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A presença imponente e marcante do Territory é realçada pelo seu porte e pelas linhas aerodinâmicas da carroceria, trazendo elementos do novo DNA de design de SUVs da Ford. Um deles é a característica grade trapezoidal dianteira, agora conectada aos faróis e com uma linha de capô mais alta, na cor preta.
“O porte grande, forte e ágil coloca o Territory mais próximo de carros de categoria superior. Ele refina a receita dos SUVs para oferecer uma nova experiência de conforto, requinte e tecnologia”, diz Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford.
Os faróis de LED com design alongado contêm detalhes de precisão técnica e dão uma mostra da tecnologia embarcada no veículo. As luzes de assinatura em LED, posicionadas nas extremidades do para-choque, ao lado dos faróis de neblina, alargam visualmente a frente do carro. Seu formato cumpre também uma função aerodinâmica, melhorando o fluxo de ar por fora das caixas de rodas.
A parte inferior do para-choque é de material texturizado na cor preta, resistente a riscos. Essa faixa escura percorre também as laterais e a traseira, dando unidade e proteção à carroceria. Um aplique inferior no para-choque, na cor prata, é outro item que reforça a robustez e esportividade.
Visto lateralmente, o Territory exibe um perfil dinâmico e esportivo, com capô alto, entre-eixos longo, traseira curta e bagageiro no teto. Os vidros ocupam uma proporção menor que o restante da cabine, remetendo à silhueta esportiva de um sedã.
“A linha de cintura mais alta na traseira e apontando para baixo na frente cria uma sensação de velocidade”, completa Sandrin. “Abaixo dela, a chamada linha de caráter segue o mesmo desenho, fazendo uma conexão entre os elementos da frente e da traseira. Já as caixas de rodas projetadas para fora aumentam a sensação de proteção para os ocupantes.”
A traseira imponente e esportiva tem grandes lanternas de LED conectadas por uma barra central, que serve de suporte funcional para a luz de placa e a câmera de ré. Acima dela, a assinatura Territory em letras cromadas é mais um elemento de estilo e personalidade.
No teto, o aerofólio traseiro com luz de freio integrada é acompanhado por racks laterais e antena tipo barbatana de tubarão. O para-choque tem um aplique inferior de cor prata, de onde saem as duas ponteiras de escapamento retangulares.
São seis as opções de cores da carroceria: Vermelho Vermont, Azul Santorini, Preto Toronto, Prata Maiorca, Marrom Roma e Branco Bariloche.
Interior sofisticado
Ergonômico, intuitivo e amigável, o interior do Territory impressiona pelo conforto e ótimo nível de acabamento, com materiais de qualidade superior. Na versão SEL o tom da cabine é escuro, na cor Black Charcoal. Os bancos, além de formato extremamente confortável e ergonômico, têm acabamento premium exclusivo. Na traseira, um descansa-braço rebatível com porta-copos integrado aumenta a comodidade dos passageiros, especialmente em viagens longas.
A versão Titanium tem interior claro, uma tendência no segmento premium, que amplia a percepção de espaço e conforto. Os bancos são revestidos parcialmente em couro de alta qualidade, com recortes perfurados, e trazem na frente um sistema exclusivo de aquecimento e resfriamento para manter a temperatura ideal em qualquer época do ano. A regulagem do banco do motorista é elétrica, em dez posições.
O teto solar panorâmico elétrico, incluído de série nas duas versões, torna a cabine ampla e iluminada. O console central elevado é outro elemento marcante que facilita o acesso aos comandos e contribui para criar um ambiente arquitetônico e tecnológico.
Materiais inovadores de acabamento, como os apliques imitando madeira, trazem um toque de sofisticação e sustentabilidade. Porta-objetos de vários formatos distribuídos no console central e na cabine permitem o aproveitamento total do espaço, com um local próprio de armazenamento para cada item, como: estojo para óculos, slot para cartão, porta-luvas, porta-copos, bolso no encosto dianteiro e compartimento sob o descansa-braço central.
O sistema de iluminação configurável em sete cores – outra exclusividade do Territory Titanium – permite personalizar a cabine de acordo com o estado de espírito do momento para aumentar o conforto e o relaxamento.
Líder em espaço
O Territory tem comprimento de 4.580 mm, a maior largura da categoria (1.936 mm, sem espelhos) e uma grande distância entre-eixos (2.716 mm) que proporcionam um padrão inédito de conforto para os passageiros – diferença sentida, principalmente, por quem viaja no banco de trás.
O novo SUV é líder da categoria em espaço nos bancos da frente, com medida do assento ao teto de 1.006 mm e vão livre para a cabeça de 56 mm. No banco traseiro, também é maior que os competidores diretos em espaço para pernas (1.000 mm) e para os joelhos (88 mm). Na distância entre os bancos dianteiro e traseiro (medida a partir do ponto H, localizado no quadril do passageiro), também é o maior, com 898 mm.
O porta-malas acomoda 348 litros até a altura da janela e, sem o porta-pacotes, de fácil remoção, chega a 420 litros para o transporte de volumes maiores. O seu formato oferece versatilidade para acomodar vários tipos de itens, desde malas a artigos esportivos e de lazer. Além disso, tem um assoalho plano que facilita o carregamento e descarregamento.
O ano mal começou e você e muitas pessoas já estão preocupados com o pagamento do IPVA. Mas embora esse seja um imposto pago anualmente, você sabe de fato o que é o IPVA e como ele é calculado?
Se você já tem um veículo ou está pensando em comprar, é fundamental ficar atento a esse artigo, ao longo da leitura nós vamos mostrar o que é o IPVA, como é feito o cálculo e a importância de manter o carro sempre em dia.
O que é IPVA?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, também conhecido como IPVA, é como o próprio nome já diz, um imposto que deve ser pago por proprietários de veículos automotores. Como, por exemplo, motos, carros, caminhonetes, caminhões e outros.
Esse tipo de imposto é cobrado anualmente, e os valores arrecadados são divididos entre o governo do estado, (que fica com 50 %) e o município onde o veículo está registrado (que fica com os outros 50% do valor).
Para facilitar a vida dos proprietários de veículos, geralmente os valores podem ser pagos à vista, ou de forma parcelada.
Como é feito o cálculo?
Se você já tem um carro ou está planejando comprar um ainda este ano, provavelmente você deve ser questionado: “Mas afinal,como é feito o cálculo do IPVA?” “E por que alguns veículos pagam um tributo muito mais alto do que outros?”
Para te ajudar a entender melhor a respeito desse assunto, vamos explicar como funciona o cálculo do IPVA de forma mais detalhada a seguir:
Base de cálculo e alíquota:
O IPVA é calculado de acordo com uma base de cálculo (valor de venda ou tabela FIPE) e sobre ela é aplicada uma alíquota, que pode variar de um estado para outro.
Aqui no estado de Minas Gerais, por exemplo, automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes, cabine estendida e dupla possuem uma alíquota de 4%.
Para outros tipos de veículo os valores dessas alíquotas variam entre 3% a 1%. No site da Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais você pode conferir com detalhes, as variações das alíquotas de acordo com o tipo de carro ou veículo que você possui.
Caso seu veículo seja de fora do Estado de Minas, você também pode conseguir essas informações, através do site do Detran, ou mesmo da Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo está registrado.
IPVA de veículos novos:
No caso de veículos novos, é usado como base de cálculo do IPVA o valor que consta na nota fiscal de venda do produto, que também pode ser chamado de valor venal ou valor de venda do veículo.
E sobre esse valor, é aplicada a alíquota do IPVA, como já mencionamos anteriormente.
IPVA de veículos usados:
Já no caso de veículos usados,é usado como base de cálculo a tabela FIPE, Que leva em conta o preço médio praticado no mercado referente ao veículo, no final do exercício anterior ao da cobrança,
E sobre esse valor, também é aplicada a alíquota do IPVA, como já mencionamos anteriormente.
A importância de manter os impostos em dia
Embora muitas pessoas não saibam, o pagamento do IPVA é imprescindível para que você continue circulando com o seu veículo.
Mesmo que você não faça o pagamento logo no início, você tem até a data do licenciamento do veículo para fazer a quitação do débito. Caso contrário, o veículo fica impedido de ser licenciado e consequentemente pode acarretar até mesmo numa apreensão do carro.
Nesse sentido, para evitar transtornos é fundamental ficar atento aos prazos de pagamento e manter os impostos do veículo sempre em dia. Assim você pode dirigir com segurança e sem receios.
A Ford acabou de falar que não produz mais veículos algum no Brasil e, com isso, o Ka saiu de linha bem como o EcoSport
Mesmo assim, existem motivos para quem gosta da marca não ter medo de comprar o hatch, o sedã ou o SUV enquanto eles ainda existem nos estoques. Não acredita? Então leia o listão!
1. Facilidade de peças
Carros de volume têm uma ótima vantagem: oferta grande de peças, sejam elas genuínas ou do mercado de reposição. Com a facilidade de entregar componentes, os preços caem. Além disso, a Ford sempre se destacou pela cesta de peças mais em conta nos segmentos do hatch, do sedã e do utilitário esportivo.
2. Pós-venda
Hoje são mais de 250 concessionárias, mesmo que perca algumas, ainda será uma distribuição de respeito e com bastante revendas espalhadas. Aliado à tradição da marca, isso significa facilidade para quem precisa fazer manutenção também.
3. Descontos
Os concessionários trataram de baixar os preços dos modelos em estoque. Um dos motivos para comprar Ka e EcoSport agora é justamente o abatimento, que em algumas lojas já passa dos 10%. A reportagem fez um levantamento de preços dos três modelos em 15 revendas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.
Mas você vai perguntar, com razão, sobre a desvalorização. Aí valem aquelas regras do mercado de seminovos. Se você vai ficar com o Ford Ka ou o EcoSport por três ou mais anos, essa desvalorização natural de automóvel que saiu de linha se esvai. E com esses abatimentos, há uma compensação a mais para essa depreciação que os veículos venham a sofrer.
4. Liquidez
Outro motivo para comprar Ka e EcoSport é que os dois modelos “giram” bem no mercado de seminovos e usados. Ou seja, não ficam muito tempo pegando poeira na loja. São veículos que são vendidos rapidamente. Versões como a Freestyle do Eco e a SE Plus, do Ka, tendem a ter liquidez melhor ainda.
Para dar um exemplo, o Ford Ka foi o sétimo veículo usado mais negociado do país em 2020, com mais de 237 mil unidades – isso contabiliza também a geração anterior do modelo -, e esse cenário não deverá mudar radicalmente porque o modelo saiu de linha.
5. Conjunto mecânico
A Ford sempre se destacou em ter motores bons. Zetec, Sigma, Duratec… Com a gama compacta, a marca norte-americana caprichou neste “fim de vida”. Os modelos usam opções de propulsores da linha Dragon, considerados por muitos como o melhor três-cilindros do mercado.
Ka e Ka Sedan podem ser equipados com o 1.0 12V de 85/80 cv e 10,7/10,2 kgfm a 3.500 rpm e o 1.5 12V de 136/128 cv e 15,3 kgfm a 4.750 rpm. O Eco usa o mesmo 1.5, só que com potência de 137/130 cv e torque de 15,6 kgfm a 4.500 rpm. A versão topo de linha Storm do SUV é a mais nervosa e divertida, com o 2.0 quatro cilindros aspirado da família Duratec, com injeção direta, 176/170 cv e 22,5/20,6 kgfm.
O bom é que a Ford abandonou a problemática transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift, que deu dor de cabeça à maioria dos proprietários. No lugar, entrou o câmbio automático por conversor de torque e seis marchas, que caiu com uma luva nos motores Dragon.
A visão de futuro da General Motors é o mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. A chave para isso é a eletrificação.
A GM foi pioneira na eletrificação de veículos há 25 anos e apresentou o primeiro carro elétrico (EV) acessível e de alta autonomia do mundo – o Chevrolet Bolt – justamente na CES (Consumer Electronics Show) há alguns anos.
"Hoje, a penetração global de mercado dos EVs é de cerca de três por cento. Acreditamos que tudo está prestes a mudar. Este momento provará ser um ponto de inflexão. O momento em que a dependência de veículos movidos a gasolina e diesel começará a transição para um futuro totalmente elétrico. E a GM pretende liderar essa mudança. Temos a tecnologia, o talento e a ambição para cumprir esse compromisso”, afirmou Mary Barra, CEO da GM, na palestra de abertura do CES 2021.
Ultium
A Ultium é uma plataforma de EVs em hiperescala com o poder de transformar quase todos os tipos de veículos em elétricos. É uma combinação de arquitetura de bateria inovadora, sistemas de propulsão elétrica altamente flexíveis e uma célula de bateria comum que fornecerá energia a toda uma gama de veículos elétricos de nova geração.
“A base da nossa abordagem com essa plataforma é um design de célula único e comum que pode ser usado em todos os nossos veículos. Essas serão as melhores células do setor, otimizadas para fornecer energia suficiente para vários projetos de veículos. Fabricamos essas células internamente como parte de uma joint venture com a LG Chem”, revelou Mei Cai, gerente de laboratório da GM.
As células produzirão 60% mais capacidade de energia do que as existentes hoje e usarão um design retangular plano, que reduz o espaço entre células e pode ser empilhado com mais eficiência em módulos para maior densidade de energia em um espaço menor.
O empilhamento vertical de células dentro dos módulos nos ajuda a construir caminhões, SUVs e grandes crossovers. O empilhamento horizontal permite veículos de desempenho rebaixado. E entre os dois, há a plataforma para crossovers de tamanho médio e compacto.
A General Motors será a primeira montadora a usar um sistema de gerenciamento de bateria quase totalmente sem fio para seus veículos elétricos. O sistema monitora e equilibra a química da célula em uma base constante, garantindo desempenho ideal e capacidade de carga.
Finalmente, os módulos são colocados na bateria do veículo - um invólucro estrutural que se dobra como parte do chassi do veículo e protege as células de danos em caso de acidente.
O resultado de todas essas inovações é uma bateria que produzirá até 724km de alcance com uma única carga, com custo quase 40% menor e com 25% menos peso do que as baterias elétricas atuais.
“Já estamos trabalhando em nossa química de bateria de alta energia de nova geração que reduzirá ainda mais a dependência de cobalto e níquel, ao mesmo tempo em que reduz os custos em 60% em comparação às baterias atuais. Estimamos que essas baterias de metal de lítio fornecerão o dobro da densidade de energia até mesmo da célula de bateria de Ultium, fornecendo um alcance de 800 a 950km com uma única carga”, explicou Mei Cai.
A Vehicle Intelligence Platform (VIP) da GM possui e software que mantém tudo funcionando. É uma nova arquitetura elétrica digital inovadora que fornece comunicação mais rápidas entre os sistemas do veículo e o mundo exterior e é capaz de gerenciar 4,5 terabytes de potência de processamento de dados por hora - um aumento de cinco vezes na capacidade em relação à arquitetura elétrica atual da GM.
Ultifi e OnStar
“Queremos reimaginar todo o conceito de propriedade e direção de veículos. E estamos chamando essa experiência reimaginada de Ultifi”, disse Travis Hester, diretor de EV da GM.
Ultifi é a promessa de uma experiência EV mais pessoal - colocando o motorista no controle. Uma plataforma única e unificada que simplifica a descoberta e gerenciamento dos seus produtos e serviços GM.
E no centro de tudo isso estarão as novas experiências de aplicativos móveis - myCadillac, myChevrolet, myGMC e myBuick.
O OnStar oferece serviços remotos para clientes da GM há 25 anos. Mas, no futuro, ele irá alavancar os dados telemáticos do veículo para personalizar prêmios de seguro com base em seu comportamento de direção individual - dando às pessoas a capacidade de influenciar diretamente o custo de propriedade e operação de seu veículo. E com o tempo, teremos a capacidade de integrar a resposta automática a falhas com o seguro OnStar, para ajudar a otimizar todo o processo de sinistros.
Super Cruise
O Super Cruise é o primeiro sistema de assistência ao motorista verdadeiramente autônomo da indústria. É único, pois usa um sistema de atenção ao motorista para detectar se ele está prestando atenção suficiente à estrada à frente. Caso contrário, a barra de luz do volante pisca para alertar o motorista para voltar sua atenção à estrada.
“Estamos trazendo o Super Cruise para 22 veículos GM até 2023. Isso inclui o Chevrolet Bolt EUV. O Bolt EUV será o primeiro Chevrolet, e o primeiro EV da GM, a apresentar o Super Cruise”, adiantou Travis Hester CEVO (Chief Electric Vehicle Officer) da GM.
EVerybody In
O início da era EV representa a mudança mais significativa no design dos veículos desde os anos 1920.
Enquanto o mundo se prepara para ficar totalmente elétrico, designers estão repensando como toda uma gama de veículos elétricos deve ser.
A modularidade da Ultium oferece flexibilidade incrível, com três configurações arquitetônicas principais para serem usadas pela Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac. “Somos capazes de acelerar o processo de design, ajudando a entregar uma linha completa de veículos em tempo recorde”, destacou Michael Simcoe, líder de design da GM.
Nos próximos cinco anos, a General Motors apresentará 30 novos EVs globalmente, representando uma gama de opções, sejam quais forem suas prioridades.
Também haverá novos veículos da Buick com uma estratégia renovada baseada em eletrificação, conectividade e direção inteligente.
GMC Hummer EV
“O Hummer EV é a personificação mais clara do que queremos dizer quando falamos que qualquer veículo pode ser um EV. Este é o primeiro Super Truck totalmente elétrico do mundo”, destacou Aaron Pfau, engenheiro líder de desenvolvimento da Hummer EV,
O GMC Hummer EV será capaz de acelerar de zero a 100km/h em cerca de 3 segundos, com 1.000 cavalos de potência e 11.500 libras-pés de torque.
Além disso, o carro conta com “Modo Terrain”, com um pedal de direção, e tecnologia de aprimoramento de som de veículos elétricos Bose.
No modo Terrain, o GMC Hummer EV oferece direção de um pedal para direção precisa em baixas velocidades durante off-road e superfícies rochosas. Ele combina o controle preciso do torque imediato fornecido pela propulsão EV com freios de fricção para fornecer um nível de modulação que vai além das possibilidades de um motor movido a gasolina ou diesel.
O modo “Watts to Freedom” constrói uma experiência inteira em torno desse sprint de 0-100km/h. O toque duplo do botão de controle de tração aciona um pedido de confirmação de que você está prestes a fazer algo especial. O reconhecimento faz com que o veículo abaixe e as temperaturas dos componentes eletrônicos da bateria sejam otimizadas em preparação para o fornecimento de potência total. O assistente de direção diz para você pisar no freio quando o assento e o subwoofer começarem a tremer. Então, você aplica o acelerador, e assim que atingir os níveis exigidos, solta o freio e segura.
A tecnologia de aprimoramento de som para veículos elétricos da Bose faz sua estreia no GMC Hummer EV. Ela incorpora riffs de guitarra, feedback de alta frequência e inspiração do automobilismo de Fórmula-e para comunicar a sensação de potência e torque que você desbloqueou em “Watts to Freedom”.
Cadillac LYRIQ
O Cadillac LYRIQ é a integração artística de tecnologia para uma experiência de direção mais íntima e oferece uma nova experiência sensorial.
Uma camada de tecnologia e coreografia de luz que o atrai para dentro e torna-o intimamente ligado ao seu veículo. Reconhecendo seu motorista, o LYRIQ prepara a cabine para a viagem e continua o ritmo de luz de fora para dentro.
O LYRIQ também possui uma tela curva de LED avançado de 33 polegadas, diagonal, que fornece uma interface de usuário personalizável com capacidade para exibir um bilhão de cores.
A GM trabalhou com o Territory Studio e a Rightpoint - duas empresas com experiência única em estratégia criativa, design e tecnologia - para ajudar a desafiar as expectativas e dar vida à visão da Cadillac.
“Embora tenhamos anunciado que o GMC Hummer EV aproveitará o Unreal Engine da Epic Games usado para fazer o Fortnite, podemos anunciar que também usaremos a tecnologia do Cadillac LYRIQ para dar vida às informações de exibição de forma envolvente, com perspectiva 3D”, anunciou Candice Willett, designer de criação avançada.
Essa camada de tecnologia continua na realidade aumentada, display heads-up que incorpora a navegação diretamente em seu campo de visão. E combinado com a tecnologia de assistência de direção Super Cruise de nova geração, ajuda a fornecer confiança e controle.
Cadillac CELESTIQ
Se o Cadillac LYRIQ é a nova cara da inovação da Cadillac, o totalmente novo Cadillac CELESTIQ é sua expressão máxima.
A arquitetura da plataforma Ultium forneceu um novo espaço e trouxe a liberdade para integrar mais tecnologia. O resultado é uma presença dramática, com perfil baixo e proporções traseiras.
E com tração e direção nas quatro rodas, e teto de vidro, ele celebra o extraordinário. Esse teto será o primeiro com vidro inteligente de dispositivo de partículas suspensas de quatro quadrantes. Isso permite que cada ocupante do veículo defina seu próprio nível de transparência, enquanto a tonalidade das cores combina com o ambiente e o humor dos ocupantes. Uma experiência individual para cada ocupante será uma característica marcante do Cadillac CELESTIQ.
Portfolio Cadillac
“Pretendemos continuar esta trajetória de design da Cadillac, entregando experiências que refletem as possibilidades e probabilidades do transporte futuro”, afirmou Simcoe.
O Veículo Autônomo Pessoal (PAV) - é um conceito de design que oferece um espaço de socialização para grupos familiares ou de amigos passarem algum tempo juntos em seu trajeto.
A assinatura de luz vertical é coreografada para saudar e atrair os passageiros para dentro. O amplo teto de vidro mantém o grupo conectado com o exterior, mas incentiva os olhos a se voltarem para dentro, para se concentrarem uns nos outros e no seu próprio bem-estar.
Os sensores biométricos leem os sinais vitais dos passageiros para ajustar a temperatura, umidade, iluminação, ruído ambiente e até mesmo aromas para o conforto ideal, enquanto o controle de voz e o reconhecimento de gestos manuais tornam os ajustes do interior intuitivos.
É um espaço para sentar, relaxar e chegar com estilo.
O drone de decolagem e pouso vertical, ou VTOL, é a primeira incursão da GM em mobilidade aérea. Estamos nos preparando para um mundo onde os avanços da tecnologia elétrica e autônoma possibilitem as viagens aéreas pessoais. O VTOL encontra você no telhado e o deixa no heliponto mais próximo de seu destino.
O VTOL usa um motor EV de 90 kWh para alimentar quatro rotores, bem como comunicações ar-ar e ar-solo. Como passageiro, representa o espaço pessoal e uma visão panorâmica do mundo que passa abaixo de você e é um vislumbre de como a autonomia e o luxo de um Cadillac podem ser num futuro não muito distante.
“Temos outros conceitos chegando, incluindo um luxuoso dois lugares projetado para você e alguém especial para descomprimir, relaxar e desfrutar de uma experiência multissensorial coreografada para viagens mais íntimas”, revelou Simcoe. E complementa: “Cada conceito reflete as necessidades e desejos dos passageiros em um determinado momento e a visão da GM sobre o futuro do transporte. Este é um momento especial para a General Motors, pois reimaginamos o futuro do transporte pessoal, para os próximos cinco anos e além”.
Eletrificando uma indústria
O BrightDrop é um novo negócio da GM que reimagina a entrega comercial e a logística para um futuro totalmente elétrico. Ele fornece um ecossistema de produtos inteligentes e conectados, incluindo veículos elétricos e serviços habilitados por software e oferece às empresas de logística comercial uma plataforma para o crescimento sustentável.
O BrightDrop representa uma abordagem totalmente nova, com uma plataforma dedicada que aproveita o Ultium para fornecer exatamente o que os clientes estão pedindo. Tem como objetivo fornecer a este setor os produtos, software, serviços e suporte de que necessita para transportar mercadorias da prateleira do armazém para a porta do consumidor, da forma mais eficiente e segura possível.
O BrightDrop fez uma parceria com a líder global de logística expressa, FedEx Express.
Além dos EVs
A eletrificação será um catalisador para uma série de novas experiências. E isso inclui os veículos autônomos, que transformarão nossa experiência diária.
Liderando o desenvolvimento de veículos autônomos está a Cruise - a start-up autônoma apoiada pela General Motors.
A Cruise atingiu removeu o motorista humano do volante e agora está testando carros totalmente sem motorista nas ruas de São Francisco (EUA).
No início de 2020, o Cruise Origin foi lançado. Foi o primeiro veículo totalmente elétrico feito sob medida para os negócios de compartilhamento de viagens e entrega. Também, foi anunciado que o Cruise Origin será produzido na Factory Zero, que é a fábrica da GM dedicada a construir veículos movidos pela tecnologia de bateria Ultium.
“Como você sabe, nossa missão não é apenas construir tecnologia de direção autônoma ou um carro autônomo, é construir um meio de transporte que seja mais seguro, mais limpo, mais barato e acessível do que o que existe hoje e estamos no prestes a fazer isso graças à nossa parceria com a GM”, disse Kyle Vogt, co-fundador e CTO da Cruise.
Compromisso
“Se esta ambição, talento e tecnologia não resultarem em um mundo mais seguro para todos, então não terá atingido a plenitude do seu potencial. Queremos que todos tenham a oportunidade de se juntar a nós e fazer parte deste movimento. Queremos que todos tenham a oportunidade de dirigir os veículos que estamos construindo. E que cada comunidade se beneficie de ruas mais seguras, silenciosas e verdes”, declarou Barra.
A indústria automotiva comercializou 1,9 milhão de automóveis e comerciais leves ao longo de 2020. A marca que melhor performou no período foi a Chevrolet, com uma participação de mercado de 17,4% e 338,6 mil unidades vendidas. Este é o quinto ano consecutivo de liderança da marca no Brasil, um feito inédito para a General Motors no país.
“Num ano em que a sustentabilidade do negócio foi o grande desafio, também pela forte desvalorização do real frente ao dólar que está impactando no aumento generalizado dos preços dos carros, a liderança da Chevrolet é consequência de uma estratégia vencedora. Intensificamos o foco no varejo, onde a marca ampliou sua liderança para quase 6 pp em relação ao concorrente mais próximo”, destaca Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
O portifólio Chevrolet renovado e a expansão de tecnologias inovadoras de segurança, eficiência energética e conectividade – tudo alinhado com os novos anseios do consumidor – foram fundamentais para essa conquista, assim como uma rede de concessionárias forte e digitalizada.
O executivo confirma também que os investimentos planejados pela GM previamente à pandemia estão sendo retomados. Os aportes somam R$ 10 bilhões no Estado de São Paulo e são estratégicos para o desenvolvimento e a produção de veículos inéditos, além da ampliação da oferta de equipamentos, entre eles os exclusivos OnStar e o Wi-Fi nativo.
Somando o plano do quinquênio anterior, de R$ 13 bilhões, a GM aportará o maior montante de investimentos de uma empresa na história da indústria automotiva brasileira no período de uma década.
Onix é hexacampeão, Onix Plus e Tracker disparam em vendas
O Chevrolet Onix foi mais uma vez o carro preferido do consumidor brasileiro, terminando 2020 com 135,3 mil unidades emplacadas. Este é o sexto ano consecutivo de liderança, mas o primeiro cheio desde a chegada da nova geração do hatch, lançada no fim do ano retrasado. Vale destacar que o modelo ganhou recentemente novidades, como a inédita versão RS, de design esportivo.
A Chevrolet liderou também entre os sedãs, com o Onix Plus. No ano, foram 83,4 mil unidades emplacadas, fazendo dele o modelo com maior crescimento em volume de vendas em relação a 2019. O Onix Plus também se destacou no ranking geral, terminando 2020 como o terceiro na classificação – é a primeira vez que as versões hatch e sedã de um mesmo modelo de passeio ocupam o pódio de emplacamentos.
Outro produto de sucesso da marca foi o Tracker, cuja nova geração começou a ser comercializada nacionalmente a partir de março. Com 49,3 mil unidades emplacadas no ano, o modelo foi o SUV com maior crescimento em volume de vendas, fato relevante principalmente se considerarmos que o segmento é hoje o mais competitivo da indústria. Aliás, o Tracker bateu em dezembro seu recorde histórico de vendas ao alcançar a marca de 6,7 mil unidades negociadas.
Apresentada no início do segundo semestre com atualizações visuais, mecânicas e tecnológicas para acompanhar a evolução do pujante setor do agronegócio, a S10 somou 26,6 mil unidades emplacadas no ano. Desde a chegada do novo modelo, ofertado com o sistema Wi-Fi nativo, a picape da Chevrolet vem apresentando um forte crescimento justamente quando celebra seus 25 anos de trajetória no mercado brasileiro e o marco de 1 milhão de unidades produzidas no país.
O ano vai ficar marcado para a Chevrolet também pelo ingresso da marca no segmento dos veículos elétricos, com o Bolt EV, que começou a ser entregue aos clientes em fevereiro de 2020. Mais de 100 unidades do modelo já foram emplacadas no país e, devido a boa aceitação, um novo lote foi importado dos Estados Unidos com previsão para ser consumido ao longo deste ano. O Bolt EV se diferencia pelo conjunto formado pelo design inteligente, elevada autonomia das baterias e performance do motor de zero emissão.
Apesar dos desafios, 2020 também foi de conquistas para outros produtos do portfólio. Enquanto o Spin ganhou controle eletrônico de estabilidade de série, os SUVs Equinox e Trailblazer registraram recordes mensais de vendas no decorrer do ano. Já o Camaro, além de atualizações visuais, entrou para o time dos carros conectados com a adoção do Wi-Fi nativo e do sistema OnStar, que completou cinco anos de existência no país com mais 215 mil veículos ativos – 80% de crescimento em comparação ao ano anterior.
No motorsport, o Chevrolet Cruze de competição se consagrou campeão pelo quarto ano consecutivo da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional.
A Ford vai oferecer na nova F-150 2021 nos Estados Unidos uma nova opção de bancos, chamados Max Recline, que podem reclinar quase 180 graus e se transformar em uma cama, com o mesmo padrão de conforto da primeira classe dos aviões.
Os novos bancos geraram cinco patentes vinculadas ao processo de montagem e design e são um item exclusivo da Ford Série F, picape mais vendida dos Estados Unidos há 43 anos consecutivos, dentro da categoria.
No desenvolvimento da nova F-150, a equipe de conforto da Ford estudou como os clientes usam as picapes na vida diária, gravando centenas de horas de vídeo no campo. Os bancos Max Recline foram feitos para o cliente que precisa de uma soneca rápida entre os turnos de trabalho, quer um lugar confortável e seco para dormir no acampamento ou um local para descansar durante um torneio esportivo de um dia inteiro.
“Sabemos que o pessoal que trabalha em canteiros de obras e mineração usa a cabine da picape para cochilar nos intervalos e aprendemos que os proprietários comuns fazem o mesmo”, diz Jackie DiMarco, diretora da linha de picapes da Ford nos EUA. “Quando eu levava minhas filhas para torneios de hóquei, entre os jogos uma dormia no banco de trás e a outra ficava no chão da minha picape. Isso reforçou a ideia de que precisávamos corrigir isso.”
Os engenheiros da Ford testaram vários conceitos dos novos bancos, refinando o movimento e o conforto até chegar ao formato final, que tem funcionamento simples e não exige motores adicionais. Seu mecanismo eleva parte do assento em 9 centímetros para criar uma superfície plana e apoiar a parte inferior das costas. O encosto superior também ganhou um suporte para apoiar o pescoço, aumentando o conforto e a produtividade dos usuários.