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O Novo Tracker chega com potencial para liderar uma verdadeira transformação no segmento de SUVs. Isto porque o modelo da Chevrolet foi completamente atualizado e seu novo conjunto antecipa tendências nos quesitos mais valorizados pelo consumidor: design, segurança, conforto, conectividade e desempenho.

Muda também a estratégia, já que o Novo Tracker passa a ter maior oferta com o início da produção local. O modelo também amplia seu leque de configurações, permitindo competir nas faixas com maior demanda comercial. O desenvolvimento do novo SUV global da Chevrolet foi baseado desde em pesquisas de engenharia até estudos de inteligência de mercado, incluindo clínicas com clientes.

“O Novo Tracker é SUV de série. Inova por entregar tudo aquilo que o consumidor realmente valoriza, sem precisar fazer renúncias. Traz porte de SUV de verdade e oferece tecnologias que tornam o dia a dia bem mais prático e seguro, como o Wi-Fi e o alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma de emergência”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

Para o executivo, a ampla base de clientes conquistados com os anos consecutivos de liderança da Chevrolet será fundamental para impulsionar as vendas do Novo Tracker, que começam nas mais de 500 concessionárias da marca pelo país.

O modelo conta ainda com outro importante argumento: é SUV Flex mais econômico. Tanto na cidade como na estrada, de acordo com o Inmetro.

O Novo Tracker chega com duas opções de motorização turbo (1.0T e 1.2T), duas opções de transmissão de seis marchas (manual e automática) e quatro opções de acabamento (versão de entrada, LT, LTZ e Premier).

Para a carroceria há um leque com sete opções de cores, incluindo a de lançamento Azul Power, exclusiva do modelo topo de linha.

Design com a mais pura essência de um SUV

O Novo Tracker mescla robustez, esportividade e elegância - tudo com muita personalidade. Começa impressionando pelo porte, já que o modelo cresceu em comprimento (12 mm) e na largura (15 mm), enquanto a altura foi ligeiramente reduzida para dar proporções mais contemporâneas.

“O Novo Tracker traz a verdadeira essência de um SUV, com um conjunto harmônico marcado por recursos de design que impressionam e fazem o carro parecer ainda mais imponente”, destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM América do Sul.

Começando pela lateral, é possível notar a silhueta extremamente dinâmica pautada pela aerodinâmica. Descendo os olhos, observa-se que o Novo Tracker ganhou uma terceira janela na coluna C, ampliando a visibilidade em manobras.

Pouco mais embaixo, há uma linha ascendente que conecta faróis, maçanetas e lanternas. Os vincos acentuam o estilo atlético que definem o design do SUV da Chevrolet. Também trazem um efeito de luz e sombra muito interessante com o propósito de valorizar a personalidade única do modelo.

A parte inferior da carroceria foi uma das que recebeu maior atenção dos designers. Ela reforça o aspecto de robustez do veículo. Toda a base dos para-choques, das portas e dos para-lamas contam com uma moldura escura que acentua a distância do veículo em relação ao solo. No centro, a peça é trabalhada com elementos tipo 3D típica dos veículos utilitários. Também tem caráter funcional, pois ajuda a proteger a lataria. Outro ponto marcante fica por conta do formato mais quadrado das caixas de roda.

A porção lateral costuma concentrar boa parte da força e da identidade de um SUV. Também por este motivo o Novo Tracker vem equipado com rodas de alumínio de série. Na versão Premier elas são de 17 polegadas com superfície usinada, fundo cinza metálico e aros “flutuantes” cromados para combinar com outros acabamentos em mesmo tom. As rodas trazem cinco parafusos para, além de maior poder de fixação, permitir uma perfeita harmonização.

O modelo também impressiona pelo seu aspecto tecnológico, destacado inicialmente pelos inéditos faróis Full LED. Seus projetores para luz baixa e alta têm poder de iluminação de duas a três vezes maior que sistemas tradicionais, o que se traduz em maior segurança. Os faróis trazem ainda luzes de condução diurna (DRL) e um inovador sistema de luz auxiliar lateral que amplia em 11% a área iluminada em manobras e curvas. A luz de sinalização dianteira também é de LED, fica no para-choque e se diferencia pelo formato verticalizado.

O Novo Tracker chega com a mais recente linguagem de design dos SUVs globais da Chevrolet. O capô é marcado por vincos para dar maior rigidez à peça. A grade superior é mais estreita e acomoda a gravata dourada, enquanto a inferior é mais larga para ajudar na refrigeração do motor, com destaque para o formato estilizados das aletas. Já na base do para-choque há um aplique em cor diferenciada.

Na versão Premier existem LEDs também nas lanternas traseiras, agora bipartidas. À noite, criam uma espécie de assinatura luminosa que facilita a identificação do veículo. Como cada uma das partes conta com múltiplos LEDs, o efeito luminoso é idêntico ao de veículos premium, agregando charme até mesmo quando apagadas.

A tampa traseira foi completamente redesenhada, seguindo o mesmo padrão estético das demais superfícies. Para valorizar os vincos da área central e o logo Chevrolet, o suporte da placa do carro foi deslocada para o para-choque, que acomoda ainda refletores, a luz de neblina e um extensor, que, como na parte dianteira e o rack de teto, vem pintado em cor diferenciada. São detalhes como estes que ajudam a acentuar o espírito aventureiro do carro.

Para aquele cliente que valoriza um toque de personalização ou quer enfatizar a personalidade SUV do Novo Tracker foi desenvolvido um pacote de acessórios com mais de 30 peças exclusivas.

Interior tecnológico, espaçoso e requintado

As maiores dimensões externas combinadas com o entre-eixos 15 mm alongado e a redistribuição dos elementos mecânicos refletiram em um maior aproveitamento do espaço interno. Outro aspecto que chama a atenção dos ocupantes é a combinação de formas, cores, materiais e texturas da cabine do Novo Tracker. O resultado é um ambiente extremamente aconchegante e de aspecto sofisticado.

Os traços horizontalizados reforçam a sensação de amplitude do painel, que está mais largo e foi levemente rebaixado para dar uma maior sensação de domínio da direção. O design da peça foi pensado para a melhor visualização dos instrumentos pelo motorista. A tela central de LCD de oito polegadas tipo pedestal, por exemplo, que é o grande protagonista e, assim como toda a porção central do painel, fica levemente inclinada para facilitar o acesso aos comandos.

O quadro de instrumentos é bastante moderno e de fácil leitura, concentrando as informações mais relevantes. O velocímetro e o conta-giros contam com grafismos exclusivos e ponteiros iluminados por LEDS. No meio há a tela de TFT colorida, que exibe o nível de combustível e quais ocupante traseiros estão ou não com o cinto de segurança afivelados. Ali fica também o visor do computador de bordo de até 14 funções, entre elas o indicador de distância do veículo à frente, o monitoramento da pressão dos pneus e o percentual da vida útil do óleo.

As partes que o motorista mantém maior contato receberam atenção especial dos designers. O principal deles é o volante, que garante boa empunhadura e permite ajustes de altura e profundidade. Sua base reta foi pensada para dar maior liberdade no embarque e desembarque, além de agregar esportividade.

O volante conta ainda com uma série de teclas. Nas do lado esquerdo ficam os comandos do limitador de velocidade e do controlador de velocidade de cruzeiro, enquanto que nas do lado direito estão os botões de atalho para o sistema multimídia e para o comando de voz.

O acabamento interno das portas está totalmente integrado com o do painel, com linhas e materiais que criam um aspecto de continuidade. Destaque para acabamento em dois tons (Preto JetBlack e Azul Captain) na versão Premier. Além da bela trama da cobertura dos alto-falantes, chama a atenção o puxador de porta de alça larga alusivo ao universo dos autênticos SUVs.

Assim como o volante, o apoio de braço do console central também é revestido com material agradável ao toque. À frente há porta-objetos com um interessante suporte para smartphones, que deixa o aparelho melhor encaixado para evitar ruídos de trepidação. A bela manopla da transmissão e o carregador wireless também ficam apoiados sobre o console central, que se estende até os comandos do ar-condicionado, da tecla que permite a desativação do sistema Stop/Start, e os botões das travas das portas e do assistente de estacionamento.

Logo acima ficam as saídas de ar do sistema de refrigeração, que contam com formatos personalizados e molduras em cinza acetinado no melhor estilo “high-tech”.

Outro elemento de estilo marcante da cabine são os bancos extremamente confortáveis. Os dianteiros são do tipo envolventes com apoios nas laterais e revestidos em material premium nas versões mais sofisticadas. Costura pespontada e detalhes personalizados típicos de produtos executados por artesões são exclusividades do modelo topo de linha Premier.

“No caso do Novo Tracker, optamos por um interior de linhas mais minimalistas, diferentemente do que observamos em outros SUVs. Ao mesmo tempo, os incertos do painel têm um padrão único desenvolvido para este carro que dão um toque especial”, descreve Dagoberto Tribia, diretor global de Design de Interior do produto.

Os ocupantes traseiros também viajam com muito conforto. São igualmente beneficiados pelo aumento das dimensões, principalmente para a área das pernas (+74 mm), ombros (+46 mm) e cabeça (+19 mm). No Novo Tracker, os assentos são do tipo anfiteatro, ou seja, quem viajam atrás senta em um patamar mais alto para melhor visibilidade. O encosto de braço central é basculante e conta com porta-copos. A comodidade é complementada por compartimentos no dorso do banco dianteiro e nas laterais das portas. A variedade de formatos desses espaços garante a acomodação de objetos de diferentes como garrafas, eletrônicos, livros, brinquedos.

A sensação de espaço interno e de liberdade ganham uma outra dimensão com as janelas extras laterais e a opção do teto-solar panorâmico, que ampliaram a área envidraçada do carro em até 15%.

Outra grande evolução do novo SUV da Chevrolet está no compartimento de bagagem 30% maior. Ele se aproxima agora dos 400 litros de capacidade. Um recurso interessante é que a base agora pode ser ajustada em dois níveis de altura. No mais baixo, o usuário amplia a área de transporte em 36 litros. Já com a bandeja no nível mais alto, cria-se uma espécie de superfície plana quando o encosto dos bancos é rebatido, o que facilita a acomodação de objetos compridos ou pesados.

Segurança e comodidades sem concessões

O segmento dos SUVs compactos é o que mais cresce em volume, atraindo consumidores dos mais diversos perfis. Apesar de o estilo parrudo e do porte avantajado aparecerem como razões de compra, existem outras características valorizadas.

Enquanto clientes que migram de veículos de entrada costumam preferir SUVs mais econômicos e com bom desempenho, aqueles acostumados a automóveis de passeio maiores e mais confortáveis prezam por SUVs que ofereçam sofisticação e tecnologias inovadoras de segurança e conectividade.

De acordo com clínicas de mercado promovidas pela GM com consumidores, o Novo Tracker mostrou ser o único em sua categoria a oferecer um conjunto abrangente que atenda de forma equilibrada todos os quesitos mais desejados.

No caso dos SUVs da concorrência, os clientes consideraram ao menos um grave desapontamento, entre eles a falta de espaço para bagagens, acabamento interno, escassez de equipamentos de série, baixa performance do motor, desenho ultrapassado, rede de assistência técnica escassa.

“Os diferenciais do Novo Tracker vão além do design e do refinamento. O SUV da Chevrolet inova desde sua estrutura exclusiva, que contribui também para uma melhor dirigibilidade e, principalmente, segurança”, diz Valério Domingues, engenheiro-chefe global do produto.

Aliás a estrutura do veículo é completamente nova. O modelo conta agora conta maior percentual de aços de alta resistência e mais uma série de tecnologias que contribuem para que o veículo tenha, no segmento, o mais abrangente pacote de itens de proteção aos ocupantes.

São seis airbags, cintos de segurança dianteiros com sistema de pré-tensionadores, controle eletrônico de estabilidade e assistente em partida em rampa de série em toda as versões, assim como recursos altamente tecnológicos que otimizam a performance do veículo.

O sistema de freios do Novo Tracker é um dos mais eficientes da categoria e conta com diversos recuros:

  • Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento. O carro é capaz de identificar potenciais situações de perda de eficiência de frenagem por aquecimento do sistema, como geralmente acontece em descidas de serra, quando a frequência e a intensidade de uso do equipamento é mais intensa. Neste caso, o veículo aumenta automaticamente a pressão do conjunto hidráulico para que o motorista não precise elevar demasiadamente a força de aplicação no pedal para realizar as frenagens.
  • Mais um mecanismo interessante refere-se à atuação do sistema de freio em curvas. O veículo analisa constantemente a velocidade, a aceleração lateral e o ângulo de esterçamento do volante para otimizar a distribuição da força de frenagem em cada roda, aumentando a estabilidade e melhorando a dirigibilidade do carro inclusive em condições cotidianas de uso, antes de situações consideradas extremas, quando existe a necessidade de intervenção do sistema eletrônico de estabilidade.
  • O veículo conta ainda com recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga, por exemplo.
  • Outra novidade é a opção do sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência para mitigar ou mesmo evitar acidentes. Um recente estudo interacional mostrou que este tipo de tecnologia é capaz de evitar até metade das colisões frontais de trânsito. Uma câmera localizada no alto do para-brisas faz o monitoramento visual, enquanto sensores ultrassônicos fazem a leitura a fim de detectar a aproximação de algum outro veículo à frente. Primeiro, o Novo Tracker tanta alertar o condutor por meio de um alarme sonoro e de um faixo luminoso que é refletido na base do para-brisas. Caso não haja qualquer reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios.

O pacote de segurança do Novo Tracker ainda oferece alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo e câmera de ré com linhas guias que projetam a movimentação do veículo conforma o ângulo de esterçamento do volante.

Outra tecnologia exclusiva do Novo Tracker no segmento é o serviço de telemática avançada OnStar. Ele foca em dois pilares: segurança e proteção.

Proteção, pois, caso o carro seja roubado, o sistema é capaz de localizar o veículo e até forçar a sua parada para auxiliar na recuperação por parte da polícia. Em relação a segurança, um dos serviços é o de resposta automática em caso de acidente. Numa batida com deflagração dos airbags, o carro irá enviar um sinal à central de atendimento para que faça contato com os ocupantes via um canal telefônico exclusivo e, se necessário, providencie socorro adequado.

O Novo Tracker também se diferencia pela extensa lista de itens complementares de conforto e comodidade – muitos deles comuns apenas a veículos de categoria superior.

São itens que facilitam o dia a dia do usuário, como o assistente de estacionamento semiautônomo para vagas paralelas e perpendiculares. O sistema é capaz de girar o volante sozinho e ajudar a encaixar o veículo até mesmo em vagas mais apertadas. As instruções são passadas ao motorista na tela do veículo.

O conceito de “Smart SUV” se faz presente através do sensor de chuva, que aciona e ajusta automaticamente a intensidade de varredura dos limpadores conforme a condição climática e a velocidade de cruzeiro do veículo. Já o sensor crepuscular aciona automaticamente os faróis quando a luminosidade natural fica reduzida.

Ainda dentro dessa lógica de automação tem a chave inteligente. Ao se aproximar do carro, mesmo que com a chave dentro do bolso, o veículo identifica o usuário e permite o destravamento das portas e o acionamento da ignição por botão. A chave eletrônica é um item de série desde a versão LT e permite comandar remotamente a abertura e o fechamento das janelas.

O Novo Tracker também pode vir equipado com retrovisor eletrocrômico, no qual o espelho se escurece temporariamente para evitar ofuscamento da visão do motorista enquanto um veículo logo atrás trafega com a luz alta ou desregulada, por exemplo. O ar-condicionado digital está mais eficaz e pode ser comando pela tela do Mylink.

A melhor definição de performance

O desenvolvimento mecânico do Novo Tracker foi pautado pela melhor relação entre prazer ao dirigir, eficiência energética e baixo custo de manutenção. A fórmula encontrada pelos engenheiros da GM para alcançar este perfeito balanço foi o investimento em tecnologias inovadoras.

A dirigibilidade é fruto da adoção de uma arquitetura modular completamente nova e otimizada para as características do modelo. Apesar da carroceria estar maior, o carro ficou até 144 kg mais leve que a geração anterior, o que contribui bastante para os avanços em dirigibilidade.

O eixo traseiro agora tem perfil fechado e 8,5 kg a menos, trazendo maior controle dinâmico do veículo, enquanto uma estrutura avançada do chassi - inédita na categoria – agrega maior rigidez e permite um ajuste mais fino da suspensão. Destaque também para a perfeita calibração da direção, que mescla esportividade e conforto em proporções que variam conforme a situação de rodagem.

Tudo isso se soma aos avanços no processo produtivo. O SUV passa a ser feito na fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) dentro já do conceito de Indústria 4.0, que agrega principalmente produtividade e qualidade na execução.

Em relação ao ponto da eficiência energética, o Tracker inova mais uma vez no que se diz respeito ao downsizing.

O novo modelo estreia com uma nova família de motores turbo que o deixam até 17% mais econômico. Índices que posicionam o modelo como o Flex mais econômico do seu segmento mesmo em condições combinadas de uso, apontam as médias do Inmetro.

São duas opções de propulsores ECOTEC três cilindros: 1.0T (16,8 kgfm e 116 cv) e 1.2T (21,4 kgfm e 133 cv), esta última disponível exclusivamente com transmissão automática.

Na configuração de entrada, com transmissão manual, o Novo Tracker mostrou rodar médias até 14,8 km/l (G) e 10,4 km/l (E) em perímetro rodoviário e até 13 km/l (G) e 9 km/l (E) em trechos urbanos, números impressionantes levando em consideração o tamanho do veículo. Com transmissão automática as médias de consumo do Novo Tracker 1.0T são 13,7 km/l (G) 9,6 km/l (E) e 11,9 km/l (G) e 8,2 km/l (E), respectivamente.

Já o modelo 1.2T percorre, na estrada, médias de 13,5 km/l (G) e 9,4 km/l (E). Na cidade, os números passam para 11,2 km/l (G) e 7,7 km/l (E).

Quanto ao comportamento em acelerações e retomadas de velocidade, o Novo Tracker 1.0T se destaca em relação a outros modelos turbinados ou a modelos até 1.8L aspirados. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,9s.

Para quem busca um SUV mais potente, a Chevrolet oferece o Novo Tracker 1.2T, que tem desempenho semelhante a rivais com motor 2.0L aspirados, por exemplo.

Outra vantagem dos motores do Novo Tracker é que eles trabalham numa faixa de rotação mais baixa, o que contribui para um maior silêncio a bordo. As duas opções de propulsores contam com o que há de mais atual em termos tecnológicos no segmento, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria:

  • O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão;
  • Correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil km;
  • Optimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.

Outro do segredo da excelente performance do Novo Tracker está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, que potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática.

“Enquanto a geração anterior atuava na faixa de preços mais alta do segmento, o Novo Tracker estreia configurações inéditas que, além de garantir uma cobertura mais ampla, o colocam na porção do mercado com maior perspectiva de crescimento”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

“Os Novos Tracker 1.0T e 1.2T vêm para completar o portfólio de SUVs e crossovers da Chevrolet, que tem o Spin Activ7 (sete lugares) de um lado e o Equinox 1.5T e o 2.0T do outro. E para quem busca um 4x4 TurboDiesel temos o Trailblazer”, completa.

Tendo em vista que o crescimento do segmento de SUVs compactos vem de modelos mais acessíveis e que o baixo custo de manutenção é um quesito relevante para este consumidor, a Chevrolet desenvolveu um produto pensado para ser o melhor neste ponto também.

O Novo Tracker, por ter uma família de motores mais compacta e eficiente precisa de menor quantidade de óleo e velas, por exemplo. Além disso, componentes mecânicos foram reposicionados e/ou otimizados para que o tempo necessário para a execução dos serviços fosse drasticamente reduzido. Tudo isso resultou em uma redução de mais de 20% no custo de manutenção do carro. Dessa forma, o Novo Tracker passa a ter valores de revisão programada até 60 mil km tão acessíveis como os de hatches populares.

O primeiro SUV com conectividade nível quatro

O Novo Tracker chega com um importante diferencial competitivo: é o primeiro SUV do mercado a alcançar o quarto nível de conectividade, o mais alto disponível até então. Lembrando que este é o quesito tecnológico que mais encanta o consumidor moderno.

A Chevrolet, aliás, liderou os três primeiros estágios evolutivos da conectividade, iniciado com o Bluetooth, depois com os multimídias compatíveis com Android Auto e Apple Car Play e mais recentemente com o sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, comandar funções do veículo através de aplicativo para smartphone.

Enquanto a maioria dos concorrentes está atingindo o nível dois de conectividade, o Novo Tracker passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.

No caso do Novo Tracker, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones.

Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética devido ao sistema genuinamente integrado ao veículo.

“Numa época em que as pessoas necessitam estar cada vez mais conectadas, o Wi-Fi muda completamente a experiência do usuário com o automóvel”, diz Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM.

O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Outra novidade do Novo Tracker é o aplicativo myChevrolet. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível e a quilometragem, para calcular a proximidade de revisões.

Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês. Para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente tem as dicas do Smart Drive. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Tracker equipado com o sistema OnStar.

Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim prefira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como:

  • Auxílio para resgate em caso de acidente
  • Assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service
  • Auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto
  • Serviços de emergências
  • Comandos remotos

Em relação a nova geração do multimídia MyLink, agora com tela ampliada para oito polegadas, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novos menus, entre eles o que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.

Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp. Para evitar distrações, há comandos por voz.

Carregador sem fio para smartphones e duas saídas USB traseiras completam o pacote de conectividade ­do Novo Tracker.

O OnStar está adicionando mais um interessante serviço: o aviso de baixa carga da bateria do carro. O alerta, assim que detectado pelo veículo, é enviado ao Whatsapp do cliente, que é orientado a ligar o motor por 15 minutos em local arejado para que a recarga seja feita.

A comodidade é especialmente bem-vinda principalmente durante a pandemia de Covid-19, quando os carros estão sendo menos utilizados, podendo ficar dias e semanas parados.

A baixa taxa de utilização do automóvel e o não funcionamento do motor ao menos a cada quinze dias potencializam o dreno de energia. Quando isso acontece, o carro não dá a partida. A solução pode vir desde um socorro mecânico até a necessidade da substituição da bateria.

O serviço de alerta sobre o baixo nível da bateria está disponível para a nova geração de carros conectados da Chevrolet (Novo Onix, Novo Tracker e Novo Cruze) com algum plano OnStar ativo, incluindo o gratuito, para a devida identificação do usuário.

É o próprio veículo que detecta a falha e se encarrega de enviar a comunicação para que ela chegue ao usuário. Tudo isso só é possível graças a um novo sistema de diagnóstico em tempo real do sistema OnStar.

“As pessoas estão mais prudentes e muitas se sentem mais confiantes com um carro conectado à disposição para auxiliá-las numa situação de emergência”, observa Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Até então, o sistema OnStar era valorizado por oferecer serviços de proteção e segurança que atendiam o consumidor quando ele se encontrava distante de casa, como o serviço de resposta automática em caso de acidente (ao acionar os airbags, o carro envia sinal para uma central mediar eventual pedido de socorro) e o serviço de auxílio na recuperação veicular (após aviso de furto ou roubo, a localização em tempo real do veículo é compartilhada com a polícia).

“Um mês depois do início da quarentena, observamos que 10% dos carros com OnStar apresentavam nível crítico de carga da bateria. Com as mensagens, a situação voltou à normalidade sem que os veículos precisassem sair às ruas. Clientes aprovaram a iniciativa, e muitos descobriram que a bateria de um automóvel novo também está sujeita a este fenômeno”, conta Rosana.

Como acionar o motor do carro do sofá da sala

Quando um automóvel está desligado, parte de seu sistema eletrônico continua consumindo energia, numa quantidade bem menor, mas o suficiente para drenar a carga da bateria em poucas semanas.

Outra comodidade interessante que os novos Onix, Tracker e Cruze oferecem nestes tempos de isolamento social é o aplicativo myChevrolet, que permite comandar funções do veículo a distância.

Pelo app dá para ligar e desligar o motor sem a necessidade de ter que se deslocar até o carro, minimizando a exposição ao vírus em garagens comunitárias, por exemplo. O acionamento remoto do motor foi um recurso desenvolvido originalmente para iniciar a climatização da cabine de forma remota e é exclusiva de configurações equipadas com transmissão automática.

Pelo aplicativo também é possível consultar a vida útil do óleo, o nível de combustível no tanque e a pressão dos pneus, outros itens relevantes que carecem de atenção quando um automóvel fica parado por períodos mais longos.

A frota total de carros conectados da Chevrolet com o OnStar no Brasil é de aproximadamente 180 mil veículos.

Confira os principais serviços OnStar:

  • Wi-Fi 4G LTE
  • Alertas de manutenção
  • Alerta de baixa carga da bateria
  • Resposta automática em caso de acidente 
  • Aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro a distância e consultar informações do computador de bordo
  • Agendamento de revisões
  • Auxílio na recuperação veicular
  • Check-up remoto
  • Alerta de rodízio na cidade de São Paulo
  • Botão de emergência com atendimento preferencial em caso de pane mecânica ou elétrica pelo Road Service
  • Monitoramento com localização em tempo real

A disponibilidade dos serviços pode variar conforme o modelo do veículo e o plano escolhido pelo cliente.

A Ford promove um grande show no próximo dia 21 de agosto (sexta-feira), às 19h30, aberto ao público de todo o país com transmissão ao vivo pelo canal da marca no Youtube. Intitulada Ford Brasil ao Vivo, a live traz um encontro histórico de três grandes astros da música brasileira: Maria Rita, Diogo Nogueira e Rael, com um repertório inédito e novas parcerias.

Maior concerto musical ao vivo já promovido por uma empresa automotiva, o evento faz parte do lançamento do Territory, novo SUV da marca na América do Sul. Além de ser exibido simultaneamente nos canais dos três artistas no Youtube, haverá transmissão pelo canal fechado Multishow a partir das 20h30. A apresentação estará a cargo da atriz Cris Vianna.

“Desde o patrocínio do Rock in Rio, no ano passado, a Ford tem trabalhado com o pilar da música como forma de conexão com o público”, diz Antonio Baltar Jr, diretor de Marketing, Vendas e Serviços da Ford. “Durante a pandemia, a música tem ajudado a aproximar as pessoas e fortalecer vínculos nesse tempo de transformação e desafios para todos os brasileiros. Com esta live, além de celebrar a chegada do Territory na América do Sul e os 100 anos de inovação da Ford, reforçamos nosso otimismo em relação a um futuro melhor para todos nós. Vamos juntos, movidos pela confiança.”

O evento inclui também uma ação solidária. Durante a live, por meio de um QR code exibido na tela, o público será convidado a fazer doações para as Obras Sociais Irmã Dulce, instituição da Bahia que atende pessoas carentes e abriga um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito no país. Cada doação no valor de R$20 dará direito a um número para concorrer ao sorteio de um Ford Territory, cujo vencedor será anunciado no final do show. O regulamento poderá ser consultado no site www.fordbrasilaovivo.com.br no dia do evento (processo registrado na SUSEP sob o Processo nº 15414.611085/2020-13).

Mistura inédita

O evento tem curadoria do produtor Zé Ricardo, reconhecido na cena musical brasileira por trabalhos como a produção do palco Sunset na última edição do Rock in Rio, um dos maiores sucessos do festival. O show Ford Brasil ao Vivo traz a mesma receita, reunindo astros de estilos diferentes para criar uma química totalmente nova e celebrar a diversidade e a cultura do povo brasileiro.

Filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, Maria Rita resistiu durante algum tempo a seguir a vocação. Começou a cantar profissionalmente aos 24 anos e lapidou o talento genético com um repertório próprio. Diogo Nogueira também expandiu a herança artística do pai, o sambista João Nogueira, passeando por diferentes estilos musicais. O rapper Rael completa a live, trazendo a voz latente do hip-hop para incrementar essa mistura inédita.

Entre os blocos musicais, vídeo-pílulas vão mostrar o compromisso da Ford com seus consumidores por meio de diversas ações, especialmente durante a pandemia, e a conexão da marca com o agronegócio brasileiro, com veículos como a Ranger. Também será exibido um teaser do vídeo Manifesto #ConfianoEscudo, exaltando o patrocínio da Ford na Copa Libertadores da América.

O agronegócio é o setor que mais cresce na economia, e a forte ligação da Chevrolet S10 com o campo ganha ainda mais relevância. Isto porque a picape preferida do produtor rural chega à linha 2021 com uma série de recursos inovadores que agregam produtividade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo.

Da pecuária até a agricultura de precisão, tudo gira em torno da conectividade. Além disso, a picape acaba se transformando no escritório do homem do campo e a internet é uma ferramenta de trabalho estratégica para administrar e operar o negócio em tempo real.

O sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone é o principal diferencial do Wi-Fi nativo da Nova S10, que é capaz ainda de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal – isto se traduz em maior velocidade de transmissão de dados.

“O picapeiro costuma rodar muito pelo interior. Sabemos que o Brasil é um país continental e que a cobertura de sinal de internet não é uniforme, por isso o Wi-Fi da Nova S10, com tudo o que ele agrega, ganha uma importância enorme neste contexto”, diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto GM América do Sul.

A tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. Mais do que isso, a picape da Chevrolet agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet. Tudo isso faz parte da conectividade nível quatro, o mais avançado disponível no mercado.

A Nova S10 incorpora também a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Esta é a primeira aplicação deste recurso em um modelo da marca no país.

Visual imponente e personalizado

Como se não bastasse o salto evolutivo proporcionado pela conectividade avançada, a Nova S10 se reforça em outros importantes pilares: segurança, performance e design.

Vamos começar pelo visual, que está nitidamente mais imponente. A nova frente segue o estilo da mais atual linha de utilitários globais da Chevrolet. Agora existe uma clara diferenciação entre a versão topo de linha High Country e as demais versões, numa ação inédita na linha para reforçar o aspecto de exclusividade.

Na Nova S10 High Country, a grade é toda escura e traz o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central. A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira vez aparece deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia. Todo esse conjunto se harmoniza com os faróis com LED e com o para-choque.

Falando de parachoques, a peça também passou por atualização. Conta com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, que foi projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos, resultando num ângulo de ataque passou de 27 para 29 graus.

Outro elemento relevante para picapes off-road que foi melhorado é o conjunto de faróis auxiliares. As luzes agora ficam em posição mais elevada, proporcionando maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como em trechos de mato crescido.

Na lateral, a S10 High Country chama a atenção pelas novas rodas esportivas de aro 18. Ela combina as bordas usinadas com o centro e os raios em preto brilhante.

Outro aspecto lateral marcante é o santo Antonio envolvente, que traz mais volume para a caçamba (1.329 litros), a maior da categoria.

Nesta parte do veículo, a principal novidade é o amortecedor da tampa traseira, que torna a operação de manuseio muito mais suave. O item é ofertado como acessório e serve às demais versões (LS, Advantage, LT e LTZ).

Estes modelos acompanham as evoluções estéticas, mas com diferenças de acabamento, como a grade com elementos cromados e o logo da Chevrolet no centro, além de rodas específicas.

Na parte traseira, a picape equipada com câmera de ré projeta agora imagens de alta definição e conta com a função de engate. Traz linhas linha-guia específica e zoom para facilitar a operação.

Outro recurso interessante deste sistema é que o usuário consegue acionar temporariamente a câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque.

Importante ressaltar que a S10 conta com o controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e frear seletivamente as rodas da picape.

Frenagem autônoma

Na S10, tecnologia está presente em todos os pilares, e por isso ela tem sido considerada a picape com o melhor balanço entre robustez, dirigibilidade e conforto - tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada.

A Nova S10 ganha reforços estruturais na carroceria, oferecendo maior proteção aos ocupantes. O veículo ficou até 20% mais resistente em caso de impacto frontal, por exemplo.

Falando em segurança, a picape já era muito bem equipada. Oferecia alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa e controle eletrônico avançado de estabilidade e tração.

Este pacote fica ainda mais completo na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.

Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta.

A S10 utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência.

Imagina a cena: o motorista está na estrada, percebe uma situação de perigo, e freia. Mas caso o sistema entenda que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, o carro intensifica a força de frenagem automaticamente.

Ainda dentro do capítulo proteção aos ocupantes, a Nova S10 vem agora equipada de série com 6 airbags em todas as configurações. Até então, este era um item exclusivo da versão High Country.

A picape também vem com sistema Isofix e Toptether para fixação de cadeirinha infantil nas versões de cabine dupla.

Novo turbo com atualização do software do motor

Importante destacar que as picapes 4x4 em geral contam com uma arquitetura mais robusta que veículos de passeio. Por isso elas têm um ciclo de vida mais duradouro. Mas por serem um instrumento de trabalho e pela necessidade de se adaptar rapidamente às demandas do mercado, as picapes costumam passar por um número maior de atualizações.

A S10 é campeã neste quesito. Só em relação a motorização foram quase uma dezena, entre novos motores e tecnologias inéditas, de desde que a primeira geração foi lançada, em 1995.

De lá para cá, a potência de seus motores dobrou, o tempo para alcançar os 100 km/h caiu em um terço e o consumo melhorou até 65%. Sem falar no ganho ambiental com a redução de quase 90% na emissão dos principais gases (CO2 e NOx).

Mais uma atualização está sendo promovida, desta vez no motor 2.8 turbo, o preferido dos consumidores.

A novidade que chega com a linha 2021 é a adoção de uma nova turbina, a mesma que equipa a picape Chevrolet Colorado norte-americana. A vantagem do componente é que ele conta com uma estrutura otimizada que deixa as acelerações mais progressivas. Na prática, o motorista vai sentir uma picape muito mais esperta e divertida de guiar. 

Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força.

“Optamos por desenvolver diferentes calibrações, uma específica para as versões mais sofisticadas da picape e outra para as versões voltadas para o trabalho. Afinal, esses veículos atendem clientes com expectativas bem distintas”, explica Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia de Produto GM América do Sul.

A nova calibração agrega melhor performance às versões mais sofisticadas, ampliando a sensação de agilidade em arrancadas e ultrapassagens, enquanto traz melhora de eficiência energética para as versões voltadas para o trabalho.

Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2s mais rápida, passando para 10,1s no modelo equipado com transmissão automática (AT6).

Já a economia de combustível variou de 3% a 10%, dependendo da configuração e da condição. Isto significa que o custo por quilômetro rodado com diesel, que já era bom, ficou ainda melhor nos modelos de entrada (MT6). Muito próximo ao de um compacto 1.0 Flex. Para uma picape do porte da S10 é um feito realmente impressionante.

Sem falar que o veículo se difere pelo baixo custo de manutenção e pela ampla rede de assistência técnica.

Como se pode ver, a Nova S10 chega com novidades relevantes para o consumidor e segue sobre uma base extremamente sólida, formada pela tradição da marca Chevrolet no segmento de picapes.

A Nova S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4). Além de sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas Cinza Topázio e Azul Eclipse.

A pré-venda da nova família Bronco nos Estados Unidos teve uma receptividade sem precedentes na história da Ford: mais de 165.000 clientes fizeram o depósito de US$ 100 nas três primeiras semanas para reservar o SUV. E mais de 13 milhões de pessoas sintonizaram na televisão ou buscaram as redes sociais para conhecer os novos modelos.

Poucas horas depois da revelação da nova linha 4x4, no dia 13 de julho, a hashtag #FordBronco dominou as plataformas das mídias sociais e foi o assunto mais comentado do Twitter nos EUA. Tornou-se também o principal tema de pesquisa do Google, atraindo mais de 5,4 milhões de visitantes ao site da Ford nas primeiras 48 horas, em busca de informações e reservas. No total, o site já soma até agora de mais de 19,5 milhões de visitantes.

No dia seguinte, todas as 2.000 unidades da edição especial Bronco Sport First Edition estavam esgotadas. O mesmo ocorreu com os modelos Bronco First Edition de duas e quatro portas, que tiveram a produção duplicada para 7.000 unidades para atender os interessados.

55 anos de história

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os utilitários com tração nas quatro rodas ganharam uma popularidade crescente nos Estados Unidos. Usando a experiência que adquiriu produzindo mais de 270.000 veículos com tração 4x4 para as Forças Aliadas durante o conflito, a Ford desenvolveu o Bronco – veja neste show de slides a evolução do modelo.

Combinando a robustez militar com um padrão maior de conforto para uso civil, o modelo foi apresentado em 11 de agosto de 1965 – apenas um ano depois do Mustang –, como modelo 1966. Vem desde então o seu apelido G.O.A.T. (Goes Over Any Terrain, ou “Supera qualquer terreno”), expressando o seu desempenho 4x4. O Bronco continuou sendo produzido durante três décadas, até 1996, retornando agora com uma geração totalmente nova, acompanhada também do lançamento do seu nome como marca.

Para celebrar os 55 anos do Bronco, a Ford está promovendo várias ações nos Estados Unidos, que incluem a exibição de conceitos e acessórios e a série de eventos Bronco Off-Roadeo, grandes circuitos off-road em quatro cidades para o público poder testar o modelo. A Ford anunciou também a volta do modelo de competição Bronco R na próxima SCORE Baja 1000, tradicional competição off-road que será realizada em novembro.

Os carros eletrificados avançam no Brasil. O segmento triplicou de tamanho nos primeiros seis meses do ano, totalizando cerca de 7,5 mil unidades emplacadas. O volume soma os modelos híbridos, que tradicionalmente combinam um motor a combustão com um elétrico auxiliar para reduzir o consumo combustível, e os automóveis puramente elétricos, que se diferem pela emissão zero de poluentes.

Entre os veículos 100% elétricos, o grande destaque foi o Chevrolet Bolt EV, que liderou as vendas da categoria no primeiro semestre, em sua estreia como o primeiro modelo da marca equipado com esta tecnologia à venda no país.

“O Bolt EV é um crossover atraente, bem equipado, divertido de guiar e, além disso, zero emissão. Do ponto de vista conceitual, é o automóvel mais evoluído que temos no mercado até sua faixa”, diz Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing GM América do Sul.

O Bolt EV traz um motor elétrico de alto desempenho e conta com uma nova geração de baterias que permite 416 quilômetros de autonomia média a cada recarga completa – quase o dobro da distância que percorrem elétricos de mesmo porte, considerando o padrão EPA.

O carro elétrico da Chevrolet começou ser distribuído em fevereiro e, até junho, 82 consumidores já haviam recebido seus carros, isto porque a importação do produto dos Estados Unidos está sendo feita por lotes.

Atualmente o Bolt EV é ofertado em 15 cidades, selecionadas com base em estudos de mercado. São elas: São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Campinas, São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba, São José dos Pinhais (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis, Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES), proporcionando ainda a maior rede de assistência técnica especializada do país neste segmento.

Toda a estratégia foi traçada com base na experiência adquirida pela empresa com a venda de elétricos em outros mercados.

Na vanguarda, em todos os sentidos

O Bolt EV se destaca pelo seu conjunto tecnológico avançado:

  • Desempenho excepcional aliado a um baixo custo de rodagem;
  • Conceito de segurança 360 graus com câmeras auxiliares de alta definição;
  • Design com aproveitamento maximizado do espaço interno e posição elevada de guiar;
  • Ampla lista de equipamentos de conforto e conveniência;
  • Sistema de propulsão que não emite poluentes.

Em relação ao desempenho, o alto torque é característico dos motores elétricos. Arrancadas de 0 a 100 km/h podem ser feitas em aproximadamente 7 segundos. Isto porque o conjunto propulsor entrega 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque em qualquer faixa de rotação. Retomadas também são igualmente vigorosas, elevando a segurança em ultrapassagens.

Segurança, aliás, é um dos pilares do Bolt EV. São 10 airbags, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego, aviso de tráfego traseiro cruzado, alerta de colisão frontal e sistema de frenagem automática com detecção de pedestres para mitigar acidentes.

Outro destaque são as câmeras de alta definição para visão 360 graus, que auxiliam manobras de estacionamento e ficam localizadas nas extremidades do veículo, melhorando a visibilidade. O veículo conta com uma interessante tecnologia que transforma o espelho retrovisor central numa tela que projeta imagens da parte traseira em maior ângulo.

Conheça as principais tecnologias disponíveis no veículo, ofertado na versão de acabamento Premier, sinônimo de máxima sofisticação na linha Chevrolet:

  • Modo de direção “One Pedal” com sistema regenerativo dos freios
  • Espelho retrovisor central por câmera
  • Assistente de estacionamento com visão 360 graus
  • Painel digital customizável com tela de 8 polegadas
  • MyLink com tela de 10,2” compatível com Apple CarPlay e Android Auto
  • Sistema de som de alta definição Bose
  • Faróis com tecnologia HID e luzes de condução diurna em LED
  • Lanternas traseiras em LED
  • Sensor crepuscular
  • Pneus autovedantes com rodas aro 17
  • Assoalho plano com fechamento aerodinâmico
  • Sistema de recarga de smartphone por indução magnética (sem fio)
  • 10 airbags
  • Assistente de permanência na faixa
  • Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
  • Aviso de tráfego traseiro cruzado­­
  • Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
  • Frenagem autônoma em baixa velocidade para mitigar acidentes
  • Bancos e volante revestidos em material premium com aquecimento
  • Freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão
  • Chave com controle remoto para desbloqueio do conector de alimentação da energia

São 4.165 mm de comprimento por 1.765 mm de largura e 1.595 mm de altura. O entre-eixos é de 2.600 mm, enquanto o peso de 1,6t é distribuído de forma quase simétrica entre os eixos. Soma-se isso ao baixo centro de gravidade, o que contribui para uma excelente dirigibilidade e estabilidade do veículo.

Como as baterias ficam localizadas sob o assoalho plano e o motor elétrico é bastante compacto, o espaço interno é surpreendente, inclusive o do compartimento de bagagens. Sua capacidade vai de 478 a 1603 litros (com os bancos traseiros rebatidos), medidas semelhantes ao do Chevrolet Equinox.

Maior autonomia e menor custo por quilômetro rodado

Divertido de dirigir, o Bolt EV pode ser conduzido no modo One Pedal (um pedal). Assim, basta aliviar a pressão do pedal do acelerador para que o veículo reduza instantaneamente a velocidade e inicie a frenagem de forma otimizada a fim de aproveitar a energia dissipada do sistema para incrementar a autonomia.

O Bolt EV é equipado com uma última geração de baterias (10% mais eficiente devido a nova composição de seus elementos químicos), com 66 kWh de capacidade.

A energia elétrica, além de mais limpa, gera economia para o motorista do Bolt EV. Hoje, o custo estimado por quilômetro rodado do elétrico da Chevrolet é até quatro vezes inferior ao de um modelo flex do mesmo porte – e inferior ao de híbridos também.

Solução complementar de recarga

Além do veículo em si, as concessionárias Chevrolet credenciadas para comercializar o Bolt EV estão aptas a oferecer o aparelho de recarga rápida para ser instalado na garagem do cliente.

“A Chevrolet recomenda a todos os clientes do veículo a instalação do equipamento complementar de recarga, que auxilia em situações específicas e amplifica a experiência do cliente com este tipo de produto”, diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da Chevrolet.

Quatro vezes mais eficiente que a recarga numa tomada 220V convencional, o aparelho de recarga rápida fornece uma quantidade de energia por hora suficiente para que o veículo rode aproximadamente 40 km, média que um motorista comum percorre por dia. Neste caso, a recarga completa das baterias leva aproximadamente dez horas.

Já em eletropostos de alta voltagem, bastam 30 minutos de recarga para o carro rodar mais cerca de 160 km. O Bolt EV conta com garantia de três anos para o veículo e de oito anos para as baterias de íon-lítio.

O plano de revisão segue o padrão global da marca para carros elétricos, que tem uma manutenção bem mais simplificada e espaçada do que os modelos a combustão tradicionais que necessitam de troca de óleo, velas, correia e diversos filtros, por exemplo.

Até os 240.000 km, os principais serviços de revisão do Bolt EV se concentram nas trocas de itens de desgaste decorrentes do uso do veículo, como o filtro ar-condicionado e as pastilhas dos freios.

O crossover da Chevrolet está disponível em cinco opções de cores: Branco Summit, Vermelho Glory, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro e Cinza Graphite.

Futuro 100% elétrico

A Chevrolet acredita que, no futuro, os automóveis serão elétricos por uma série de razões. A começar pelas leis ambientais, cada vez mais rígidas, passando pelo fato de os elétricos possuírem completa compatibilidade com as próximas gerações de tecnologias de conectividade e de condução autônoma, por exemplo.

O maior conhecimento dos benefícios da tecnologia por parte dos consumidores, a expansão da infraestrutura de recarga e a evolução das baterias são catalisadores que ajudarão a popularizar os carros elétricos no Brasil.

 

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