Notícias
A Chevrolet está ampliando o pacote de equipamentos de segurança e comodidade do Spin. O modelo se destaca por ser a opção de veículo de sete lugares mais acessível e de maior sucesso do mercado nacional.
A principal novidade do Spin para a linha 2021 é a adoção do controle eletrônico de estabilidade e tração como item de série em todas as configurações.
A tecnologia reduz sensivelmente o risco de perda de controle do veículo em condições extremas ao limitar a velocidade quando ela se torna incompatível com a trajetória ou a aderência do piso.
“O controle eletrônico de estabilidade e tração chega para acompanhar uma crescente demanda por tecnologias de segurança sem abrir mão de sua maior virtude: o amplo espaço interno”, diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.
O crossover da Chevrolet ganha também assistente de partida em aclive, muito útil em saídas de semáforos e manobras em planos inclinados. O item funciona com as configurações de câmbio automático e manual, ambos de seis marchas.
O alerta de não afivelamento do cinto do passageiro chega para complementar o aviso referente ao do lado do condutor, já existente. Também extensiva a toda a gama estão o novo grafismo do painel de instrumentos e a inédita opção de cor Azul Eclipse para a carroceria.
Já o controlador de limite de velocidade é outra inovação e está disponível desde as configurações intermediárias. Teclas no volante permitem ao motorista determinar a velocidade máxima que o carro poderia alcançar em acelerações para evitar multas de trânsito, por exemplo.
Em relação a parte mecânica, a principal alteração fica por conta da nova geração da transmissão automática de seis marchas, de funcionamento mais suave e eficiente, em linha com os recentes lançamentos da Chevrolet, como os novos Onix e Tracker.
No caso do Spin, a transmissão AT6 foi especialmente recalibrada para trabalhar em harmonia com o motor 1.8 SPE/4 ECO Flex de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque.
Spin Activ ainda mais esportivo
A versão aventureira do Spin é a que traz a maior quantidade de novidades externas. A primeira delas é a adoção da gravata Chevrolet com fundo preto, exclusiva de configurações especiais da marca.
A cor preta passa a dar o tom também para os acabamentos da grade frontal, das molduras centrais inferiores do para-choque dianteiro e traseiro além dos estribos laterais e do rack de teto em formato de “U”.
Peças escuras com pintura fosca e outras com cobertura brilhante criam uma perfeita combinação com os demais detalhes visuais do veículo e ajudam a acentuar sua esportividade, incluindo as rodas aro 16 com superfície usinada, os faróis com máscara negra e guias de LED.
O Spin Activ está disponível nas configurações de cinco e sete lugares. Ambas pensadas para quem precisa de um automóvel funcional com amplo espaço para passageiros e carga. O porta-malas pode chegar a 756 litros com a segunda fileira de bancos toda avançada - quase o dobro da capacidade de SUVs da concorrência.
O crossover da Chevrolet conta com acabamentos premium na cabine. A conectividade fica por conta do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay além do sistema de telemática avançada OnStar com seus serviços exclusivos de segurança e proteção patrimonial.
A versão aventureira Activ assim como a de luxo Premier vêm equipadas de série com ar-condicionado, direção elétrica, transmissão automática, câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, entre outros.
A linha 2021 do Spin chega às concessionárias Chevrolet nas próximas semanas em quatro versões de acabamento: LS, LT, Premier e Activ.
A Ford lançou o “Serviço Sem Sair de Casa”, um programa inovador que oferece comodidade e segurança aos clientes, especialmente nesse período de distanciamento social. Com ele, não é mais preciso ir até uma concessionária para fazer a revisão ou a manutenção do veículo, basta preencher uma solicitação no site da Ford para agendar a sua retirada e entrega em domicílio.
A Ford adotou protocolos rígidos de higiene e atendimento seguro na sua rede de concessionárias, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, e os mesmos cuidados são observados no “Serviço Sem Sair de Casa”. Na hora combinada, um motorista devidamente equipado com itens de proteção, como máscaras e luvas, vai até a casa do cliente e faz junto com ele uma inspeção do veículo antes de levá-lo para a concessionária.
“Nesse momento em que as pessoas ainda enfrentam várias limitações à circulação, criamos o Serviço Sem Sair de Casa para que os clientes possam fazer a manutenção do seu carro com praticidade, conforto e tranquilidade, sem precisar se deslocar”, diz Joaquim Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul. “Além disso, eles têm a segurança de saber que serão atendidos com os protocolos mais abrangentes de higiene e proteção da saúde.”
Ao utilizar o novo programa, o cliente passa a ter um consultor à disposição durante todo o período em que o veículo estiver na concessionária. Ele pode acompanhar o andamento do serviço por meio da troca de mensagens com fotos e vídeos e, caso haja a necessidade de reparos não previstos, estes só são realizados após a comunicação e aprovação prévia do cliente.
Cômodo e rápido
João José Alves Neto, bioquímico de Natal, no Rio Grande do Norte, entrou em contato com a concessionária Divepe para fazer a revisão de 20.000 km do seu Ford Ka, quando ficou sabendo da existência do Serviço Sem Sair de Casa. Resolveu experimentar e ficou satisfeito. “O serviço é muito bom, uma facilidade muito grande agora que a gente não pode sair na rua. Pegaram o carro de manhã e à tarde devolveram ele pronto”, conta.
Para utilizar o “Serviço Sem Sair de Casa”, basta entrar na área de “Serviços Ford” do site www.ford.com.br. O cliente preenche um formulário informando seus dados, modelo do veículo, serviço desejado, endereço e forma pela qual deseja ser contatado, por telefone, e-mail ou mensagem.
É possível também ver as concessionárias Ford participantes do programa e escolher a de sua preferência. Após o envio do cadastro, a concessionária tem um prazo de até duas horas para responder ao cliente e dar sequência ao agendamento. O preço cobrado pela retirada e entrega do veículo é calculado com base na distância até a concessionária e compatível com o de outros serviços do gênero.
Além do procedimento completo de higienização feito por padrão em todos os veículos atendidos nas concessionárias da Ford, o cliente que desejar ter uma proteção adicional também pode solicitar o serviço de desinfeção Ford Clean, feito com a aplicação de um produto exclusivo de uso hospitalar.
“Junto com o Compre Sem Sair de Casa, o Serviço Sem Sair de Casa é mais uma inovação da Ford para oferecer comodidade e conforto aos clientes, nesse momento em que eles precisam de uma atenção especial para superar as limitações, preservando a sua saúde e mobilidade”, completa Pereira.
A Ford apresentou a nova F-150, picape da Série F que é, há 43 anos consecutivos, o veículo de trabalho mais vendido dos Estados Unidos. Desenvolvida para ser a mais resistente e versátil de todos os tempos e também a mais potente da categoria, ela chega ao mercado norte-americano no último trimestre deste ano – veja o vídeo.
“Desde 1948, os clientes da Série F confiam na Ford para ajudá-los a fazer o seu trabalho”, diz Jim Farley, diretor de operações da Ford. “A F-150 é nosso carro-chefe e produzida com o mais alto padrão para garantir que nossos clientes realizem o seu trabalho e continuem fazendo a diferença nas suas comunidades.”
A nova F-150 eleva o padrão das picapes grandes. Ela tem a maior capacidade de reboque, carga útil, torque e potência da categoria, além de novos recursos para aumentar a produtividade, inovações em conectividade, como atualizações sem fio, e um novo trem de força híbrido PowerBoost de 3,5 litros com gerador de força integrado, o Pro/ Power Onboard – veja o vídeo.
“Consideramos nosso dever entregar não só o que os clientes desejam e precisam, mas também o que eles nunca imaginaram ser possível”, diz Craig Schmatz, engenheiro-chefe da Ford F-150. “A F-150 será mais forte que nunca e, com atualizações completas de conectividade sem fio, abre um leque muito maior de aprimoramentos em potencial – desde atualizações do sistema até a oferta de novos recursos.”
Mais forte que nunca
A nova F-150 tem uma base forte e durável, composta por chassi fechado de aço de alta resistência e carroceria de liga de alumínio de alta resistência, de nível militar. Todos os seus painéis externos foram redesenhados, mantendo a aparência forte e arrojada, incluindo novo design dos faróis, capô e para-choques envolventes. Para-lamas dianteiros mais altos, novo vinco central e pneus três quartos de polegada maiores dão uma postura mais forte e poderosa à picape.
A linha oferece 11 opções de grade nas diferentes versões, com design diferenciado mas sem perder a identidade, além de novos apliques na tampa da caçamba. As novidades incluem faróis e lanternas traseiras de LED e estribos elétricos de acionamento rápido para melhor acesso lateral à caçamba.
A nova F-150 também é mais aerodinâmica. A grade dianteira com fechamento ativo, uma nova barragem de ar ativa e a nova geometria da cabine e da tampa traseira contribuem para reduzir o arrasto e o consumo de combustível. O interior foi totalmente redesenhado para aprimorar a experiência de uso, unindo estilo, conforto, praticidade e tecnologia, com materiais de qualidade, novas opções de cores e de armazenamento.
A F-150 traz uma nova tela central de 12 polegadas – de série nas versões XLT e acima – que permite dividir a tela e controlar várias funções simultaneamente, incluindo navegação, música e recursos do veículo. As versões de entrada e intermediárias da XL e XLT vêm com tela de 8 polegadas. Ambas oferecem acesso ao novo manual do proprietário digital, que permite encontrar as informações com facilidade, incluindo vídeos.
Um novo quadro de instrumentos digital de 12 polegadas, opcional, oferece várias informações sob demanda, além de gráficos e animações ativados pelos novos modos de direção selecionáveis.
Mais produtiva
A Ford usou seu profundo conhecimento dos clientes de picapes para criar novos recursos que levam a produtividade da F-150 a um novo nível.
O interior oferece como opcional uma bancada, o “Interior Work Surface”, que ajuda a transformar a picape num escritório móvel. Ela é ideal, por exemplo, para assinar documentos, trabalhar com um laptop de 15 polegadas ou fazer uma refeição no estacionamento. Todas as versões trazem a opção de bancos normais ou “poltrona do capitão”.
Sabendo que muitos clientes preferem o comando de câmbio no console, a Ford criou na F-150 uma alavanca retrátil que se dobra facilmente, ao apertar de um botão, e deixa o espaço livre para o trabalho quando estacionada.
As versões King Ranch, Platinum e Limited contam com a opção dos exclusivos bancos Max Recline, para o máximo conforto nas horas de descanso. Eles reclinam a quase 180 graus, com o assento subindo para se juntar ao encosto e a parte superior girando para a frente até 10 graus para total comodidade.
A F-150 também ganhou a opção de um compartimento com chave sob o banco traseiro para guardar objetos de valor ou longos, como varas de pesca ou plantas de arquitetura, e tem ainda um divisor para manter tudo organizado.
A picape vêm de série com novos grampos nas laterais da tampa da caçamba para a amarração de objetos longos, além de novas braçadeiras embutidas. Como opcional, há também uma superfície que transforma a tampa da caçamba em mesa de trabalho, com réguas integradas, suporte para dispositivo móvel, porta-copo e porta-lápis.
Outro opcional exclusivo é o Zone Lighting, que permite ligar e desligar luzes externas na picape pela tela do SYNC 4, ou remotamente com o aplicativo FordPass no celular, para trabalhar, acampar ou outras atividades à noite.
A nova F-150 também é a única do segmento a oferecer os sistemas de orientação de marcha à ré e de engate de trailer como opcionais. O assistente de ré usa as câmeras de alta resolução e gráficos para orientar o motorista na manobra com trailer. O assistente de engate de trailer torna a operação tão fácil quanto girar um botão.
Maior potência da categoria
O novo trem de força híbrido PowerBoost V6 de 3.5 litros foi projetado para gerar o maior torque e a maior potência da categoria. Disponível para todas as versões da F-150, da XL à Limited, ele é o único sistema híbrido completo do segmento, adicionando torque elétrico instantâneo ao motor EcoBoost V6 de 3,5 litros da Ford. Ele tem uma autonomia estimada pela EPA de mais de 1.100 km e capacidade máxima de reboque de pelo menos 5.400 kg.
O PowerBoost combina o reconhecido motor EcoBoost da Ford e a transmissão automática SelectShift de 10 velocidades com um motor elétrico de 35 kW (47 cv de potência) integrado à transmissão, além de um software calibrado especialmente para uso em picapes, incluindo modo de direção com carga /reboque.
O motor elétrico usa a frenagem regenerativa para recarregar a bateria de íons de lítio de 1,5 quilowatt-hora. A bateria é instalada de forma eficiente sob a picape, sem tirar espaço da cabine e da caçamba, e pode ser usada em ambientes com temperaturas extremas ou com carga pesada.
A F-150 tem também, como opcional, um gerador de força que pode ser usado para ferramentas, acampamentos e outras necessidades, o Pro Power Onboard, com potência de 2 kW com motores a gasolina. Na F-150 equipada com PowerBoost, o gerador tem potência de 2,4 kW, ou 7,2 kW como opcional. A energia é acessada por tomadas na cabine e até quatro tomadas de 120 V e 20 A montadas na caçamba. A versão de 7,2 kW inclui uma tomada de 240 V e 30 A. O sistema pode ser usado mesmo com o veículo em movimento para recarregar ferramentas.
A F-150 mais conectada de todos os tempos
A nova F-150 representa um grande passo da Ford na oferta de veículos conectados. Ela é a primeira picape grande da América do Norte a vir de série com atualizações sem fio para todos os sistemas do veículo, incluindo desde suporte à manutenção preventiva até novas funções e recursos para melhorar o desempenho. A maioria das atualizações será concluída em menos de dois minutos, na hora que o cliente quiser.
A picape vem de série com a nova central multimídia SYNC 4, ajudando seus proprietários a se manter conectados e produtivos, com um comando de voz mais natural, além de mapeamento em tempo real e informações personalizadas sob demanda. Sua tecnologia incorpora mais de 10 anos de inovação do SYNC, ajudando a minimizar as distrações com comandos de voz.
O novo SYNC 4 tem o dobro de poder de computação que a geração anterior e pode se conectar sem fio com smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, além de aplicativos pelo SYNC AppLink, como Waze e Ford+Alexa.
O novo sistema de som B&O da Bang & Olufsen, com oito alto-falantes, é disponível a partir da versão XLT, enquanto o sistema opcional B&O Unleashed, com 18 alto-falantes, incluindo no teto e encostos de cabeça dianteiros, é disponível nas versões Lariat, King Ranch, Platinum e Limited.
A Ford também oferece gratuitamente a assistência de chamada de emergência (911 Assist), que alerta automaticamente os serviços de emergência em caso de acidente, e o FordPass, aplicativo para celular que permite dar partida ou destravar o veículo à distância, além de controlar os novos recursos de iluminação externa, alerta de roubo de reboque, verificação de luz de reboque e gerador.
Tecnologias de assistência ao motorista
A nova F-150 oferece os recursos mais avançados de assistência ao motorista, reunidos no Ford Co-Pilot360 2.0. Desde a versão XL, ela vem de série com assistência de pré-colisão com frenagem de emergência e detecção de pedestres, câmera de ré com assistência dinâmica de engate, acionamento dos faróis e farol alto automático.
A F-150 também adiciona dez novos recursos de assistência ao motorista e é a única picape a oferecer o Active Drive Assist, que permite dirigir sem as mãos em mais de 160 mil quilômetros de estradas dos EUA e Canadá, com uma câmera que monitora a posição da cabeça e o olhar do motorista. Esse sistema permite que o motorista dirija sem as mãos em determinados trechos de estradas duplas e pré-mapeadas – se continuar mantendo a atenção na estrada – para mais conforto em viagens longas.
A picape já vem equipada com o hardware do Active Drive Assist e o software para habilitá-lo, previsto para o terceiro trimestre de 2021, poderá ser baixado sem fio ou instalado nas concessionárias, com cobrança adicional.
O assistente de cruzamento, que detecta a aproximação de veículos em curvas à esquerda e aplica os freios quando necessário, é outro recurso novo. A F-150 também é a única da categoria com um assistente de estacionamento de última geração, o Active Park Assist 2.0, que controla a direção, câmbio, freio e acelerador nas manobras em vagas paralelas ou perpendiculares.
O Ford Edge ST é um utilitário esportivo premium que impressiona tanto pelo porte e esportividade quanto pela tecnologia embarcada. Para mostrar algumas curiosidades que ajudam a tornar esse veículo tão especial a Ford produziu este vídeo.
Primeiro SUV no mundo a ostentar a grife ST (Sport Technologies), da Ford Performance, o Edge ST foi projetado para combinar o melhor de dois mundos: o desempenho de um esportivo com o conforto, espaço e segurança de um utilitário.
Seu motor V6 2.7 EcoBoost, com duplo turbo, gera 335 cv de potência e 54,4 kgfm de torque, com tração inteligente nas quatro rodas e suspensão com ajuste ST. O câmbio automático de oito velocidades inclui o modo Sport (S), que além de tornar as respostas do acelerador mais afiadas permite que o ronco do motor seja ouvido na cabine – quebrando o incrível silêncio interno para aumentar a emoção.
Na parte de segurança, além de oito airbags e vários recursos de assistência ao motorista, o Edge ST traz uma câmera de visão 180° na grade dianteira. Muito útil na saída de garagens, ela traz tranquilidade especialmente para quem tem crianças pequenas e animais.
Na cabine, junto com a central multimídia SYNC 3 e o som premium da Bang & Olufsen, outro mimo é o carregador sem fio para celular. Basta apoiar o aparelho no console para não ter de se preocupar com o nível da bateria.
A tecnologia é voltada também para o conforto. O porta-malas do Edge ST tem um sensor que permite abrir e fechar a tampa sem usar as mãos, o “hands free liftgate”. Basta um movimento do pé sob o para-choque traseiro, de posse da chave com sensor, para abrir e fechar a tampa – uma grande ajuda quando se está com as mãos ocupadas com bagagem.
A Ford Ranger registrou dois marcos importantes em junho: tornou-se a líder do segmento de picapes médias, com 1.736 unidades, e atingiu a maior participação de mercado da sua história, de 24,6%. As vendas da picape da Ford vem crescendo desde o lançamento da linha 2020, com inovações que foram muito bem recebidas pelos consumidores.
Além do novo design dianteiro, suspensão recalibrada e um sistema que facilita a movimentação da tampa da caçamba, a Ranger introduziu tecnologias exclusivas na versão atual, lançada em 2019. Sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito, piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa são alguns dos equipamentos que só ela oferece na categoria.
“A Ranger tem hoje o conjunto mais completo para atender tudo o que o cliente quer, seja em termos de desempenho, conforto e tecnologia como de custo de posse. Diferentemente de outros segmentos da indústria, as picapes estão sofrendo menos os efeitos do isolamento e a Ranger é o seu principal expoente, retornando ao mesmo patamar de vendas do período pré-Covid”, diz Reinaldo Faga, diretor de Vendas da Ford.
As ações da Ford e da sua rede de concessionárias para proporcionar comodidade e segurança aos clientes durante a pandemia também contribuíram para esse resultado. Como, por exemplo, o Compre Sem Sair de Casa, o financiamento com carência de 90 dias e parcelas reduzidas até dezembro de 2021, os novos protocolos de higiene nas revendas, o serviço de desinfecção de veículos Ford Clean e o Serviço Sem Sair de Casa.
Nas versões intermediárias, onde mantém uma folgada dianteira, a Ranger reforçou ainda mais a sua liderança em junho, chegando a mais de 50% das vendas com os modelos XLS. Como principais vantagens, a Ranger XLS oferece desempenho robusto e nível superior de equipamentos, com o menor custo de posse e o maior valor de revenda da categoria.
Nas versões topo de linha, a Ranger ficou com 15,4% de participação com as versões XLT e Limited, que combinam a performance do motor 3.2, tecnologias exclusivas de condução semiautônoma e o que há de mais avançado em conforto e segurança. A nova Ranger Storm, que tem recebido ótimas avaliações tanto por parte dos especialistas como dos consumidores, também colaborou para o sucesso da linha.
A Ford vai apresentar no próximo dia 13 a nova família Bronco, SUV global que revive o ícone 4x4 produzido durante três décadas nos Estados Unidos (de 1966 a 1996). A nova geração do modelo, ansiosamente esperada, será o primeiro produto lançado em horário nobre nos canais de transmissão a cabo, digital e de streaming da Disney nos EUA, incluindo ABC, ESPN, National Geographic e Hulu.
O público também poderá encontrar conteúdo exclusivo sobre o novo Bronco nos canais da Ford Motor Company dos EUA no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter, incluindo mais detalhes sobre o desempenho de cada modelo.
Nascido como um off-road de raiz, com três portas e tamanho compacto, o Bronco tornou-se um SUV grande nas quatro gerações seguintes, derivado das picapes Série F. O novo modelo, inspirado no original, tem como base a arquitetura global da Ranger e tecnologias avançadas.
“O Ford Bronco é um ícone que capturou a imaginação das pessoas e as inspirou a explorar os cantos mais remotos da América e do mundo desde os anos 1960”, diz Jim Farley, diretor de operações da Ford. “Nesse início de uma nova era para o Bronco, estamos orgulhosos de explorar os pontos fortes de aventureiros épicos e contadores de histórias da Disney para ajudar a dar vida ao Bronco e inspirar milhões de pessoas a se aventurar na natureza.”
A Ford havia programado inicialmente revelar a nova linha do Bronco em junho, no Salão de Detroit, com uma ambientação especial. Depois que a pandemia do coronavírus levou ao cancelamento do salão, a Ford revisou sua estratégia e adotou um formato capaz de atrair um público ainda mais amplo para a estreia.
“Na Disney, temos orgulho de criar cultura e alavancar nosso portfólio incomparável de marcas para contar histórias de maneira autêntica e criativa em momentos significativos”, diz Rita Ferro, presidente da Disney Advertising Sales. “Com a Ford, estamos reimaginando como pode ser a revelação de um produto, usando nossas melhores marcas de esportes, entretenimento e streaming para dar vida à nova família Bronco, de uma maneira que honra sua herança e proporciona aos espectadores uma experiência inesquecível.”
A apresentação do novo Bronco será feita no dia 13, com três filmes diferentes exibidos nos canais da ABC, ESPN e National Geographic nos Estados Unidos. No dia 14 de julho, os três filmes estarão disponíveis sob demanda no Hulu.
A Ford também vai abrir em 13 de julho as reservas do Bronco para o público nos Estados Unidos, com o pagamento de US$ 100 no site ford.com. Até a data da apresentação, os fãs podem acompanhar as últimas notícias e a contagem regressiva do Bronco pelo Instagram, em @FordBronco.
Sobre a Ford Motor Company Brasil
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919 e conta com uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Suas marcas automotivas incluem a Ford, a Ford Caminhões e a Troller. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 194.000 empregados e 66 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acesse www.corporate.ford.com .