personalizado, pela suspensão elevada e pela ampla lista de equipamentos de série.

O Joy completa a linha 2017 do Onix e chega para ser o modelo mais acessível da marca no país. Mesmo assim, vem equipada com direção elétrica, painel digital, alerta de pressão dos pneus, vidros elétricos e sistema OnStar.

Novo Prisma é o sedã compacto feito para os dias de hoje

Assim como o Novo Onix, o Novo Prisma evolui em conectividade, sofisticação e design com a chegada da linha 2017. São mudanças importantes que reforçam a imagem inovadora da Chevrolet no segmento.
Além de um sistema que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o Novo Prisma passa a vir equipado a partir de agora com o inovador sistema OnStar. A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo pelo aplicativo para celular, como bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente e, em breve, diagnóstico avançado.

O Diagnóstico Avançado OnStar realiza um check-up básico do veículo com um simples toque de botão. Quando o sistema aponta qualquer anomalia em itens como motor e transmissão, ele automaticamente envia para o usuário um alerta, orientando sobre o melhor procedimento. Com isso, os clientes têm mais segura e comodidade, além de minimizar riscos de pane mecânica e outros danos.

Alterações visuais significativas na dianteira e traseira, melhorias no acabamento interno e a maior oferta de itens de conforto e comodidade também caracterizam o sedã da Chevrolet, que recebeu um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível.

Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 de até 80 cv e 1.4 de até 106 cv) e de transmissões, manual e automática - ambas agora de seis marchas. Com isso, o carro passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet.

Já a adoção da direção elétrica e os acertos na suspensão deixaram o Novo Prisma mais estável e agradável de dirigir.

Amplo espaço para passageiros e bagagens (500 litros) continuam sendo virtudes do modelo, que é comercializado nas versões LT e LTZ.

Há ainda a nova versão Joy, de entrada. Ela adota mudanças mecânicas e inovações tecnológicas implementadas nas versões mais sofisticadas do modelo. É o Chevrolet mais econômico do mercado, de acordo com dados do Inmetro.

Com gasolina, o Prisma Joy 1.0 ECO roda 15,6 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. Com etanol, os números são 11,1 km/l e 9,0 km/l, respectivamente. Desempenho superior até que o de automóveis de menor porte.

Com sistema ECO, Cobalt fica mais confortável e potente

O Cobalt chega à linha 2017 mais econômico, potente e agradável de dirigir. Isto porque o sedã médio-compacto adota o sistema ECO da Chevrolet, que consiste numa série de evoluções mecânicas e tecnológicas que visam melhores índices de eficiência energética, conforto e emissões.

Uma das novidades é o motor 1.8 Flex (de até 11 cv) nova geração, que entrega mais potência e força numa rotação muito mais baixa. Isto significa que acelerações e retomadas estão mais vigorosas. A nova transmissão manual de seis marchas também traz benefícios, como a redução do nível de ruído em altas velocidades.

Para quem busca mais praticidade, há ainda opção de transmissão automática, que ganhou funcionamento mais suave e linear nas trocas de marcha.
O Cobalt perdeu peso e ainda recebeu melhorias para ficar até 21% mais econômico. Com isso, passa a ser o modelo 1.8 Flex mais eficiente do mercado nacional, de acordo com dados do Inmetro. O Chevrolet supera inclusive rivais equipados com motores de menor capacidade volumétrica e torque.

Outro salto dado pelo Cobalt está na dirigibilidade. Mudanças na suspensão e a adoção da direção com assistência elétrica progressiva o tornam ainda mais prazeroso de guiar.

O motorista sente que as respostas ao volante estão mais diretas no trânsito e mais leves em manobras de estacionamento, enquanto o novo conjunto de molas e amortecedores mostra equilíbrio entre conforto e estabilidade.
Para aquele consumidor que aprecia conectividade, há inovações interessantes.

O Cobalt incorpora novas funções para o sistema OnStar, como navegação por setas projetada na tela do multimídia MyLink e aplicativo para smartphone com dispositivo de diagnóstico – informa a pressão de cada um dos pneus e a quilometragem total percorrida pelo automóvel.

A partir da linha 2017, o Cobalt oferece como item de série o OnStar também nas configurações 1.8 equipadas com transmissão manual.

O modelo, aliás, mantém seu principal atributo, o amplo espaço interno e o porta-malas de 563 litros – o maior entre os sedãs nacionais. O Chevrolet se destaca ainda pela grande oferta de equipamentos e pelo acabamento premium dos bancos e volante, isso nas versões de luxo LTZ e Elite.

O painel com velocímetro digital incorpora bússola e alerta de baixa pressão dos pneus, enquanto o multimídia MyLink conta com Android Auto e Apple CarPlay para integração com smartphones.

Câmera de ré com guias auxiliares, sensor de estacionamento com gráficos, sensor de chuva, sistema de acendimento automático dos faróis, volante com controle das funções do rádio e telefone e acionamento das travas e vidros por controle remoto são alguns dos itens disponíveis para o carro.

O sedã da Chevrolet ganha ainda duas novas opções de cores para a carroceria: o Azul Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.

Além de OnStar, Spin traz inovações para ficar até 30% mais econômico

Líder absoluto de vendas em sua categoria, o Spin chega à linha 2017 com relevantes novidades mecânicas e tecnológicas que deixam o monovolume da Chevrolet mais econômico, ágil e prazeroso de dirigir.

A principal inovação fica por conta da grade ativa do radiador (Active Grille Shutters). O sistema abre e fecha automaticamente a grade frontal de acordo com as condições de velocidade do veículo e necessidade de refrigeração do motor. Quando fechada, há redução do arrasto do ar e melhor aerodinâmica.

Outra novidade é o motor 1.8 (de até 111 cv) da geração ECO, que entrega mais potência e força numa rotação muito mais baixa. Isso se traduz em acelerações e retomadas mais ágeis. Já a nova transmissão manual de seis marchas também traz benefícios, como a redução do nível de ruído em altas velocidades.

Para quem busca mais praticidade, há ainda opção de transmissão automática, que ganhou funcionamento mais suave e linear nas trocas de marcha.

O Spin 2017 incorpora outras evoluções trazidas pelo sistema ECO da Chevrolet, entre eles os novos freios e rolamentos, o novo conjunto de arrefecimento e o uso de materiais mais nobres para redução de peso.

Com isso, o Spin se consagra como o automóvel de passeio de até 7 lugares mais econômico do mercado brasileiro, segundo dados do Inmetro.

Para famílias que apreciam conectividade, há inovações interessantes. O Spin passa a trazer o sistema OnStar com opção de navegação por setas projetada na tela do multimídia MyLink e aplicativo para smartphone com dispositivo de diagnóstico – informa a pressão de cada um dos pneus e a quilometragem total percorrida pelo automóvel.

O painel com velocímetro digital soma bússola, indicador de mudança de marchas e alerta de baixa pressão dos pneus. Ar-condicionado, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, volante com controle das funções do rádio e telefone, acionamento das travas e vidros por controle remoto e terceira fileira de bancos são alguns dos itens disponíveis para o carro.

Além das versões LT, LTZ e Activ, o Spin traz para a linha 2017 as configurações LS, de entrada, e a intermediária Advantage, esta desenvolvida para clientes que buscam um monovolume com transmissão automática, bom pacote de itens de série, mas em um acabamento exclusivo com preço mais acessível.

O modelo da Chevrolet ganha ainda duas novas opções de cores para a carroceria: o Azul Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.

Novo Cruze é o sedã mais surpreendente do país

O Novo Cruze chega como o carro de passeio mais surpreendente já comercializado pela Chevrolet no Brasil. Além de profundas mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o modelo agrega um pacote tecnológico nunca antes ofertado em um sedã médio de produção regional.

A segunda geração do Cruze, aliás, começa a impressionar ainda parado. A silhueta tipo “cupê de quatro portas” e as linhas elegantes esculpidas na carroceria externam este conceito vanguardista do carro. O dinamismo também aparece nas proporções do sedã, que ficou ligeiramente maior.

Tudo isso para melhor aproveitamento do espaço da cabine, que ganha também sofisticação e uma extensa lista de equipamentos de conforto, conveniência e segurança, como o sistema de estacionamento automático e o assistente de permanência na faixa - caso ele perceba que o carro está saindo da pista involuntariamente, um sinal é emitido e a trajetória poderá ser corrigida automaticamente pelo veículo.

Outra novidade é o inédito motor turbo com injeção direta de combustível e sistema Stop/Start. O conjunto agrega o melhor dos dois mundos: elevada potência típica de esportivos com cilindrada superior, com um consumo similar ao de compactos 1.0.

Assim como o propulsor, a transmissão automática de seis velocidades também é a mesma utilizada no recém-lançado Novo Cruze norte-americano. Para o mercado brasileiro, no entanto, o conjunto foi aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol, o que resultou ainda em um ganho de potência e torque.

Os 153 cavalos, os 24,5 kgfm de força e a boa posição de guiar tornam a condução extremamente prazerosa. Nota-se que o sedã está muito mais ágil, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade. O turbo auxilia nesta tarefa, colaborando igualmente para um maior silêncio a bordo.

Em relação a conectividade, ponto forte dos modelos Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que continua sendo a vitrine tecnológica da marca. O multimídia é de última geração e traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de 8 polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando de voz.

O computador de bordo colorido no centro do quadro de instrumentos é outro capítulo à parte. Permite ao condutor configurar e monitorar as mais variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos pneus, níveis de uso do óleo e da bateria; enquanto um avançado sistema orienta a dirigir da forma mais econômica, mostrando inclusive a evolução recente neste quesito.

Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro).

O OnStar do sedã também oferece opção de orientação de navegação feita por meio de setas na tela do computador de bordo e comando de voz.

Em breve o modelo irá disponibilizar o serviço OnStar de Diagnóstico Avançado, que realiza um check-up básico do veículo com um simples toque de botão.

Quando o sistema aponta qualquer anomalia em itens como motor e transmissão, ele automaticamente envia para o usuário um alerta, orientando sobre o melhor procedimento. Com isso, os clientes têm mais segura e comodidade, além de minimizar riscos de pane mecânica e outros danos.

Em relação à capacidade de inovação, o Novo Cruze pode ser comparado a outros sedãs icônicos da Chevrolet, como a segunda geração do Vectra e o Omega.

Herança da geração anterior, o Novo Cruze vem completo desde a versão mais acessível (LT). Além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o Chevrolet traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink também passam a ser equipamentos de série a partir de então.

Já a versão topo de linha (LTZ) soma entre outros airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas escurecidas.

A novidade para a versão LTZ do Novo Cruze é um pacote Hi-Tech jamais oferecido em veículos do segmento e que coloca o sedã médio da Chevrolet no mesmo patamar tecnológico de modelos premium importados de preço e categoria superiores.

O pacote se destaca pelos seguintes itens:

• Assistente de permanência na faixa
• Alerta de colisão frontal
• Alerta de ponto cego
• Sistema de estacionamento automático
• Farol alto inteligente
• Carregador de celular sem fio
• Banco do motorista com ajustes elétricos

O Novo Cruze adota uma arquitetura inédita, 25% mais rígida em torção e 21% leve que a do seu antecessor, com evoluções em segurança estrutural e dinâmica veicular.

Para isso, o sedã da Chevrolet ampliou a adoção de materiais mais nobres, como o alumínio e ligas de aço mais resistentes. Ao todo, a versão 2017 “emagreceu” quase 100 quilos.

Além do baixo peso, a plataforma do sedã da Chevrolet foi criteriosamente acertada para o gosto do consumidor brasileiro e às condições das vias locais, oferecendo uma excelente dirigibilidade sem comprometer o conforto a bordo.

A maior distância entre-eixos e novo posicionamento do eixo traseiro, mais próximo da carroceria, contribuíram para uma melhor dirigibilidade e balanço.

Montana adota sistema ECO para ser a picape mais econômica do país

A Chevrolet apresenta a linha 2017 da Montana, que estreia como a picape mais econômica do mercado nacional, tanto no perímetro urbano como no rodoviário, de acordo com dados do Inmetro.

Nota A com até 13% de melhora em eficiência energética, o carro recebeu diversos itens do sistema ECO, como motor 1.4 (até 99 cv) com novo “powercell” (pistões e bielas), alternador de alto rendimento, sistema de arrefecimento com ventilador de menor atrito e a utilização de óleo de baixa viscosidade (0W20).

Freios de baixo arrasto, novos rolamentos e pneus “verdes” fazem parte do pacote, assim como o indicador de mudança de marcha no painel para ajudar o motorista a dirigir de forma mais econômica.

A Montana 2017 ganha ainda em todas as configurações capota marítima e peças aerodinâmicas sob o assoalho para reduzir a resistência ao vento, o que ajuda também a elevar o silêncio a bordo.

Esse conjunto de tecnologias da Chevrolet é identificado pelo adesivo Eco na tampa traseira.

O modelo ainda ficou mais rápido, já que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita agora em até 10,4s, quase um segundo a menos que o modelo anterior.
Adicionalmente todas as configurações da versão de entrada LS passam a vir de fábrica com rodas aro 15 com calotas integrais.

Outras novidades são as duas novas opções de cores para a carroceria: Vermelho Pull me Over (sólida) e Preto Ouro Negro (metálica).

A Montana também se destaca por sua capacidade de carga. São 756 kg, até 7% superior que as principais concorrentes. A caçamba comprida e alta transporta com segurança até objetos grandes, como uma motocicleta.

No quesito conveniência, o modelo da Chevrolet diferencia-se de suas principais rivais por trazer direção hidráulica desde a versão de entrada.

Nova Chevrolet S10 segue como a picape mais tecnológica e sofisticada

Além de mudanças visuais e de acabamento, a Nova S10 conta com importantes evoluções mecânicas e de conteúdos que a posicionam como a mais tecnológica do segmento.

Referência em robustez e força, a picape da Chevrolet, com este novo conjunto, estabelece um patamar de sofisticação e modernidade nunca antes encontrado em picapes médias nacionais.

Tudo para atender aqueles consumidores que buscam um veículo valente e multifuncional também para o uso urbano - como já ocorre nos Estados Unidos.

Para isso, a parte estrutural do modelo foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio, por exemplo, são novos; enquanto os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados.

A introdução da direção elétrica inteligente também contribuiu para uma melhor dirigibilidade do veículo, principalmente em trechos urbanos. O sistema da Chevrolet é dotado de tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

A Nova S10 está até 5% mais econômica, graças à utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e de soluções aerodinâmicas inovadoras. Mas ela continua sendo a mais potente e forte do segmento de picapes, tanto na configuração 2.8 TurboDiesel (200 cv) como na 2.5 Flex (206 cv).

Do ponto de vista estético, no entanto, a versão 2017 da picape é logo percebida pela nova identidade visual, em sintonia com o DNA global da marca. As mudanças evidenciam a robustez e o prestígio do produto.

A cabine também acompanha o salto de sofisticação. Os materiais são mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria.

A versão 2017 da picape média da Chevrolet está mais sofisticada em todas suas configurações. Entre os novos itens de comodidade disponíveis, destacam-se:

- Acendimento automático dos faróis;
- Sensor de chuva;
- Retrovisor central eletrocrômico;
- Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Acionamento remoto da ignição;
- Sistema de áudio premium de alta definição;
- Vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave.

Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

A Nova S10 também aprimora seu pacote de segurança ativa. Adotar sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas a veículos de categorias superiores.

Outra novidade é a nova versão de entrada, Advantage. Com ela, a Nova S10 passa a contar com 14 variações de configurações. São cinco versões de acabamento (LS, Avantage, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).

A linha tem disponível a tecnologia OnStar com serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge, navegação e, em breve, de diagnóstico avançado, que realiza um check-up básico do veículo com um simples toque de botão.

Quando o sistema aponta qualquer anomalia em itens como motor e transmissão, ele automaticamente envia para o usuário um alerta, orientando sobre o melhor procedimento. Com isso, os clientes têm mais segura e comodidade, além de minimizar riscos de pane mecânica e outros danos.

Trailblazer ganha novo visual, mais requinte e tecnologia

Modelo mais luxuoso da Chevrolet no país, o Trailblazer chega à linha 2017 com evoluções visuais, mecânicas e tecnológicas.

Com tantas novidades (são 50 inovações), o SUV passa a ser chamado de Novo Trailblazer. Por fora, ele se caracteriza pelos faróis, grade, capô, rodas e para-choque redesenhados. No entanto, é no interior que os até sete ocupantes percebem as maiores mudanças.

O acabamento do habitáculo foi praticamente todo revisto, enquanto os novos sistemas de suspensão, de direção e de isolamento da cabine garantem um maior nível de conforto, principalmente em pisos irregulares.

A quantidade de itens de conveniência, conectividade e segurança também impressiona. Onstar; MyLink com Android Auto e Apple CarPlay; alertas de colisão, de saída de faixa e de ponto cego; câmera de ré com alerta de movimentação traseira; sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sistema de partida do motor por controle remoto estão entre as novidades.

Valentia, aliás, é outra grande virtude deste Chevrolet de luxo. Além de ser montado sobre longarinas e ter tração 4x4 com reduzida, sai com motores de alta potência e torque: 3.6 V6 (279 cavalos) ou 2.8 TurboDiesel (200 cavalos).
Já um conjunto de aperfeiçoamentos aerodinâmicos, eletrônicos e estruturais contribuem para uma redução de peso (13 kg) e melhor eficiência energética, refletindo na redução do consumo de combustível.

O Novo Trailblazer ainda traz duas opções de cores inéditas para a carroceria, o Vermelho Edible Berries e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.

Na cabine, os materiais estão mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia.

Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os revestimentos premium dos bancos. Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor.

Ofertado em versão única de acabamento (LTZ), o Novo Trailblazer está mais sofisticado e mais seguro.

Entre os novos itens de comodidade, destacam-se:

- Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular;
- Sensor de chuva;
- Retrovisor interno eletrocrômico;
- Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras e alerta de movimentação traseira;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Sistema de partida do motor por controle remoto;
- Vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave;
- Sistema de áudio premium de alta qualidade.

Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em declives íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

O Novo Trailblazer aprimora igualmente seu pacote de segurança. Adota sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de ponto cego, o alerta de saída de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas em veículos de categorias superiores.

Os até sete ocupantes viajam com muito conforto no SUV da Chevrolet. São três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura, proporcionando ótima visibilidade para todos. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com sistema de climatização individual e ajustável.

Fonte: https://goo.gl/oH5BB0

 Hoje em dia, o smartphone é apenas uma maneira de curtir a sua vida digital. Agora dá pra escolher o melhor jeito de acessar o que você mais gosta em cada momento da sua vida. Pensando nisso a Chevrolet criou um jeito único de fazer o seu carro acessar novos caminhos, online e offline: ele se chama Chevrolet MyLink Nova Geração, com ou sem Navegador.

 A sua nova tela de 7 ou 8 polegadas touchscreen de alta precisão, os seus botões de acessibilidade exclusivos, a sua nova interface baseada em ícones e a sua integração com o Android Auto e o Apple CarPlay criam uma experiência única na hora de dirigir.

  Agora dá para ficar por dentro de tudo com muita segurança, sem tirar a atenção do caminho.

Fonte: https://goo.gl/RQGV0g

 

 

Com anos de experiência testada e aprovada ao redor do mundo, e agora disponível no Brasil, OnStar é uma tecnologia exclusiva da Chevrolet que oferece muito mais conectividade para você 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo com apenas um toque.

Ao se conectar com OnStar*, um atendente ajudará com direções, descoberta de pontos de interesse, notícias ou informações em tempo real, conexão a serviços de assistência em caso de emergência e recuperação de seu veículo, em caso de roubo ou furto. Tudo para ajudar a organizar e facilitar seu dia a dia, trazendo mais tranquilidade enquanto você está na direção.

Um toque no botão em seu retrovisor ou no aplicativo do OnStar em seu celular mudará para sempre a sua experiência dentro de um Chevrolet.

*Os serviços OnStar dependem da rede celular e da disponibilidade do GPS.


Verifique área de cobertura aqui para disponibilidade dos serviços.

Fonte: https://goo.gl/u2WEus

Confira a resposta e uma série de outras questões enviadas por leitores

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

12/11/2014 17h56- atualizado às 17h05 em 27/11/2014

É VERDADE QUE O ETANOL PODE AJUDAR A LIMPAR O MOTOR PREJUDICADO PELA GASOLINA ADULTERADA"

 

Cesar Silva

De acordo com Henrique Pereira, membro do comitê técnico da SAE Brasil, a afirmação é correta, sim, e pode ser a recomendação de alguns mecânicos ao constatar resquícios de sujeira derivada do uso de combustível batizado no conjunto de peças do motor do automóvel.

Pereira explica que o grande problema da gasolina e do etanol adulterados é que a queima dentro da câmera de combustão não é feita da forma adequada, deixando uma série de resíduos no reservatório e no sistema, que formam depósitos. Com o tempo, toda essa sujeira começa a prejudicar o funcionamento do motor. “Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.

O engenheiro mecânico também explica que mesmo a gasolina comum de procedência confiável costuma deixar uma borra. “A gasolina sempre deixa um detrito no sistema que o etanol consegue limpar.” Por isso, Pereira recomenda aos proprietários de carros bicombustíveis que costumam abastecer sempre com gasolina optar pelo derivado da cana-de-açúcar (ou gasolina aditivada) com alguma frequência.

Dúvidas sobre cuidados e manutenção do seu carro? Envie suas questões para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: https://goo.gl/7gnHkl

 

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