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Tirar a carteira de motorista parece se tornar cada vez mais complicado. As etapas mudaram bastante de uns tempos para cá, o nível de dificuldade e exigência ficou maior e o processo ficou mais complexo. Se você pretende ter a CNH em mãos nos próximos meses, algumas das dúvidas abaixo já devem ter surgido na sua cabeça. Confira as respostas:

Qual é o tipo de carta que eu preciso tirar?
Existem alguns tipos de CNH: cada uma habilita o motorista a dirigir um tipo de veículo. O tipo B é o que permite a direção de automóveis e veículos semelhantes.

Quais as exigências para tirar a carta?
Para ter sua carteira de motorista, você precisa ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir documento de identidade e CPF.

Preciso ir a uma autoescola ou posso tirar por conta própria?
Obrigatoriamente, você precisa fazer o Curso de Formação de Condutor (CFC) em uma autoescola. Você pode se informar a respeito do processo no site do Detran do seu estado, que te direciona para todos os passos até as aulas teóricas, que devem ser feitas obrigatoriamente em uma autoescola. O outro jeito de começar o processo é pela própria autoescola, que faz alguns dos passos por você e te acompanha em todo o processo.

Como escolher uma Autoescola?
Seja para acompanhá-lo em todo o processo ou para fazer as aulas teóricas, no simulador e práticas, a escolha da autoescola é importante. A dica é levar algumas coisas em consideração: a facilidade de acesso ao local (já que você vai frequentá-lo bastante nos próximos meses), o valor cobrado (cada autoescola cobra um valor diferente), e - é claro - a qualidade dos serviços dela. Você pode conversar com pessoas que já tenham tirado suas habilitações ali para saber o que acharam do serviço e consultar o site do Detran do seu estado, que lista as autoescolas licenciadas.

E o preço?
Quase todas as etapas do processo são pagas. Aquelas que são no Detran tem o preço já determinado (você pode consultá-las no site do Detran do seu estado). Todo o resto será pago diretamente aos prestadores de serviço, como autoescolas, médicos e psicólogos.
Se você optar por começar por uma autoescola, elas cobram um pacote onde todas as taxas e valores dos prestadores de serviço estão inclusas. Ainda assim, vale ler o contrato para entender o que está sendo cobrado, e garantir que não terá custos “surpresa” ao longo do caminho. Se você começar o processo por conta própria, pagará cada etapa separadamente: as taxas do Detran, os custos dos médicos, as aulas teóricas, práticas e no simulador na autoescola, os exames e a emissão da CNH.

Quanto tempo leva?
De acordo com o Detran, é possível se habilitar em no mínimo três meses, dependendo da disponibilidade do futuro motorista para marcar as aulas e exames. Se você reprovar em algum dos exames, o tempo também vai aumentar. O prazo limite para concluir o processo é de 12 meses, então fique atento: se você ultrapassar esse tempo, deverá reiniciar e refazer todas as etapas - pagando por elas novamente.

FONTE:http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2017/08/cnh-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-tirar-carteira-de-motorista.html

Sim! Imagine que você deixou o seu carro estacionado com a frente bem próxima à parede. Sem perceber que o veículo está engatado, você dá a partida e o veículo “beija” o muro. Mesmo em situações sem colisão, o tranco que o carro dá na partida engatado pode gerar pequenas avarias nas engrenagens ao longo do tempo.

“Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.

“Quando pisamos na embreagem para ligarmos um automóvel, o motor gira, mas a transmissão não. Sem precisar girar o volante do motor, a partida fica aliviada, preservando a vida útil da bateria e evitando o desgaste prematuro do motor de arranque”, conclui Venosa.

FONTE:http://revistaautoesporte.globo.com/Oficina/noticia/2017/08/oficina-devo-pisar-na-embreagem-para-ligar-o-carro.html

Já explicamos aqui o que você precisa saber antes de começar o processo de tirar sua carteira de motorista. Depois do cadastro no Detran e dos exames médicos, você será direcionado para a etapa teórica, que envolve o Centro de Formação de Condutores e o exame teórico.

Aulas teóricas
As aulas acontecem em um CFC de sua escolha. Ali, você marcará os horários mais adequados para você: são 45 horas que podem ser distribuídas ao longo da semana (no período da manhã, tarde ou noite) e até aos sábados. Se conseguir, marque todas de uma vez - assim você consegue o certificado o quanto antes e pode seguir com os outros passos do processo.

As aulas abordam os seguintes temas: direção defensiva, legislação, primeiros-socorros, mecânica e meio-ambiente. Cada autoescola tem o seu esquema de funcionamento das aulas, mas todas oferecem o mesmo conteúdo - que vai ser cobrado na prova teórica. Anote esta dica: você vai precisar registrar a sua presença em cada aula pela biometria e o sistema não aceita atrasos muito grandes, então esteja sempre na hora!

Simulador
Quando cumprir todas as horas de aula, você vai receber um certificado de conclusão do curso teórico. Com isso em mãos, você já pode marcar o exame teórico e fazer as aulas no simulador, que coloca você para testar seus conhecimentos práticos em um ambiente virtual, quase um videogame.

As aulas no simulador se tornaram obrigatórias no final de 2015. Você pode começar assim que concluir o curso teórico, mesmo antes de fazer a prova teórica - o ideal é que você faça as aulas enquanto espera a data da prova, para não perder tempo. A sua autoescola agendará as aulas para você.

O Detran exige que sejam cumpridas cinco horas/aula no simulador, sendo que uma delas simula a direção no período noturno. A presença também será registrada pela biometria.

Exame teórico
A prova teórica é de múltipla escolha e testa os conceitos ensinados no curso teórico. Para fazê-la, você deve pagar a taxa e agendá-la nos horários disponíveis. A autoescola pode fazer isso para você. O Detran disponibiliza um simulador da prova no site, e também tem um aplicativo para isso - todas as perguntas do simulador são do mesmo banco das questões do exame, ou seja, o que você estudar vai realmente estar na prova.

Se você passar na prova, já pode marcar suas aulas práticas na autoescola. Caso for reprovado, deve esperar 15 dias para pagar a taxa e remarcar a avaliação.

FONTE:http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2017/08/cnh-como-sao-aulas-e-prova-teorica-do-detran.html

A chiadeira começou logo depois que você acabou de trocar as pastilhas e os discos de freios do seu carro. Mas por que isso acontece?

“Ruídos ocasionados pelo conjunto de freio dificilmente estão relacionados com os discos. Na maioria dos carros (95%) o problema é com a qualidade das pastilhas”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max, em São Paulo.

As pastilhas mais baratas contém pó de ferro em sua composição para dissipar calor. O pó se solta e leva embora com ele a alta temperatura, mas também emite um ruído. Já existem pastilhas melhores e mais caras que vêm com uma placa anti-ruído, embora o som desagradável não interfira na eficiência da frenagem.

O consultor lembra que pode haver casos mais específicos, e raríssimos, onde o problema é o de uma pinça engripada, que faz com que o veículo ande “semi-travado”. Também pode haver aquecimento das peças, gerando o indesejável barulho metálico.

A dica ao trocar pastilhas e discos é sempre limpar e lubrificar os pinos das pinças para evitar travamentos. Mas nem sempre o diagnóstico é simples: "Devido ao tamanho da pastilha, e ao formato da pinça de freio, o produto de um fabricante pode ficar bem em um carro, mas em outro não. O que não pode haver é oscilação na peça", afirma o engenheiro.

“Em média, troca-se as pastilhas com 20 a 25 mil km rodados, e os discos na segunda troca de pastilhas. O prazo pode cair para 15 mil quilômetros se o carro for apenas de uso urbano”, conclui o consultor de Autoesporte.

Fonte: AutoEsporte

• Modelo permite ao motorista navegar com o aplicativo conectado ao MyLink.
 
• Campanha criada pela Commonwealth//McCann Brasil estreia dia 13/08.


SÃO CAETANO DO SUL
 – O Chevrolet Onix se juntou ao Waze como parceiro oficial do lançamento de seu mais novo recurso no Brasil. O popular aplicativo de navegação agora pode ser conectado a tela do console central de carros equipados com o sistema Android Auto. A inovação permite que o motorista do Chevrolet Onix 2018 navegue com o aplicativo na tela do sistema multimídia MyLink do veículo.

Para anunciar a novidade, a Commonwealth//McCann lança campanha que conta com filme para TV, mídia digital e ações especiais no Waze. No filme, vemos um gato dirigindo o Onix. Ele passa por um girassol e por um ninja. A locução avisa que o carro que sempre conectou o motorista com tudo que é novo, agora vai conectá-lo a um trânsito mais colaborativo. Assim que o gato chega a seu destino, um homem desce do carro e a namorada dele diz: “Oi, gatinho”, revelando que todos aqueles personagens eram, na verdade, usuários do Waze com seus avatares.

Para a campanha digital, a marca preparou teasers que mostram tutoriais de gambiarras que as pessoas costumam fazer para os aplicativos funcionarem no multimídia do carro e lança a hashtag: #chegadegambiarra.
Para marcar a parceria, o Onix está integrado na experiência do Waze, através de inovações como um carro (Onix) customizado e instruções de viagem com a locução do Marco Luque. O ator e humorista emprestou sua voz ao Waze e gravou diversas frases relacionadas a conexão do Chevrolet Onix.

A campanha estreia dia 13/08 e também será veiculada na Argentina.

• Hatch médio da Chevrolet ganha ajuste de altura dos faróis e repetidor de seta nos retrovisores externos para todas versões no modelo 2018
 
• Motor turbo com injeção direta de combustível teve a produção localizada para dar ainda mais competitividade ao veículo líder absoluto em vendas no segmento.

 

SÃO CAETANO DO SUL – O Cruze Sport6 é o hatch médio de maior sucesso comercial do mercado brasileiro na atualidade. O modelo chega à linha 2018 com itens adicionais de segurança: o ajuste de altura dos faróis também para a versão de entrada e o repetidor de seta nos retrovisores externos, como na versão sedã.

Outra novidade é a localização da produção do motor do Cruze Sport6 no mesmo complexo industrial da GM onde é feito o modelo, em Rosário, na Argentina, o que dá mais competitividade ao veículo com maior flexibilização industrial e vantagens ao consumidor no momento da manutenção do carro.

“A marca Chevrolet está ampliando a liderança no mercado em função do crescimento nas vendas de vários produtos estratégicos, como o Cruze Sport6, que praticamente dobrou o montante de emplacamentos no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Se somarmos as vendas com as da versão sedã do Cruze, essa evolução é ainda mais expressiva”, destaca Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto da GM Mercosul.

O Cruze Sport6 conta com acerto exclusivo de suspensão e direção, além de para-choques personalizados com saída de escape alargada. É ofertado em duas versões de acabamento LT (luxo) ou LTZ (alto luxo). Todas equipadas com controle eletrônico de tração e estabilidade e o eficiente motor 1.4 turbo flex com injeção direta de combustível de até 153 cavalos de potência e 24,5 kgfm de força. A transmissão é automática sequencial, de seis marchas.

O Cruze Sport6 vem completo desde a versão mais acessível. Além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o Chevrolet traz revestimento premium dos bancos, assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura dos faróis, airbags frontais e laterais, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo de última geração, equipamento de áudio de alta definição, rodas de aro 17 e sistema Stop/Start (desliga momentaneamente a ignição em paradas para economizar combustível).

Conectividade total é outra exclusividade do veículo na categoria. Além do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, ele traz o sistema de telemática avançada OnStar, que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico remoto em um patamar jamais visto no mercado nacional.

Já a versão topo de linha (LTZ) soma, entre outros, airbags de cortina, luz de condução diurna em LED, teto solar, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, além de acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo e rodas escurecidas.

A Chevrolet oferece ainda um pacote high-tech para o Cruze Sport6, composto por:

- Assistente de permanência na faixa
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de ponto cego
- Sistema de estacionamento semi-autônomo
- Farol alto inteligente
- Carregador de celular sem fio
- Banco do motorista com ajustes elétricos

O assistente de permanência na faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.

O alerta de colisão frontal é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes do carro.

O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro automóvel ou de uma motocicleta em tráfego lateral.

O sistema de estacionamento automático ajuda o motorista a estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. Radares e sensores espalhados pela carroceria identificam os obstáculos em volta e o volante esterça sozinho. Ao condutor, basta seguir as instruções no computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo.

Já o sistema de iluminação conta com os faróis altos inteligentes, sistema que altera o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário.

O Cruze Sport6 2018 já está sendo distribuído às concessionárias Chevrolet em todo país em oito opções de cores: Branco Summit, Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Vermelho Glory, Cinza Satin Steel, Prata Switchblade, Azul Petróleo e Preto Ouro Negro.

 
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