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Você está no meio do trânsito, começa uma baita chuva e, para piorar... vem granizo! Se o seu carro ficou todo amassado por conta das pedrinhas de gelo, o conhecido martelinho de ouro pode ser a solução. É uma técnica de funilaria muito utilizada para consertar a lataria dos veículos e indicada por ser rápida e pouco agressiva.

"O modo como será feito o reparo varia em cada situação", explica Wilson Zimmermann, proprietário da escola de martelinho de ouro SP Center Car. "Caso haja quatro amassados no teto, por exemplo, o profissional desguarnece a parte interna da tapeçaria e, através dali, introduz a ferramenta, desamassando os buracos. Em algumas situações, é necessário tirar todo o teto fora para conseguir trabalhar”.

O preço para reparar os danos depende da marca do automóvel e do tamanho do estrago, mas em geral, os orçamentos variam entre R$ 1.500 a R$ 2.800. Quando a pintura do carro é danificada, o proprietário deve se preparar para desembolsar de R$ 4.500 a R$ 18.000, dependendo do veículo.

Zimmermann conta que “é comum ter que repintar o carro, mas isso depende do estrago. Quando a pintura está intacta, só o martelinho resolve, mas ele é apenas um ‘desamassador’ de lataria. Na pior das hipóteses, é preciso fazer uma pintura geral”.

A boa notícia é que a maioria das seguradoras, como a Mapfre e a Porto Seguro, cobrem o conserto dos danos causados pelo granizo, desde que o custo do reparo atinja o valor da franquia contratada em apólice.

Zimmermann alerta os proprietários dos veículos que sofreram com as chuvas de granizo a não deixar o conserto para depois: "se houver trinco na pintura, o local pode absorver água, enferrujar e danificar a lataria".

Durante a chuva

O mais recomendado ao se deparar com uma chuva de granizo é procurar um lugar seguro para parar o carro, como um posto de gasolina, por exemplo. Segundo o engenheiro Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil, não é recomendado parar embaixo de árvores ou acostamentos. Caso não seja possível parar, o motorista deve ligar os faróis e diminuir a velocidade, sem ultrapassar os 40 km/h.

“É perigoso porque, se a estrada estiver coberta de granizo, as pedras de gelo criam o chamado ‘efeito bola de gude’, como se o automóvel estivesse passando por cima de uma pista forrada delas, com alto perigo de derrapagem”, alerta o engenheiro.

Ainda segundo Satkunas, não existe risco de ocorrer choque térmico com o carro. “Os carros têm para-brisa laminado, é muito difícil uma pedra de granizo estourar o vidro”. E mesmo após a chuva, é importante continuar trafegando com cuidado, pois a estrada ainda pode estar coberta pelo gelo.

Fuja do granizo

Para tentar fugir dessas situações desagradáveis, existem atualmente alguns recursos disponíveis. O Google, por exemplo, disponibiliza o aplicativo “Granizo alertas”, que envia uma mensagem caso esteja previsto chuva do tipo para qualquer região do país. É possível também se manter atualizado em sites meteorológicos, como o CPTECClimatempo, ou no centro virtual para avisos de eventos meteorológicos.


fonte: autoesporte.com.br

Não é novidade que os pneus são extremamente importantes para o bom funcionamento dos veículos. Por isso, é preciso estar atento a pequenos hábitos que ajudam a mantê-los em bom estado e prolongam sua vida útil. A pressão dos pneus, por exemplo, deve estar sempre em dia para que não haja gasto excessivo de combustível. Entramos em contato com o coordenador técnico do Cesvi Brasil, Gerson Burin, para descobrir simples mudanças que podem prolongar a vida útil dos pneus.

1. Pressão

Consulte o manual do seu veículo para saber qual a calibragem ideal dos pneus. É extremamente importante manter a pressão em dia porque o desgaste de toda extensão da banda de rodagem deve ser uniforme. Se ela estiver irregular, pode haver o desgaste somente do centro ou das bordas. E lembre-se: a pressão deve ser feita com os pneus frios, nunca após tê-los esquentado, como em uma rodovia.

2. Pneus originais

Mantenha a originalidade de fábrica, o pneu tem medidas e limites de cargas específicos que devem ser preservados.

3. Manutenção do veículo

Sim, a manutenção geral do seu veículo é importante para também prolongar a vida útil dos pneus. Por exemplo, quando o sistema de suspensão está fora do parâmetro ideal, o pneu tem um desgaste excessivo. Vale ficar atento a detalhes como trepidações e tendências do volante puxar para o lado, que podem significar desbalanceamento ou desalinhamento.

4. Condução

O modo como você dirige seu carro está diretamente relacionado à “saúde” dos pneus. Acelerações e frenagens muito bruscas desgastam mais. Conduza seu veículo de forma leve.

5. Cuidado com buracos

Evite transitar em pavimentos muito esburacados, caso não seja possível, transite em velocidade reduzida para não danificar a estrutura do pneu. Cuidado também com as valetas e para não subir em guias.

6. Estética

Não faça receitas caseiras para lustrar os pneus. Jamais utilize produtos que sejam derivados do petróleo para isso. A dica para “embelezá-los” é procurar produtos específicos para este fim, nada que agrida a propriedade da borracha.

Não é apenas o período de chuvas que pode trazer dor de cabeça com infiltração no carro. Se alguma peça estiver fora do lugar ou até mesmo mal conservada, uma ida ao lava-rápido pode trazer muita água para dentro do seu veículo. Conversamos com o coordenador técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Gerson Burin, e com o proprietário da oficina de funilaria e pintura Polimentos Roberto, Roberto Gozzo, para descobrir quais são as principais causas da infiltração no carro e como evitar o problema.

Borrachas

Um dos fatores mais comuns é o desgaste das borrachas que vedam as portas ou teto-solar. Também pode acontecer de uma peça interna de acabamento plástico interferir na guarnição que veda a porta. Nesses casos, os veículos mais antigos têm maior risco, devido ao desgaste natural.

“Para evitar a entrada de água, o próprio motorista pode verificar a junção dessas peças plásticas e a guarnição”, explica Gerson Burin. Ao notar que a peça está forçando a guarnição de alguma maneira, é possível tentar remover a borracha da porta e remontá-la.

Além disso, Roberto explica que é comum retirar o revestimento do lugar ao fazer alguma manutenção nas portas. Com isso, a infiltração pode surgir justamente ao tentar recolocar a borracha em seu lugar. Como esses retentores devem ser utilizados uma única vez, o proprietário da Polimentos Roberto recomenda adquirir peças novas.

Teto Solar

O teto solar fica posicionado dentro de uma caixa que possui quatro saídas de água. Esses drenos são pequenos canos posicionados em cada canto do teto. Com o tempo, os canos vão acumulando sujeira e acabam entupindo. Assim, durante uma chuva, a água transborda do teto para o interior do veículo e para o porta-malas - já que os drenos também escoam pela parte traseira do carro. “O teto solar precisa de muita limpeza e manutenção preventiva”, afirma Roberto.

Ar-condicionado

Outra peça que requer atenção e cuidado constante é o ar-condicionado. A caixa do ventilador também possui drenos para o escoamento de água, onde facilmente entram folhas de árvores e poeira. Com essas saídas entupidas, a água transborda para dentro do carro. Apesar do problema, o sistema não sofre danos com a infiltração. De acordo com Roberto Gozzo,  “o ar condicionado é uma peça que sempre funciona úmida, pois a parte que gela o ar está sempre molhada”.

Portas

Segundo o coordenador técnico do Cesvi, a água pode entrar através das portas do veículo ao passar pelo orifício do alto falante. Isso acontece porque o interior das portas acumula água normalmente, mas existem drenos para liberar o excesso.

Com o tempo, esses drenos acabam entupindo com sujeira e poluição e a água transborda para o interior do carro. Mas é possível resolver o problema sozinho. “Para remover a água acumulada dentro das portas, você pode usar algum elemento plástico, ou até um palito de madeira, para desobstruir os drenos e então deixar a água sair por completo. Não é recomendado usar nada metálico, que possa danificar o carro”, explica Burin.

O problema de infiltração através das portas também pode surgir quando o vidro das janelas quebra. Roberto Gozzo explica que os cacos de vidro caem no fundo da porta – onde ficam os drenos – e entopem essas saídas de água, que acaba transbordando para o interior. 

Assoalho

Outra região que pode provocar a entrada de água são os “plugs” existentes no assoalho do veículo. A parte inferior do carro possui furações que são vedadas com borrachas, como nas portas. Se o motorista raspa o assoalho do carro em alguma lombada ou obstáculo, esses plugs podem acabar sendo danificados. O coordenador técnico afirma que ao passar por uma poça, por exemplo, a água penetra no interior do carro. 

Para Roberto, o grande vilão da caixa (parte inferior do carro) é o macaco. Isso porque ao levantar o veículo, a ferramenta pode amassar os plugs, que não conseguem mais escoar o acumulo de água, causando a infiltração. Nesses casos, a água pode acabar entrando no revestimento que fica sob o assoalho. Para realizar o reparo, Roberto explica que é feita a troca da peça se esse revestimento for de feltro. Se o material for de espuma de nylon, é necessário fazer uma lavagem no carpete, usar um aspirador para extrair a água e deixar a espuma secando em uma estufa com ar quente.

Gerson Burin ainda alerta: “em carros que possuem a gravação do chassi no assoalho, a água pode corroer a inscrição e trazer um problema para o proprietário”.

Lanternas

Segundo Burin, peças externas que tenham alguma comunicação com o interior do carro também podem causar a entrada de água se não estiverem muito bem encaixadas. Então, uma lanterna mal posicionada ou com a borracha de vedação danificada pode causar infiltração no porta-malas. Neste caso, o motorista pode tentar desmontar a peça e deixar que a umidade evapore. “A parte mais difícil é identificar por onde a água entrou, que pode ser uma rachadura ou trinca”, afirma Burin.

Para-brisa

Outro elemento que pode causar a infiltração é a colocação mal feita do para brisa. De acordo com o especialista do Cesvi, a água pode entrar através do cordão de colagem do para brisa se estiver mal posicionado. Também pode acontecer com carros mais antigos, que utilizam borrachas de guarnição ao redor do vidro.

Quanto custa o reparo?

Entre dez carros, sete enfrentam esse problema. Muitas vezes, decorrente de serviços mal feitos, falta de manutenção e limpeza e desconhecimento do proprietário”, afirma Roberto Gozzo. Os custos do reparo dependem muito do tamanho dos danos, marca e modelo do veículo. Para carros mais comuns, o preço fica mais baixo. Já em carros mais sofisticados, o reparo acaba custando mais caro.

A solução mais comum, que consiste em limpar os drenos, lavar o carpete e retirar todas as peças para lavagem e limpeza, fica em torno de R$ 1.000 de acordo com o proprietário da Polimentos Roberto. Em alguns casos também pode ser necessário substituir uma peça por uma parte nova, o que sobe o preço.

 FONTE: AUTOESPORTE.COM.BR

Os faróis de um carro estão entre os itens mais importantes para a segurança do motorista. Em bom funcionamento, o componente garante melhor visibilidade em ruas e rodovias e também possibilita a comunicação entre os motoristas. Quando quebrado, aumenta o risco de colisões e acidentes como atropelamentos.

Fizemos 13 perguntas ao engenheiro Alessandro Rubio, membro da Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) para abordar as principais dúvidas sobre o tema.


1. Como identificar que está danificado?

O farol pode ter danos em suas fixações, o que pode ocasionar a desregulagem de facho do farol. Também pode ser dano na eficiência, quando a lente do farol fica opaca. E situações mais óbvias, que é quando ele simplesmente não liga mais.

2. O que fazer quando o farol estiver danificado?

Quando há danos em sua fixação, o recomendado é o reparo ou a substituição do conjunto. Já para opacidade de lente, recomenda-se o serviço de polimento. Aconselho procurar um especialista, pois há variedade de lentes, que podem ser de policarbonato ou vidro.

3. Dá para consertar o farol quebrado em casa?

Não é recomendado, pois pode ser necessária a desmontagem da peça ou a utilização de ferramentas específicas para o reparo, como uma politriz (máquina de polimento).

4. Onde é melhor consertar: concessionária ou autoelétrica?

Não há diferença entre os locais de reparo. O importante é observar se a oficina tem o ‘know-how’ para realizar o serviço.

5. Quais os riscos de um farol quebrado na estrada e na cidade?

Diminuição na eficiência de iluminação, ofuscamento da visão do motorista que vem em direção contrária e também levar multa por infração de trânsito.

6. Quanto custa a multa por rodar com farol quebrado?

Segundo o artigo 223 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor é considerado uma infração  grave. Além da multa de R$195,23 e dos cinco pontos na carteira de motorista, há retenção do veículo para regularização.

7. Como descubro o tipo certo de farol para o meu carro?

Basta consultar o manual ou verificar na própria lâmpada.


8. Como usar corretamente o farol do carro?

O acendimento dos faróis em rodovia é obrigatório. Em locais com baixa iluminação, também é preciso o ligar o farol baixo. O farol alto deve ser utilizado apenas em vias que não tenham fluxo contrário de veículos, evitando, assim, o ofuscamento da visão dos motoristas que estão em direção inversa.

9. Qual a manutenção correta do farol?

Não há segredo: deve-se checar se a peça está regulada e sempre verificar se todas as lâmpadas estão funcionando corretamente.

10. A limpeza caseira dos faróis com substâncias alternativas funcionam?

Não recomendamos o uso de produtos que não sejam específicos para este propósito.

11. Se meu farol queimar e eu levar em uma auto elétrica, perco a garantia?

Não há esse risco, pois o farol, quando queimado, exige a substituição da lâmpada. Esse tipo de manutenção/substituição não é passível de perda de garantia. Mas é muito importante a peça defeituosa seja substituída por uma lâmpada de mesma especificação e recomendação do fabricante. Caso contrário, neste caso é possível, sim, perder a garantia.

12. Quais tipos de customização de farol são permitidas?

Não se recomenda a customização do farol do veículo, pois dá margem à interpretação de ineficiência de dispositivos de segurança, o que pode gerar multa de acordo com o artigo 230, IX do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – que proíbe a condução do veículo com equipamentos de segurança em estado ineficiente, gerando uma multa de R$195,23 e cinco pontos na CNH. Por isso, não se deve encobrir a lente com películas que diminuam a eficiência de iluminação. Também não se deve substituir as lâmpadas por lâmpadas mais fortes, que podem ofuscar a visão de outros condutores. Vale lembrar que alterações realizadas no projeto original do veículo devem ser submetidas à aprovação para rodar, que é feita em uma ITL (Instituição Técnica Licenciada) do Detran de sua cidade.

13. Quais são os modelos de faróis disponíveis no mercado?

Farol halógeno – tipo de luz convencional utilizada na maioria dos veículos que atende à legislação nacional;

Farol de xenônio – tem uma luz mais forte, à base do gás xenônio. Possibilita uma luminosidade mais eficiente se comparado à luz halógena;

Farol de led – a peça utiliza a tecnologia de iluminação por led. Um diferencial é que esse tipo é mais eficiente no direcionamento do facho quando comparado com as demais tecnologias.

Não é novidade que, na hora de vender o carro, uma das coisas que o valoriza (ou não) é o estado em que a pintura se encontra. Muitos fatores podem contribuir para o seu estrago, por isso conversamos com Diego Lazari, analista técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) Brasil, e com Fernando Pagotto, gerente industrial e químico da Interbrilho e listamos 13 situações que devem ser evitadas e como resolver caso seja tarde demais...

Cocô de passarinho
As fezes de aves são corrosivas e podem provocar manchas na pintura do carro. Então é bom ficar atento ao estacionar o veículo embaixo de árvores e, se acontecer, procurar remover o quanto antes, utilizando pano de microfibra úmido com água. Não se deve raspar a casquinha que se forma do dejeto, isso pode riscar o carro.

Chuva ácida
Ela pode atacar a pintura do automóvel por conta da presença de gases e partículas (como o azoto e enxofre) na atmosfera. Esse fenômeno ocorre principalmente em grandes cidades e, infelizmente, não tem como prevenir ou identificar qual o tipo de chuva. Por isso, é recomendado lavar o carro com água ao chegar em casa após ter enfrentado uma chuva. Além disso, pode-se previnir o dano à pintura mantendo o carro sempre encerado, desta forma, a água não para na superfície.

Chuva de granizo
As pedrinhas de gelo podem rachar a pintura do carro. Se isso acontecer, não demore para procurar um profissional para o reparo, pois além de danificar a pintura, há risco de infiltração de água, o que enferruja a lataria. Clique aqui para saber mais detalhes sobre veículos afetados pelo granizo.



Maresia
Quem mora em cidades litorâneas deve tomar ainda mais cuidado com a pintura do carro. Se o veículo apresentar amassados, arranhões ou qualquer outro dano que tenha deixado a superfície metálica exposta, procure uma oficina para reparo, pois em contato com a maresia pode criar corrosões.

Temperaturas extremas
Cuidado ao expor o veículo a temperaturas muito altas ou baixas. Muito frio pode craquelar o verniz. Já deixá-lo exposto a muito calor pode modificar a tonalidade da cor. Porém, fatores como esses ocorrem apenas se o automóvel ficar exposto durante muito tempo, em temperaturas acima de 35 graus, em regiões como Rio de Janeiro ou Nordeste, ou abaixo de zero, como ocorre no Sul do país. Vale ressaltar que carros novos e mais modernos possuem pinturas preparadas para isso, com camada de verniz bastante resistente. Portanto, esse fenômeno costuma ocorrer apenas com veículos antigos.


Respingos de tinta

Evite a exposição do automóvel próximo à áreas que estejam sendo pintadas. Os resíduos particulados de tinta podem sedimentar sobre pintura. Se ocorrer com seu veículo, Pagotto indica a pasta abrasiva fabricado pela 3M. Para a remoção, borrife água com um pouco de detergente nos lugares afetados e passe a barra delicadamente, como se estivesse lavando. Ela fará a descontaminação da pintura.


Áreas de construção

Assim como no caso anterior, evite estacionar o veículo próximo à áreas de construção. Por conta da alta concentração de poeira e de cimento, pode ocorrer danos na pintura. Para remover esses sedimentos, molhe bastante o carro com água, isso irá tirar a poeira e amolecer o cimento endurecido, evitando riscos no automóvel.


Resíduo de asfalto
Resquícios de material asfáltico podem acabar grudando sobre a pintura, principalmente quando há reparos recentes na via. O piche é derivado do petróleo, portanto, não pode ser removido apenas com água. Utilize produtos a base de solvente para remoção, como querosene por exemplo. Para isso, encharque o pano com o produto e o deixe agir um pouco para amolecer. É recomendado lavar o veículo com água e sabão neutro após a utilização de qualquer produto químico.


Produtos derivados do petróleo

Os produtos a base de petróleo devem ser usados para limpeza do veículo apenas em casos espeíficos e em áreas afetadas, como citado acima. Não utilize esses produtos para limpeza geral do veículo.


Sabão não neutro na lavagem
Assim como no caso anterior, o uso de produtos de limpeza não apropriados para veículos podem provocar problemas na pintura, principalmente quando não removidos completamente. Procure por produtos com PH neutro para limpeza do automóvel.

Combustíveis

É sempre importante verificar se, durante o abastecimento, ocorreram respingos de gasolina, diesel ou etanol sobre a pintura. Se isso acontecer, remova imediatamente com água e sabão neutro. Caso perceba tarde demais, leve o veículo à uma funilaria para fazer o polimento especializado para remoção.

Panos para limpeza
O pano ideal para limpeza do carro é o de microfibra, pois possui pequenos furos que "guardam" a sujeira, evitando que fiquem na parte superficial, riscando o veículo. Lave o pano em uma máquina de lavar com centrifugação, pois higienizá-lo e torcê-lo a mão pode estourar suas fibras, o que acabará com os micro furos. O mesmo pano pode ser utilizado até perder sua maciez. Vale lembrar que o ideal é começar a limpeza do automóvel pelas partes superiores, como o teto, onde há menor concentração de sujeira, deixando as partes de baixo por último.


Capa de proteção sem ventilação

Cuidado também ao manusear as capas de proteção. Esteja sempre atento à sua limpeza para não provocar arranhões. Dê preferência a capas que possuam ventilação, para que não haja acúmulo de umidade, que pode resultar na transferência da cor da capa para a pintura.



fonte: autoesporte.com.br

Licenciamento atrasado

Veículos sem registro ou licenciamento em dia também é considerado gravíssimo e aí já sabe, né? Multa de R$ 293,47 – sem falar da retenção no depósito.

Placa ilegível

Se qualquer uma das placas estiver sem condições de leitura ou visibilidade, o proprietário é “presenteado” com uma infração gravíssima e multa de R$ 293,47.


Disputar corrida

"Tirar racha" em vias públicas é sinônimo de infração gravíssima com agravante, que eleva o valor da multa a R$ 2.934,70.


Promover competições

Organizar corridas ou demonstrações sem autorização prévia da autoridade de trânsito também é considerado gravíssimo e pesa no bolso: R$ 2.934,70.


Manobras perigosas

Utilizar o veículo para fazer acrobacias de qualquer tipo – por mais subjetivo que pareça – é considerado gravíssimo e custa R$ 2.934,70 ao proprietário.


Placa adulterada

Placas de identificação em desacordo com as especificações e com o modelo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é infração média, com multa de R$ 130,16.


Identificação irregular

Conduzir o veículo com lacre, inscrição do chassi, selo, placa ou qualquer outro elemento de identificação que tenha sido violado ou falsificado é considerado gravíssimo e, além da apreensão, garante prejuízo de R$ 293,47 ao proprietário.


Sem placa

Nada de dirigir o veículo sem uma das placas de identificação, senão, é infração gravíssima e multa de R$ 293,47.


CNH adulterada

Falsificar ou adulterar a carteira nacional de habilitação (CNH) ou o documento de identificação do veículo? Infração gravíssima e R$ 293,47 na conta bancária!


O que fazer?

Pisou na bola e teve o veículo apreendido? Então, guarde bem a via original do Comprovante de Recolhimento (CRR) ou do Auto de Recolhimento de Documento (ARD), que devem ser utilizados para identificar qual unidade da Polícia Militar fez a remoção. O passo a passo varia de acordo com o local da infração, então, vale seguir as instruções do Detran-SP.

fonte: autooesporte

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