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Os clientes da Ford já podem agendar as revisões e a manutenção do seu veículo pelo celular, usando o aplicativo FordPass, inclusive contratar o serviço de retirada e entrega em domicílio e o serviço exclusivo de desinfecção Ford Clean. Além de comodidade e segurança, o agendamento online preza pela transparência, informando os valores dos preços fixos das revisões, bem como os detalhes de cada item substituído e inspecionado – veja o vídeo

“A Ford é a primeira montadora a oferecer um sistema de agendamento de serviço 100% online, em que o cliente resolve tudo pelo celular sem precisar falar com ninguém ou tomar outra ação. E, se preferir, ele também pode optar pela retirada e entrega do veículo em casa”, diz Elton Miraveti, supervisor de Experiência do Consumidor da Ford América do Sul.

O FordPass está disponível no Play Store e App Store e, além do agendamento, oferece várias funcionalidades. Ele permite, por exemplo, acessar o manual do proprietário, encontrar estacionamento (com horário, preço e nota de avaliação), entrar em contato com a concessionária, solicitar assistência 24 horas e pedir ajuda a um dos Guias Ford por chat ou ligação, com apenas um clique.

Quem tem veículo equipado com SYNC 3 dispõe de funções adicionais, como: saber a localização do veículo, o nível do combustível, quilometragem, quanto falta até a próxima revisão e receber alertas caso acenda uma luz no painel ou haja algum mau funcionamento no veículo, junto com informações do que precisa ser feito para sua correção.

Nova experiência

Para agendar a revisão ou serviço do veículo com o FordPass basta clicar em “Detalhes do Veículo” na tela inicial e selecionar a concessionária desejada, pelo mapa ou pelo nome. É possível tambémcadastrar uma concessionária favorita.

Clicando em “Agendar Serviço”, o FordPass abre uma tela para escolha do dia, horário, consultor e serviço. O app informa as revisões já realizadas e os itens que serão substituídos na próxima tela, com o respectivo valor. Para quem tem o contrato de manutenção Ford Protect, o valor aparece zerado.

O aplicativo também informa as manutenções programadaspara o veículo e, se ele for envolvido em algum programa de recall, avisa e fornece instruções. Ao finalizar o agendamento, o cliente recebe uma confirmação por email e poderá salvar o horário em seu calendário pessoal, bem como avaliar sua satisfação com a experiência do agendamento. Caso seja preciso cancelar ou reagendar o atendimento, o processo é igualmente simples, visando sempre adequar o processo às necessidades dos consumidores.

Serviço sem sair de casa

O aplicativo também dá acesso ao Serviço Sem Sair de Casa, com a escolha da concessionária, data e hora de retirada do veículo. O preço é cobrado conforme a distância da concessionária: até 15 km, custa R$100 e, de 15 a 30 km, sai por R$140. O cliente pode verificar pelo aplicativo quando o veículo der entrada na concessionária e o tempo estimado de entrega.

“O agendamento de serviço online faz parte da transformação digital da Ford. Ele traz uma nova experiência para o cliente, com comodidade e transparência, informando o que será feito no veículo, tudo na palma da mão”, completa Elton Miraveti.

A participação dos SUVs está em alta no mercado brasileiro. O segmento é o que mais cresce e já representa um em cada quatro automóveis emplacados no país. Em relação a vendas, a Chevrolet é destaque com 45% de crescimento no acumulado do ano - muito em virtude da excelente aceitação do Novo Tracker e da nova opção de motorização do Equinox.

O próximo reforço deste time vencedor é o Novo Trailblazer, que estreia no início de setembro. O utilitário esportivo de sete lugares da Chevrolet ganha atualização visual, mudanças mecânicas e estruturais, além mais equipamentos de série, como o Wi-Fi nativo e o sistema de frenagem autônoma de emergência auxiliado pelo assistente de frenagem inteligente. O modelo é ofertado nas concessionárias da marca na versão topo de linha Premier 2.8TD AT6.

À  primeira vista, a linha 2021 do Trailblazer chama a atenção pelo design. As mudanças na parte frontal reforçam o aspecto de sofisticação do veículo ao mesmo tempo que garantem personalidade exclusiva e transmitem a valentia do SUV todo-terreno da Chevrolet.

A frente é inédita, seguindo o estilo da atual linha de utilitários globais do fabricante. Diferencia-se pela grade toda escura com o nome Chevrolet em alto relevo entre duas barras cromadas. A tradicional gravata dourada, emblema da marca aparece pela primeira vez deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia.

Todo esse conjunto está em perfeita harmonia com os LEDs dos faróis e com o novo para-choque, que passa a contar com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos principalmente em trajetos off-road.

O mesmo propósito vale para o posicionamento mais elevado dos novos faróis auxiliares, que proporcionam maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como na transposição de trechos alagados.

Observando a lateral do Novo Trailblazer, o destaque são as rodas com design esportivo. Elas agregam também beleza ao veículo. As rodas são de 18 polegadas, com bordas usinadas e de seis aros chanfrados com um acabamento grafite exclusivo para o modelo.

Na parte traseira, a principal evolução está na câmera de ré. O item, que já contava com alerta de tráfego cruzado, passa a projetar imagens de alta definição. Outra inovação é a função de engate com linha-guia específica, zoom para facilitar a operação de acoplamento e a possibilidade de acionamento temporario da câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque.

Como na picape S10, o Trailblazer conta com controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e acionar seletivamente os freios do SUV para minimizar o efeito.

O melhor SUV da categoria, agora com Wi-Fi

O Trailblazer sempre se destacou da concorrência pela superioridade em uma série de atributos relevantes, como força, tecnologia, baixo custo de manutenção e por ser um légítimo veículo de sete lugares.

Para a linha 2021, o SUV de grande porte da Chevrolet ganha uma série de recursos inovadores que agregam praticidade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo com conexão para até sete dispositivos.

Nos dias de hoje tudo gira em torno da conectividade, e o sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone é o principal diferencial do Wi-Fi nativo do Novo Trailblazer, que é capaz ainda de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal – isto se traduz em maior velocidade de transmissão de dados.

“Quem busca um SUV 4x4 confortável de grande porte costuma viajar bastante. Pelo fato de o Brasil ser um país continental com a cobertura de sinal de internet não uniforme, a maior estabilidade do Wi-Fi do Novo Trailblazer traz grandes benefícios para este tipo de consumidor. É mais um forte argumento”, classifica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto GM América do Sul.

A tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. Mais do que isso, o SUV da Chevrolet agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet. Tudo isso faz parte da conectividade nível quatro, o mais avançado disponível no mercado.

O Novo trailblazer incorpora ainda a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.

SUV raíz com muito conforto e mais segurança

Classificado como um legítimo todo terreno pelo tipo de arquitetura e pela tração 4x4 com opção de reduzida, o Traiblazer fica ainda mais robusto com os reforços adicionais a sua estrutura, proporcionando ainda mais proteção aos ocupantes.

Aliás, segurança é um dos pilares deste modelo que já oferecia itens como seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa, alerta de ponto cego e controle eletrônico avançado de estabilidade e de tração.

Este pacote fica ainda mais abrangente na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.

Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta.

O Trailblazer utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência.

Imagina a cena: o motorista está na estrada, percebe uma situação de perigo, e freia. Mas caso o sistema entenda que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, o carro intensifica a força de frenagem automaticamente.

Se o sistema de suspensão independente nas quatro rodas garantem conforto até mesmo em trechos mais acidentados, os equipamentos de comodidade contribuem para uma melhor qualidade de vida a borbo. A lista é ampla: acabamento interno premium, sistema de áudio de alta fidelidade, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva e crepuscular, sistema de controle em declives, assistente de partida em aclives, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

O veículo acomoda até sete ocupantes em três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura, proporcionando ótima visibilidade para todos. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com bancos com encosto inclinável, sistema de climatização individual e ajustável. Os dois assentos posteriores, aliás, são escamoteáveis.

Dessa forma pode-se abrir mais espaço para bagagem. O compartimento de carga o utilitário da Chevrolet vai de 205 litros a 1.830 litros.

Novo turbo com atualização do software do motor

Apesar dos 4.883 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 2.845 mm de entreeixos, o Novo Trailblazer é bastante ágil e econômico considerando o seu porte. Isto porque o SUV é equipado com um motor 2.8 turbo diesel que recebeu uma nova turbina e atualização do software da central eletrônica que deixam as acelerações mais progressivas, reduzindo o efeito turbo lag comum a veículos com torque elevado.

Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força. O propulsor, que conta com um inovador sistema que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração do veículo, trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais.

“Optamos por uma calibração que privilegiasse a performance e o prazer ao dirigir. A nova calibração ainda amplia a sensação de agilidade em baixas rotações”, explica Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia de Produto GM América do Sul. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h passa a ser feita em 10,3s.

Em relação ao custo médio por quilômetro rodado, o Novo Trailblazer diesel se equipara a um SUV compacto flex, porém com uma autonomia quase 40% superior.

O Novo Trailblazer está disponível em sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas na linha Cinza Topázio e Azul Eclipse.

As vans, tradicionalmente usadas para fins comerciais, também vêm crescendo como veículo de lazer na Europa, a um ritmo que chega a dois dígitos na maioria dos países. E a expectativa é que a tendência continue, com as pessoas buscando maior isolamento nas férias. A Ford é líder do segmento no continente com a linha Transit e apresentou duas novidades: uma versão para acampamento com teto inclinável e modelos com visual inspirado em ralis.

A nova Transit com teto inclinado, Custom Nugget Plus, é classificada como um “loft sobre rodas”. Ela é derivada da versão campeira Nugget, que foi lançada inicialmente na Alemanha e chegou a outros mercados da Europa em 2019. Este ano, a Ford prevê triplicar as suas vendas em relação a 2018.

Desenvolvida em parceria com especialistas, ela tem motor diesel Ford 2.0 EcoBlue, de 130 ou 185 cv, e recursos avançados de assistência e conectividade, incluindo modem com wi-fi. Com chassi extra longo e exclusivo design interno em L, é equipada com copa, cozinha, banheiro, pia e armários, além de sala que pode ser revertida em bancos para três pessoas, com ganchos Isofix para crianças. Ventiladores, luzes de leitura de LED, cortinas nas janelas e dois tanques de água com capacidade de 84 litros são outros itens.

O teto mais baixo da van facilita a passagem sob árvores e pontes e o acesso aos compartimentos internos. Quando aberto, ele cria um espaço de até 2,4 metros de altura para o dormitório com cama dupla dobrável. Feito de composto e isolado com espuma para manter o conforto térmico, é leve para ser movimentado manualmente e tem coberturas laterais dobráveis para proteção contra o tempo. Pode também receber rack para transportar equipamentos.

“Desde passeios de fim de semana a férias prolongadas com toda a família, estamos vendo uma demanda crescente pela aventura e liberdade que as vans campeiras oferecem”, diz Hans Schep, gerente geral de Veículos Comerciais  da Ford Europa. “O teto baixo e inclinável aumenta o espaço interno e elimina a preocupação de passar em lugares com restrição de altura, além de ajudar a economizar combustível.”

Vans esportivas

As novas Transit Custom e Transit Connect MS-RT foram desenvolvidas por especialistas da M-Sport, parceira da Ford no Campeonato Mundial de Rali, para clientes de vans que querem se destacar da multidão, mantendo a conhecida robustez e praticidade da Transit.

Além de uma paleta especial de cores vibrantes, elas trazem frente e grade redesenhadas com novas entradas de ar, difusores e faróis de neblina integrados, rodas de alumínio de 18 polegadas com arcos pronunciados e saias laterais. A traseira conta com elemento difusor, spoiler no teto e ponteiras duplas de escapamento.

Há também adesivos de personalização como opcionais. O interior traz bancos de couro e camurça costurados a mão, volante com apliques de fibra de carbono e mostradores e tapetes com a grife MS-RT.

A Transit Custom vem com motor diesel 2.0 EcoBlue de 185 cv e transmissão de seis velocidades manual ou automática. A Transit Connect é equipada com motor diesel 1.5 EcoBlue de 120 cv e transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades.

Ninguém gosta de ter um pneu furado, e muito menos, trocá-lo. Mas se o seu carro não tiver tecnologia run-flat ou kit de reparo, essa é uma tarefa inevitável.

A grande maioria das seguradoras oferece esse serviço gratuitamente, mas nem todo mundo conta com apólice ou está disposto a esperar a chegada de ajuda. Aprender a trocar um pneu te dará agilidade e é uma mão na (chave de) roda para quem prefere não ter ajuda de desconhecidos.

A seguir elencamos os procedimentos básicos para trocar o pneu da maioria dos carros:

1 - Pare em um local seguro
Se for possível, estacione o veículo em um local afastado de onde os carros estão passando. Prefira áreas iluminadas, planas e com espaço livre ao redor do automóvel. Não se esqueça de ligar o pisca-alerta.
Se houver outras pessoas no carro, peça para que elas saiam do veículo e fiquem em lugar seguro. Se isso ocorrer na estrada, o melhor local é fora do acostamento, atrás do guard-rail ou mureta (se houver).
Quando não houver alternativa segura para os ocupantes fora do veículo, eles devem ficar sentados com os cintos de segurança afivelados. Isso garante proteção a eles caso, por exemplo, outro veículo bata no seu.

2 - Pegue o triângulo e sinalize a via atrás do veículo
O triângulo reflexivo é um item de segurança essencial para paradas emergenciais e seu uso é obrigatório. A distância dele do carro vai de acordo com a velocidade da via onde você está: quanto mais rápida, mais longe ele deve ser colocado. O ideal é que ele fique a pelo menos 30 metros do veículo.
Se o carro estiver após uma curva ou em um ponto cego, também é possível usar galhos pequenos na via — nunca pedras! — para indicar aos outros motoristas a presença de um veículo parado à frente.

3 - Localize o estepe, macaco e chave de roda
Geralmente esses equipamentos ficam próximos, no porta-malas. Mas o local varia. Na dúvida, procure no manual do proprietário.
Vale lembrar que alguns modelos exigem alguns equipamentos extras, como pinça para remover o protetor dos parafusos, chave para soltar parafusos anti-furtos e pino guia para sustentar a roda durante a troca.
Neste caso, leia atentamente o manual de instruções para seguir os procedimentos específicos de cada fabricante.

4 - Afrouxe os parafusos
Com o veículo ainda no chão, solte um pouco os parafusos da roda. Para quem tem menos força uma dica é encaixar a chave de roda nos parafusos e subir com um dos pés em cima dela, usando progressivamente seu peso para afrouxá-los.
Se apoie no carro enquanto faz isso e não pule, para evitar que a chave se solte e você caia.

5 - Levante o veículo
Posicione o macaco no ponto de fixação indicado mais próximo da roda que será trocada. Normalmente esse local é identificado por um triângulo na parte inferior da carroceria ou uma reentrância no assoalho. Na dúvida procure no oráculo: o manual de instruções do veículo.
Com o carro com o freio de mão acionado, câmbio em P ou com uma marcha engatada, comece a levantar o veículo. Como o pneu estará murcho é preciso levantar alguns centímetros extras mesmo após a borracha descolar do asfalto. Sem isso, o estepe cheio não terá espaço para entrar.
Depois que o veículo estiver levantado, coloque o estepe abaixo da carroceria, próximo ao macado. Ele servirá de calço caso o veículo caia e, além de evitar acidentes graves, ajuda proteger o carro se o macaco se soltar.

6 - Solte os parafusos e troque os pneus
Termine de soltar os parafusos, coloque-os em um local próximo e tire o pneu furado. Ao pegar o estepe, coloque o pneu furado abaixo do carro, para garantir uma proteção extra a você e seu veículo.
A colocação do pneu novo é mais complexa, pois ele estará mais pesado. Muitos carros possuem pequenas guias no centro do tambor ou disco para que a roda fique apoiada, mas outros demandam a colocação de um pequeno pino guia temporário para facilitar a tarefa.

7 - Aperte os parafusos
Faça o primeiro aperto das porcas com as mãos. Quando for usar a chave de boca para terminar o aperto, porém, aperte as porcas em formato de cruz. Imagine que os quatro parafusos estão dispostos como em um relógio. Então, aperte o que estaria nas 12 horas, depois o das 6h, o das 3h e, por último, o das 9h.
Esse método garante a fixação ideal da roda e evita possíveis empenamentos, quando o metal é entortado por conta da pressão desigual provocada pelas porcas.

8 - Desça o carro
Retire o pneu furado que estava como apoio e desça lentamente o veículo até que o macaco se solte totalmente do assoalho.
Este é o momento para fazer o último aperto nas porcas, mas não caia na tentação de subir na chave de roda. Se o torque for exagerado, as roscas podem espanar ou até quebrar. Use a força dos próprios braços.

9 - De volta para a pista
Guarde o pneu furado no lugar do estepe, armazene os equipamentos e retire o triângulo e outros objetos que você possa ter deixado na via.
Não se esqueça que, mesmo se o estepe tiver as mesmas medidas dos outros pneus, ele deve ser usado temporariamente. Usar um pneu mais novo que os outros três altera o comportamento do carro e pode provocar acidentes.
Quando for levar o carro na borracharia, certifique-se que a roda original tenha seus parafusos apertados com o torque específico indicado pela fabricante no manual de instruções.
Este número geralmente é acompanhado pela sigla Nm (Newton-Metro) e garante que a roda está presa com a pressão ideal.

A partir do dia 3 de agosto começa a valer a determinação da Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP), que estabelece padrões mais elevados para a gasolina vendida no Brasil.
As expectativas são de uma alta nos preços, mas ainda não é possível estabelecer o valor.
Segunda a Petrobras, essa nova gasolina pode gerar uma economia de 4% a 6% no consumo dos motores já existentes. Mas, para o professor do departamento de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Silvio Shizuo, o maior ganho deve ser no desenvolvimento de novos motores a partir de agora.
O combustível utilizado no Brasil é considerado de qualidade inferior se comparado a outros pelo mundo, como dos EUA ou da Europa. “Hoje nós já temos vários veículos com sistema de injeção direta de combustível e muitos consumidores relatam problemas de entupimento, troca de injetor, que podem custar mais de mil reais”, comenta ele.

Ele ainda afirma que com uma gasolina mais homogênea, as montadoras podem fazer testes e desenvolver motores mais próximos do que elas já estão acostumadas, sem a necessidade de fazer adequações para o combustível local.

Que carros podem se beneficiar disso?

Para o professor, os motores flex devem ser os que mais irão se beneficiar desse novo combustível. Isso porque a pressão de alimentação de combustível nesses sistemas foi sendo aperfeiçoadas ao longo dos anos, permitindo uma maior economia e emitindo menores quantidades de poluentes.

“O sistema convencional de injeção de combustível no motor costuma ter entre 3 e 5 bar. Os novos sistemas podem chegar a ter até 250 bar de pressão. Quanto mais pulverizado estiver o combustível, mais ele evapora e mais completa será a queima, permitindo que ele consuma menos”, afirma.

“A nova gasolina vai reduzir o fenômeno da pré-detonação [popularmente chamada de batida de pino], que pode comprometer o motor”.

Essa pulverização facilitada também beneficiará a partida com o motor frio. Quanto mais fria a gasolina, é mais difícil de fazê-la virar um vapor. E, não sendo uma mistura homogênea, com um ponto específico de vaporização, os veículos antigos enfrentam dificuldades para dar partida no inverno.

Injeção eletrônica, direta ou carburada

“O carro com injeção eletrônica vai se beneficiar, já que o carburado não tem a correção que a injeção eletrônica faz. Dentro do carburado, o fato de ter um combustível homogêneo pode dar um comportamento mais constante”, afirma o professor.

Gasolina cara beneficia o etanol

Apesar de estarmos falando de gasolina, o professor Silvio é um defensor do etanol, e explica: "Aumentar o preço da gasolina é positivo para o etanol, porque aumenta a concorrência e é positivo para esse combustível brasileiro".

O Brasil teve uma longa história com o programa de desenvolvimento de motores flex e incentivos fiscais para valorizar o etanol, o que colocou o país como referência nesse tipo de motorização.

Como é calculado o preço da gasolina?

A Petrobras disponibiliza um gráfico que mostra como é composto o preço final da gasolina na bomba, que é constituído de quatro valores: preço do produtor, impostos, custo do etanol e preço de distribuição.

Tributos como ICMS (estadual) e CIDE (federal), somam 46% do total (29% e 17%, respectivamente), enquanto o preço de saída da refinaria corresponde a 28% do final. O resto é dividido entre o custo do etanol anidro e o valor da distribuição e revenda, com 13% cada.

Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/07/especialista-explica-como-nova-gasolina-brasileira-ira-beneficiar-carros-modernos-e-antigos.html

A Ford Ranger Storm e o Ka Freestyle 1.5 foram eleitos como melhor compra nos segmentos de picapes diesel e carros aventureiros, respectivamente, na tradicional avaliação anual realizada pela revista Quatro Rodas. Além de desempenho e equipamentos, a premiação considerou a desvalorização, o valor do seguro, o tamanho da rede de concessionárias e o custo da cesta de peças e revisões de cada veículo.

A Ranger Storm foi classificada como imbatível em custo-benefício. “É mais barata que a versão XLS, mas traz o mesmo motor cinco cilindros 3.2 turbodiesel com 200 cv das versões mais caras XLT e Limited. Conjunto mecânico para ninguém botar defeito: câmbio automático de seis marchas, tração 4x4 com bloqueio de diferencial traseiro e suspensões bem acertadas.”

A publicação destaca também o conteúdo da picape off-road da Ford. “O nível de equipamentos é o mesmo da XLS: central SYNC 3 de 8 polegadas, ar-condicionado digital bizona, sete airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento, controles de estabilidade e de tração, rodas de 17 polegadas e santantônio reforçado para transporte de cargas.”

Este prêmio dá à Ford Ranger o bicampeonato na avaliação, depois de vencer em 2019 com a versão Limited.

Equilíbrio

Na categoria de carros aventureiros, o Ka Freestyle 1.5 é apontado como o mais equilibrado da categoria. “Tem o melhor comportamento dinâmico do segmento, auxiliado pelo controle de estabilidade. Acomoda bem quatro adultos e agrada pelo porta-malas de 300 litros.”

O hatch é equipado com motor 1.5 de três cilindros e 136/128 cv (etanol/gasolina) e câmbio automático de seis velocidades, que o levam de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com médias de consumo de 11,6 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.

O Ka Freestyle 1.5 vem com central multimídia SYNC 2.5 com tela flutuante de 7”, espelhamento de celular via Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré, quatro airbags e rack de teto funcional com capacidade de 50 kg.

Na categoria de hatches até R$ 50.000, o Ford Ka também foi vice-campeão com a versão SE, elogiada pela motorização, acerto dinâmico, baixo custo de peças e seguro. Já na categoria de hatches até R$ 55.000, Ford Ka SE Plus ficou entre os três melhores, com a cesta de peças e o seguro mais baratos entre os finalistas.

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