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Tirar a carteira de motorista parece se tornar cada vez mais complicado. As etapas mudaram bastante de uns tempos para cá, o nível de dificuldade e exigência ficou maior e o processo ficou mais complexo. Se você pretende ter a CNH em mãos nos próximos meses, algumas das dúvidas abaixo já devem ter surgido na sua cabeça. Confira as respostas:
Qual é o tipo de carta que eu preciso tirar?
Existem alguns tipos de CNH: cada uma habilita o motorista a dirigir um tipo de veículo. O tipo B é o que permite a direção de automóveis e veículos semelhantes.
Quais as exigências para tirar a carta?
Para ter sua carteira de motorista, você precisa ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir documento de identidade e CPF.
Preciso ir a uma autoescola ou posso tirar por conta própria?
Obrigatoriamente, você precisa fazer o Curso de Formação de Condutor (CFC) em uma autoescola. Você pode se informar a respeito do processo no site do Detran do seu estado, que te direciona para todos os passos até as aulas teóricas, que devem ser feitas obrigatoriamente em uma autoescola. O outro jeito de começar o processo é pela própria autoescola, que faz alguns dos passos por você e te acompanha em todo o processo.
Como escolher uma Autoescola?
Seja para acompanhá-lo em todo o processo ou para fazer as aulas teóricas, no simulador e práticas, a escolha da autoescola é importante. A dica é levar algumas coisas em consideração: a facilidade de acesso ao local (já que você vai frequentá-lo bastante nos próximos meses), o valor cobrado (cada autoescola cobra um valor diferente), e - é claro - a qualidade dos serviços dela. Você pode conversar com pessoas que já tenham tirado suas habilitações ali para saber o que acharam do serviço e consultar o site do Detran do seu estado, que lista as autoescolas licenciadas.
E o preço?
Quase todas as etapas do processo são pagas. Aquelas que são no Detran tem o preço já determinado (você pode consultá-las no site do Detran do seu estado). Todo o resto será pago diretamente aos prestadores de serviço, como autoescolas, médicos e psicólogos.
Se você optar por começar por uma autoescola, elas cobram um pacote onde todas as taxas e valores dos prestadores de serviço estão inclusas. Ainda assim, vale ler o contrato para entender o que está sendo cobrado, e garantir que não terá custos “surpresa” ao longo do caminho. Se você começar o processo por conta própria, pagará cada etapa separadamente: as taxas do Detran, os custos dos médicos, as aulas teóricas, práticas e no simulador na autoescola, os exames e a emissão da CNH.
Quanto tempo leva?
De acordo com o Detran, é possível se habilitar em no mínimo três meses, dependendo da disponibilidade do futuro motorista para marcar as aulas e exames. Se você reprovar em algum dos exames, o tempo também vai aumentar. O prazo limite para concluir o processo é de 12 meses, então fique atento: se você ultrapassar esse tempo, deverá reiniciar e refazer todas as etapas - pagando por elas novamente.
Sim! Imagine que você deixou o seu carro estacionado com a frente bem próxima à parede. Sem perceber que o veículo está engatado, você dá a partida e o veículo “beija” o muro. Mesmo em situações sem colisão, o tranco que o carro dá na partida engatado pode gerar pequenas avarias nas engrenagens ao longo do tempo.
“Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.
“Quando pisamos na embreagem para ligarmos um automóvel, o motor gira, mas a transmissão não. Sem precisar girar o volante do motor, a partida fica aliviada, preservando a vida útil da bateria e evitando o desgaste prematuro do motor de arranque”, conclui Venosa.
Já explicamos aqui o que você precisa saber antes de começar o processo de tirar sua carteira de motorista. Depois do cadastro no Detran e dos exames médicos, você será direcionado para a etapa teórica, que envolve o Centro de Formação de Condutores e o exame teórico.
Aulas teóricas
As aulas acontecem em um CFC de sua escolha. Ali, você marcará os horários mais adequados para você: são 45 horas que podem ser distribuídas ao longo da semana (no período da manhã, tarde ou noite) e até aos sábados. Se conseguir, marque todas de uma vez - assim você consegue o certificado o quanto antes e pode seguir com os outros passos do processo.
As aulas abordam os seguintes temas: direção defensiva, legislação, primeiros-socorros, mecânica e meio-ambiente. Cada autoescola tem o seu esquema de funcionamento das aulas, mas todas oferecem o mesmo conteúdo - que vai ser cobrado na prova teórica. Anote esta dica: você vai precisar registrar a sua presença em cada aula pela biometria e o sistema não aceita atrasos muito grandes, então esteja sempre na hora!
Simulador
Quando cumprir todas as horas de aula, você vai receber um certificado de conclusão do curso teórico. Com isso em mãos, você já pode marcar o exame teórico e fazer as aulas no simulador, que coloca você para testar seus conhecimentos práticos em um ambiente virtual, quase um videogame.
As aulas no simulador se tornaram obrigatórias no final de 2015. Você pode começar assim que concluir o curso teórico, mesmo antes de fazer a prova teórica - o ideal é que você faça as aulas enquanto espera a data da prova, para não perder tempo. A sua autoescola agendará as aulas para você.
O Detran exige que sejam cumpridas cinco horas/aula no simulador, sendo que uma delas simula a direção no período noturno. A presença também será registrada pela biometria.
Exame teórico
A prova teórica é de múltipla escolha e testa os conceitos ensinados no curso teórico. Para fazê-la, você deve pagar a taxa e agendá-la nos horários disponíveis. A autoescola pode fazer isso para você. O Detran disponibiliza um simulador da prova no site, e também tem um aplicativo para isso - todas as perguntas do simulador são do mesmo banco das questões do exame, ou seja, o que você estudar vai realmente estar na prova.
Se você passar na prova, já pode marcar suas aulas práticas na autoescola. Caso for reprovado, deve esperar 15 dias para pagar a taxa e remarcar a avaliação.
A chiadeira começou logo depois que você acabou de trocar as pastilhas e os discos de freios do seu carro. Mas por que isso acontece?
“Ruídos ocasionados pelo conjunto de freio dificilmente estão relacionados com os discos. Na maioria dos carros (95%) o problema é com a qualidade das pastilhas”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max, em São Paulo.
As pastilhas mais baratas contém pó de ferro em sua composição para dissipar calor. O pó se solta e leva embora com ele a alta temperatura, mas também emite um ruído. Já existem pastilhas melhores e mais caras que vêm com uma placa anti-ruído, embora o som desagradável não interfira na eficiência da frenagem.
O consultor lembra que pode haver casos mais específicos, e raríssimos, onde o problema é o de uma pinça engripada, que faz com que o veículo ande “semi-travado”. Também pode haver aquecimento das peças, gerando o indesejável barulho metálico.
A dica ao trocar pastilhas e discos é sempre limpar e lubrificar os pinos das pinças para evitar travamentos. Mas nem sempre o diagnóstico é simples: "Devido ao tamanho da pastilha, e ao formato da pinça de freio, o produto de um fabricante pode ficar bem em um carro, mas em outro não. O que não pode haver é oscilação na peça", afirma o engenheiro.
“Em média, troca-se as pastilhas com 20 a 25 mil km rodados, e os discos na segunda troca de pastilhas. O prazo pode cair para 15 mil quilômetros se o carro for apenas de uso urbano”, conclui o consultor de Autoesporte.
Fonte: AutoEsporte