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Aceleração da digitalização reflete também no crescimento exponencial do uso do Wi-Fi do veículo, consolidando a tecnologia como a mais promissora tendência em conectividade.

Há exatos cinco anos chegava ao mercado brasileiro o primeiro carro verdadeiramente conectado: o Chevrolet Cruze. Por ter um chip para a transmissão de dados, o veículo é capaz de informar uma central que se envolveu em um acidente grave para que providenciem resgate emergencial e permite ao motorista comandar remotamente funções do veículo por meio de um aplicativo, entre vários outros serviços. Atualmente quase toda linha oferece o sistema, chamado de OnStar, que soma 215 mil carros conectados ativos no país – 80% mais do que no mesmo período do ano passado, representando o maior crescimento em volume.

Em toda América do Sul, a frota de carros conectados Chevrolet se aproxima de 350 mil unidades, colocando a marca na liderança absoluta deste território, que vem se mostrando cada vez mais relevante para o dia a dia do consumidor.

Outro número que impressiona é o do consumo de dados do Wi-Fi nativo, considerado a mais recente tecnologia em conectividade veicular. Está disponível para novos modelos de Onix, Tracker, S10, Trailblazer, Camaro e do próprio Cruze. A utilização mensal da internet do carro cresceu 30 vezes em 2020 apenas no Brasil. Pelo carro ter uma antena amplificada e mais potente, o sinal do Wi-Fi nativo é bem mais estável que o do celular, o que permite melhor desempenho de aplicativos de navegação, mídias sociais e filmes via streming.

“As pessoas estão cada vez mais conectadas e isso exige uma maior quantidade de bites. O consumidor também está buscando a máxima qualidade de internet possível, inclusive no automóvel, onde a velocidade e o deslocamento afetam a estabilidade do sinal do celular”, explica Rosana Herbst, diretora de serviços conectados da GM América do Sul.

Para a executiva, a aceleração digital provocada pela pandemia é um dos principais catalisadores para o crescimento do número de carros conectados e seus serviços, que representam uma receita complementar para o fabricante e são vistos como um diferencial importante para o cliente. Atualmente a taxa média de adesão pelo OnStar é de 88%. Sendo que no pacote mais completo, o usuário conta com os seguintes serviços:

Botão central de assistência OnStar - contato direto com o Centro de Atendimento OnStar;
Botão de emergência OnStar - realiza chamadas de emergência;
Assistência a recuperação veicular com monitoramento ativo através dos sensores do veículo, para casos de possível furto. O cliente é notificado através do canal escolhido por ele que uma possível situação de roubo está ocorrendo no seu veículo;
Resposta automática de acidentes para o Centro de Atendimento OnStar, quando detectada através de sensores do veículo (ex; airbag e pré-tensionadores do cinto no caso de desaceleração compatível), com ligação direta para o veículo oferecendo suporte e, em caso de necessidade, acionamento de órgão públicos de emergência. Esta funcionalidade depende da existência de sinal de rede telefônica celular na localidade;
Road Assistance - caso o usuário tenha uma pane seca ou qualquer problema com seu veículo, o OnStar providencia assistência;
Diagnostico sob demanda - funcionalidade que permite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração;
Envio do ponto de interesse/endereço solicitado pelo usuário para o Chevrolet MyLink com exibição do mapa no navegador integrado e orientação por voz;
Pontos de interesse - localização de postos de gasolina, concessionárias Chevrolet, lojas, entre outros. A solicitação do ponto de interesse pode ser feita através do Call Center ou do próprio MyLink;
Tráfego em tempo real e atualizações de pontos de interesse dentro do sistema de navegação do seu veículo;
Apps integrados no Chevrolet MyLink como Wheather Channel, Glympse e myChevrolet App
Com myChevrolet App é possível comandar o carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Conheça as principais interações que podem ser feitas na versão mais recente do aplicativo:

Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;
Luzes e buzina - acionamento remoto com disparos de buzina e acendimento dos faróis;
Condução inteligente - ferramenta que utiliza os dados de condução do cliente para reduzir desgaste, aumentar a eficiência de combustível e por último, melhorar a experiência do cliente ao dirigir;
Diagnóstico com status do veículo traz informações ao cliente como autonomia, pressão de pneus, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e odômetro;
Liga e desliga o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;
Travamento e destravamento remoto das portas.
A oferta do sistema OnStar vem crescendo ano a ano na linha Chevrolet e a tecnologia já está disponível para 11 modelos: Onix, Onix Plus, Tracker, Spin, Cruze, Cruze Sport6, Equinox, S10, Trailblazer, Camaro e Camaro conversível.

Conectividade nível 4

A Chevrolet lidera a corrida da conectividade no mercado brasileiro, não apenas pela sua extensa frota de veículos, mas também por popularizar sistemas como o MyLink, lançado em 2013, também com o Cruze.

Pode-se dizer que o simples pareamento do celular com a função viva voz do automóvel foi o primeiro passo da conectividade, a capacidade de projetar aplicativos dos smartphones, como o Whatsapp e o Waze na tela do veículo, o segundo. O terceiro nível é a possibilidade de comandar funções do veículo por meio do smartphone através da telemática, como o OnStar. Enquanto o carro com Wi-Fi inaugurou o quarto nível de conectividade veicular no país com inovações como a possibilidade de atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo.

Recentemente a Chevrolet apresentou o primeiro carro com conceito sem fio do mercado, o Onix e o Onix Plus. O conceito de carro sem fio deve-se ao multimídia MyLink contar agora com projeção sem cabo e ao fato de o carregamento do celular poder ser feito por indução. A tecnologia está disponível para as configurações mais sofisticadas dos respectivos modelos. A linha 2021 da S10 e do Trailblazer também oferecem projeção sem fio compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play.

A Ford Ranger, o Territory e o Mustang foram reconhecidos como os melhores produtos nas suas respectivas categorias, de picapes médias, SUVs médios e carros importados, por importantes prêmios da imprensa especializada em 2020.

A Ranger foi eleita a melhor picape grande no Prêmio Carsughi L’Auto Preferita, que teve o júri formado por 21 jornalistas, com votação online. E também foi a principal vencedora da pesquisa Os Eleitos, da Quatro Rodas, que a apontou como o veículo com os donos mais satisfeitos do mercado. É a primeira vez, nos 20 anos da pesquisa, que uma picape se consagra com a maior pontuação.

A Ranger superou as expectativas dos consumidores em dez dos 23 atributos: espaço da caçamba, design, acesso aos comandos, visibilidade, itens de segurança, quantidade de concessionárias, espaço interno, velocidade de arranque, consumo na estrada e nível de ruído interno. E, nos demais quesitos, também teve pontuação superior às médias do mercado, sendo saudada como uma vitória sem contestação.

Este ano, além dos modelos XL, XLS, XLT e Limited, a Ranger teve o lançamento da versão off-road Storm, que foi muito bem recebida pelo mercado e contribuiu para o seu crescimento de participação dentro do segmento.

O Mustang venceu como melhor carro importado do prêmio Abiauto, que reúne em seu júri mais de 40 jornalistas especializados representando órgãos de comunicação de todas as partes do Brasil.

Territory

O Territory foi o principal lançamento da Ford este ano no Brasil e na América do Sul e venceu os prêmios Americar, Top Car TV e Abiauto de melhor carro e SUV/Crossover importado, além do prêmio Carsughi L’Auto Preferita de melhor SUV médio.

O Prêmio Americar 2021, promovido pela Associação América Latina da Imprensa de Carros, contou com o voto de 57 jornalistas de 12 países da América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

O Prêmio Top Car TV reuniu 34 jornalistas automotivos de televisão e internet, que este ano também realizaram a votação online.

Primeiro carro conectado da Ford na região, o Territory permite o comando remoto de várias funções com o aplicativo FordPass, como: travamento e destravamento, partida com climatização, alertas de alarme e funcionamento, autonomia, odômetro, pressão dos pneus e localização do veículo, além de agendamento online de serviços.

O SUV se destaca também pelo amplo espaço interno e tecnologias avançadas, que na versão Titanium incluem câmera 360° de visão panorâmica, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, estacionamento automático, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento e carregamento sem fio para celular.

O sucesso do Chevrolet Onix está atrelado a vários fatores, desde os mais racionais, relacionados ao custo-benefício do produto em si, às inovações tecnológicas, às soluções de conforto e ao baixo consumo de combustível, por exemplo. Mas é o fato de estar em constante evolução e sempre ditando tendências no mercado que o transformou em uma espécie de carro-símbolo desta atual geração de consumidores – contemporâneo, inteligente e conectado.

A chegada da segunda geração do Onix, no ano passado, reforçou este posicionamento e inaugurou no segmento um patamar ainda mais elevado em relação a segurança, performance, nível de equipamentos e design. Aliás, o novo visual do produto é o quesito que mais encanta os clientes, e num grau similar apenas ao de carros de categoria superior, apontam pesquisas da marca.

O Onix vai surpreender novamente em estilo, só que desta vez com dois modelos especiais. O primeiro deles é o Onix RS, que une um design esportivo inédito com a eficiência do motor turbo e o acerto dinâmico tão particular do hatch. A outra novidade é estreia mundial do Onix Plus Midnight, que marca o lançamento do acabamento todo preto da grife global da Chevrolet para agregar sofisticação com um toque de atitude incomuns em sedãs.

“Apesar de focar em públicos distintos, o Onix RS e o Onix Plus Midnight foram concebidas para atender consumidores que fazem questão de expressar sua personalidade, sua atitude e até seu estilo de vida através de produtos com um estilo realmente diferenciado. Tudo dentro de um posicionamento bem interessante, já que os dois novos modelos estão na mesma faixa de preço de outras versões do Onix com nível de equipamento semelhante”, explica Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing da GM América do Sul.

A versão RS traz um apelo mais arrojado e esportivo, enquanto o Midnight mescla ousadia e elegância. Em relação à configuração, essas duas novidades da linha Onix reúnem os equipamentos considerados essenciais pelos seus respectivos clientes, como a eficiência do motor turbo, o conforto da transmissão automática, a segurança dos seis airbags e a conectividade do sistema MyLink, agora com tela maior, de 8 polegadas.

“Onix RS e o Onix Plus Midnight estreiam apenas um ano após o lançamento da nova geração. Nossa motivação deve-se à rápida resposta do mercado ao nosso planejamento estratégico. O Novo Onix já se mostrou ser um sucesso, tendo dobrado a participação das versões mais sofisticadas, que já representam metade de todo volume de vendas do modelo, o que mostra a força da marca. Além disso, enriquecemos o mix com a maior participação do sedã, o que contribuiu ainda para que o Onix Plus ampliasse sua liderança na categoria”, conta Mahnke.

A versão RS do hatch a série Midnight do sedã começam a chegar às concessionárias Chevrolet a partir de outubro também para ampliar a diversidade de versões do Onix, modelo que se transformou no compacto mais vendido da Chevrolet no mundo.

No Brasil, o Onix é ofertado em duas opções de carrocerias (hatch e sedã), três pacotes mecânicos (1.0 MT6, 1.0 Turbo MT6 e 1.0 Turbo AT6) e, a partir de agora, em mais dois níveis de acabamentos (MT, LT, LTZ, RS, Midnight e Premier). Com isso passamos a ter um Onix para cada perfil de consumidor, numa abrangência e grau realmente inéditos para o produto.

Onix Turbo foi o escolhido para estrear versão RS no Brasil

Dentro da linha de séries especiais, a versão RS é uma das mais cultuadas da Chevrolet no mundo, pelo fato de agregar acabamentos exclusivos que proporcionam um design mais esportivo ao veículo e dão um toque ainda mais marcante para o interior.

Inicialmente presente apenas em carros icônicos da marca, seu conceito vem se expandindo para diversos modelos recém-lançados do portifólio. No Brasil, o Onix foi o escolhido para estrear a versão RS, justamente por alcançar diversos perfis de clientes com seu grande volume de vendas.

O Onix RS se destaca pelos diversos itens exclusivos. A dianteira traz uma nova grade tipo colmeia, spoilers mais pronunciados esculpidos nas extremidades do próprio para-choque e um imponente conjunto luminoso, com faróis tipo projetor com máscara negra e luz DRL com moldura em preto brilhante, além do exclusivo emblema RS e da gravata Chevrolet “black bow tie”.

Na lateral, o modelo traz os retrovisores pintados em preto metálico, combinando com as novas rodas em alumínio de 16 polegadas e uma saia lateral na cor do veículo, que faz o carro parecer mais próximo do solo.

Na traseira, além do spoiler integrado ao para-choque, o Onix RS traz um aerofólio que parece “flutuar” sobre a tampa do porta malas. Outra: o emblema com o nome do veículo traz acabamento escurecido.

O Onix RS diferencia-se de qualquer ângulo que você olhe para ele. Até por cima, pois o teto é pintado em preto, proporcionando mais dinamismo ao conjunto.

“O exterior é caracterizado pelos diversos acabamentos em tons de preto. A grade, as rodas e o logo ‘Onix’ ganham um tom preto brilhante, já os retrovisores, o teto e o aerofólio são pintados com uma tinta metálica, enquanto as máscaras dos faróis e os adesivos de coluna são foscos para que criem um efeito interessante com qualquer uma das três opções de cores para a carroceria: Branco Summit, Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

No interior, o Onix RS apresenta a mesma atenção aos detalhes. Mas, se na parte externa são os detalhes em preto que dão aquele toque especial, na cabine, a cor a escolhida para pincelar essa harmonização é o vermelho.

A cor está presente nas costuras pespontadas da forração premium do volante esportivo de base reta, iguais às que decoram os bancos inteiriços envolventes, inspirados em carros de competição. Já as saídas de ar trazem molduras com um toque vermelho acetinado que combina com o grafismo do quadro de instrumentos projetado especialmente para esse carro. Os ponteiros são iluminados em LED.

Vale destacar que este modelo é o único da linha a trazer cabine com revestimento de teto e colunas escurecidos, o que cria uma atmosfera única aos ocupantes.

“O Onix RS conecta a paixão do consumidor por carros especiais unindo design esportivo com a eficiência do motor turbo e o acerto de direção e de suspensão já específicos do hatch. Numa combinação singular de estilo, performance e prazer ao dirigir”, diz Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia da GM América do Sul.

Aliás, o Onix RS conta com uma configuração exclusiva para atender as preferências do consumidor brasileiro, com destaque para a praticidade. É a transmissão automática, que tornar mais confortável o uso no trânsito urbano, o principal habitat deste tipo de veículo. Moderna, essa transmissão de seis marchas garante ao carro exatamente a mesma agilidade da opção manual nas arrancadas de 0 a 100 km/h, por exemplo: até 10,1 segundos.

Na comparação como outros compactos de apelo esportivo, o Onix RS leva vantagem principalmente pelo menor consumo de combustível, que chega a ser 30% melhor. De acordo com os dados do Inmetro, o carro percorre com gasolina, em média, até 14,4 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade. Com etanol, os números são: 12 km/l e 8,3 km/l, respectivamente. Contribuem também o baixo peso (1.085 kg) e a excelente aerodinâmica do Chevrolet.

Outra novidade está relacionada a conectividade. O Onix RS traz uma tela maior, de oito polegadas, para o MyLink compatível com Android Auto e Apple Car Play.

Em suma, o Onix RS conta com um pacote único de itens de aparência e uma combinação de itens de série que tornam o produto altamente competitivo e atrativo. Seguem os principais diferenciais e equipamentos do veículo:

Acabamentos exclusivos

Gravata “Black Bow Tie” Chevrolet
Kit aerodinâmico com spoiler frontal e traseiro, grade tipo colmeia, saia lateral e aerofólio
Faróis tipo projetor com máscara negra
Luz de condução diurna em LED com moldura em preto brilhante
Rodas de 16 polegadas com design esportivo
Retrovisor com capa e teto pintados em preto metálico
Logo Onix em preto fosco
Revestimento interno de teto e coluna escurecidos
Volante com base reta e bancos inteiriços que remetem a carros de corrida
Acabamento interno com detalhes em vermelho no painel e nas costuras pespontadas
Padronagem de banco RS
Conectividade, conforto e segurança

MyLink compatível Android Auto e Apple Car Play e agora com tela maior, de oito polegadas
Sistema de áudio com seis alto-falantes
Ar-condicionado
Direção com assistência elétrica
Travas e vidros elétricos com controle remoto na chave
Sensor de estacionamento traseiro
Computado de bordo
Controlador de limite de velocidade
Regulagem de altura do banco e cinto de segurança do motorista
Regulagem de altura e profundidade para o volante
Airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina
Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Assistente de partida em aclive
Mecânica

Motor Turbo com o melhor balanço entre performance e eficiência energética
Transmissão automática de seis marchas com controle de cruzeiro
Acerto dinâmico de direção e de suspensão específicos do hatch
O consumidor ainda pode personalizar o veículo com diversos acessórios, como tapetes de carpete com borda vermelha e logo “RS”, pedaleiras esportivas, tapete de bandeja de porta-malas, ponteira do escapamento cromada com dupla saída e antena de teto mais curta.

Onix Plus Midnight é o sedã que traz de série, além de espaço e sofisticação, atitude

A série especial Midnight é a mais popular da Chevrolet no mercado e já fez sucesso com a picape S10 e os SUVs Tracker e Equinox. Também é a série mais eclética, pois sempre consegue imprimir uma personalidade específica a cada um dos respectivos produtos que customiza.

O conceito “todo preto” para carroceria e acabamentos, que caracteriza a série Midnight, chega desta vez ao Onix Plus Premier para agregar sofisticação com um toque extra de ousadia incomuns em sedãs. Como maior mercado do modelo no mundo, o Brasil foi escolhido para a estreia do Onix Plus Midnight.

A série estreia exatamente um ano após o lançamento do Onix Plus, que revolucionou o design em seu segmento com uma nova linguagem estética caracterizada por proporções marcantes e linhas atléticas que criam um visual refinado e ao mesmo tempo dinâmico para a carroceria.

O preto que cobre a carroceria do Onix Plus Midnight traz um efeito especial. Ela sai do padrão convencional porque traz partículas metálicas e pérolas de tamanhos extrafinos que proporcionam à cor um alto nível de sofisticação – o que também cria um efeito tridimensional. A pintura ainda conta com uma camada de verniz que ressalta as linhas do design do carro com mais nitidez.

A série se diferencia das demais versões do sedã por conta do conjunto frontal mais esportivo, com a nova grade tipo colmeia em preto brilhante e pelos faróis tipo projetor com máscara negra. O modelo conta também com rodas escurecidas de 16 polegadas com desenho diferenciado da versão Premier original, assim como os frisos frontais e laterais e logos, que aqui aparecem monocromáticos – incluindo a gravata Chevrolet em preto, característica de séries especiais da marca.

Aliás, são os diferentes tons de preto que proporcionam esse conjunto altamente elegante e nada tradicional para o sedã, que vem muito bem equipado.

“O Onix Plus Midnight traz a essência do conforto e da sofisticação da versão Premier com um acabamento exclusivo que garante atitude marcante para o veículo. É uma customização assinada pelo time de design global da Chevrolet”, diz o diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

O Onix Plus Midnight traz um volante multifuncional de excelente empunhadura com revestimento premium. Destaque para o acabamento em preto brilhante do aro inferior e a gravata Chevrolet com fundo escurecido também no interior, algo até então inédito para a linha Midnight.

Os bancos dianteiros e traseiros contam com revestimento premium na cor preto “Jet Black”, exclusivo da versão. O Onix Plus Midnight também conta com um pacote único de itens de aparência e uma combinação de itens de série que tornam o produto altamente interessante e atrativo. Seguem os principais diferenciais e equipamentos deste modelo em relação ao sedã:

Acabamentos exclusivos

Gravata “Black Bow Tie” Chevrolet
Grade tipo colmeia em preto brilhante
Conjunto óptico com faróis tipo projetor com máscara negra e luz de condução diurna em LED
Carroceria com acabamento “todo preto” para carroceria, rodas, frisos e logo Onix
Acabamento interno Premier para painel, console central e quadro de instrumentos
Volante de base reta com moldura inferior em preto brilhante
Bancos com revestimento premium na cor preto “Jet Black”
Conectividade, conforto e segurança

MyLink compatível Android Auto e Apple Car Play e agora com tela maior, de oito polegadas
Sistema de áudio com seis alto-falantes
Ar-condicionado
Direção com assistência elétrica
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular
Sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré
Chave inteligente para destravamento das portas e partida da ignição por botão
Computado de bordo
Controlador para limitar a velocidade
Regulagem de altura e profundidade para o volante
Regulagem de altura do banco e cinto de segurança do motorista
Airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina
Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Assistente de partida em aclive
Controlador de limite de velocidade
Mecânica

Motor Turbo com o melhor balanço entre performance e eficiência energética
Transmissão automática de seis marchas com controle de cruzeiro
O conjunto mecânico do Onix Plus Midnight é o mais tecnológico disponível para a linha. Combina o motor turbo mais eficiente do mercado com a transmissão automática de seis velocidades da Chevrolet, que garante excelente desempenho tanto no uso urbano como no rodoviário.

Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 10,4 segundos, enquanto a média de consumo fica entre 12 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada) com gasolina e entre 8,6 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada) com etanol no tanque. Números impressionantes para um sedã de 4.474 mm de comprimento e com capacidade para transportar quase 500 litros no porta-malas.

“A opção de acabamento Midnight para o Onix Plus Premier veio para ficar e chega para somar às outras versões do modelo. Tradicionalmente a cor preta é uma das preferidas dos consumidores de sedãs por remeter a sofisticação”, completa o diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

O Onix Plus Midnight pode ser equipado com acessórios de personalização, como spoilers dianteiros mais pronunciados, saias laterais e aerofólio traseiro, além de itens de praticidade, como saídas USB adicionais para os passageiros traseiros, além da bandeja impermeável no compartimento de carga com rede para acomodação de pequenos objetos.

A Ford comemora o sucesso da pré-venda do Territory, novo SUV que teve o lote de lançamento com 250 unidades comercializado em pouco mais de duas semanas, antes do prazo oficial que terminaria hoje. A marca conseguiu também antecipar a data de entrega, que estava prevista para o final de setembro, e já iniciou o faturamento das primeiras unidades.

“A aceitação do Territory foi excelente, mesmo antes do início da campanha de lançamento. É um veículo fantástico, que se diferencia principalmente nos aspectos de espaço interno, conectividade, tecnologia embarcada e acabamento”, diz Antonio Baltar Jr, diretor de Vendas da Ford. “E quem não aproveitou a pré-venda continua a dispor das melhores condições de financiamento e seguro, dois pilares que garantem o baixo custo de posse do veículo.”

Segundo ele, a Ford continua a disponibilizar para o Territory condições de financiamento que permitem buscar a melhor solução financeira para o cliente. “Oferecemos as melhores taxas do mercado e planos que se adequam ao orçamento do cliente, com a inovação de parcelas pela metade até fevereiro de 2022, além da possibilidade de incluir o valor da blindagem no financiamento”, completa.

Outro diferencial do Territory é o seguro, oferecido pelos Seguros Ford. Ele tem um pacote de cobertura alinhado com o perfil do cliente, incluindo o oferecimento de um serviço de concierge que entrega programas competitivos com o mercado e planos com franquia reduzida. 

Equipamentos

Lançado como modelo 2021, o Territory tem design imponente e é líder em espaço interno e conforto para os passageiros. Entre outras novidades, ele oferece câmera 360° de visão panorâmica, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, carregamento sem fio para celular, conexão sem fio para Apple CarPlay e luz ambiente configurável em sete cores. Vem equipado com central multimídia com tela de 10,1 polegadas e também é o único entre os principais competidores a contar com um modem embarcado para comunicação remota com o veículo.

O Territory é disponível em duas versões, SEL, com preço de R$165.900, e Titanium, por R$187.900, ambas com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina, de 150 cv, e transmissão automática CVT com trocas manuais de oito marchas simuladas.


Para que serve a revisão veicular?
A revisão veicular é necessária para garantir o bom funcionamento do automóvel ao longo de sua utilização. Isto é, ela serve para evitar que eventuais desgastes em peças tornem-se problemas maiores, caso não sejam solucionados. Com uma revisão bem feita, o proprietário pode identificar os pontos que necessitam receber uma manutenção preventiva. Dessa forma, os componentes ou sistemas que apresentarem indícios de avarias que, futuramente, sejam comprometedoras, podem receber os devidos reparos.

Quando ela deve ser feita?
Para quem comprou um carro zero quilômetro, é essencial seguir com precisão as orientações da montadora quanto aos períodos em que as revisões devem ser realizadas. Afinal, elas servem para garantir que tudo esteja funcionando bem, além de serem obrigatórias. Pois, caso não sejam feitas, fazem o proprietário perder a garantia.

Mas, caso você tenha um carro usado, seminovo ou suas revisões obrigatórias já tenham sido realizadas, deve ficar sempre atento. Em geral, indica-se que a revisão veicular seja feita de seis em seis meses. Caso o seu automóvel rode bastante, pode optar por fazer o check-up a cada 10 mil quilômetros rodados. É importante lembrar, no entanto, que a periodicidade pode variar de acordo com o veículo. Dessa forma, é importante ficar atento ao que a montadora recomenda e ao que seu mecânico de confiança diz.

Principais pontos de atenção na revisão veicular
Durante a revisão veicular, o mecânico faz uma avaliação geral dos principais sistemas e componentes do veículo. Por isso, listamos abaixo alguns dos pontos mais importantes analisados pelos profissionais no check.up. Veja abaixo.

Revisão veicular de amortecedores
Peça essencial para a estabilidade do veículo, os amortecedores devem fazer parte da revisão veicular. Já que eles são responsáveis por manter o contato dos pneus com o asfalto, podem ter seu comprometimento percebido facilmente. Primeiramente, se você sente que o carro trepida ou dá solavancos durante o percurso. Além disso, outros sinais de que eles estão desgastados também são ruídos vindos da suspensão.

Para evitar problemas ainda maiores, como aquaplanagem em dias de chuva e enchentes ou que a frenagem do carro fique prejudicada, é necessário realizar a revisão no tempo certo. Geralmente, a cada 10 mil quilômetros de uso. Caso a peça esteja desgastada em excesso, ela pode ser trocada, até mesmo por um amortecedor recondicionado. Mas, nessa situação, fique atento à procedência do componente.

Velas de ignição
Outros componentes imprescindíveis para o veículo são as velas de ignição. Afinal, são elas as responsáveis por criarem a faísca na câmara de combustão para o motor funcionar. Com essa importância, elas devem ser checadas na revisão veicular periódica. Caso elas não estejam em boas condições, podem comprometer todo o sistema de ignição. Os cabos de vela e as bobinas, por exemplo, são potenciais afetados por falhas na peça.

Se você identificar que houve aumento no consumo de combustível, perda de potência do motor ou falha nos cilindros, pode ser que as velas de ignição estejam com problemas. Por isso, é importante fazer a revisão no período certo. Se o seu veículo rodar no trânsito de uma cidade grande, o ideal é antecipar o período indicado pelo fabricante.

Óleo do motor
Um dos itens mais comuns de ser avaliado na revisão veicular é o óleo lubrificante do motor. Isso acontece porque o fluido é importantíssimo para o bom funcionamento do carro. Existe uma indicação dos fabricantes acerca do momento certo de trocar o óleo. Este momento, no entanto, também depende das condições que o automóvel enfrenta e qual tipo de lubrificante é utilizado.

De maneira geral, indica-se realizar a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros. Mas, quem utiliza o veículo em grandes cidades e enfrenta trânsito carregado, deve fazê-la, em média, entre 5 mil e 7 mil quilômetros rodados. Esses números valem para quem usa o lubrificante sintético. Se o fluido for óleo mineral, a troca deve ser feita na metade do tempo.

Uma revisão veicular que não é feita dentro do período correto pode acarretar em problemas como vazamento de óleo. Portanto, fique atento.

Freios
Assim como a maior parte dos componentes, a revisão veicular deve englobar os freios, geralmente, a cada 10 mil quilômetros. É importantíssimo ficar atento a este componente, pois está relacionado diretamente à segurança. Afinal, se a capacidade de frenagem estiver comprometida, a chance de um acidente acontecer é grande. Portanto, não espere sentir que a peça está com defeito para agir.

Caso você precise pisar mais fundo para frear o carro ou ouvir ruídos vindos das pastilhas, pode ser que o sistema já esteja com defeitos. Por isso, não deixe de fazer a revisão veicular periodicamente.

Bateria
Responsável por fornecer energia para os sistemas elétricos do veículo, a bateria precisa de cuidado na revisão veicular. Se o seu carro roda pouco ou se você já esqueceu luzes acesas ou o rádio ligado, por exemplo, antecipe o check-up. Pode ser que, em breve, você acabe ficando na mão.

Geralmente, os fabricantes dão até dois anos de garantia para a peça. Portanto, especialmente após esse período, fique atento. Afinal, ninguém quer ser surpreendido com a bateria descarregada no meio de um trajeto.

Fonte: https://www.minutoseguros.com.br/blog/a-importancia-da-revisao-veicular-periodica/

A Ford passa a oferecer para os modelos Ka Hatch e Ka Sedan o plano de financiamento Ford Sempre. Com prazo de 35 meses, permite ao cliente usar o veículo para quitar a parcela residual e usar o saldo como entrada na aquisição de um carro novo.

Pelo Ford Sempre, o Ka SE 2020, que à vista sai por R$ 46.990, pode ser adquirido com uma entrada de R$14.100 e 35 parcelas de R$772,63, com taxa de 1,26% ao mês. O plano está disponível para todas as versões do compacto, com entrada a partir de 30% do valor do veículo.

A parcela residual final tem o mesmo valor da entrada e para quitá-la o cliente dispõe de duas opções: fazer o pagamento integral ou renovar o plano, dando entrada no seu próximo carro. Neste caso, o cliente tem a garantia de receber 80% do valor da tabela FIPE.

*Valor calculado em 04/09/2020. Esse valor pode alterar sem aviso prévio.
Consulte condições na Auto Oeste Ford.

?Formiga - Rod. MG-050 km 204
?(37) 3322-2000
?Passos - Rod. MG 050, 214
?(35) 3529-2400
Uma empresa do Grupo ECEP

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