Notícias

Você comprou um Chevrolet Onix, por exemplo, e gostaria que ele tivesse freio a disco nas quatro rodas. A maioria dos carros possui o sistema apenas nas rodas dianteiras, já que elas são responsáveis por 70% da força de frenagem de um carro. Será que é possível comprar um kit, com discos e pinças e fazer a instalação? Conversamos com dois especialistas para descobrir.

A resposta é sim. É possível trocar os tambores pelos discos, mas não vale a pena: as vantagens são pequenas e os custos são enormes. “Dá para fazer. O custo é proibitivo (risos)”, afirma Francisco Satkunas, engenheiro mecânico e conselheiro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE).

Comparado ao tambor, o disco é mais eficiente e tem melhor ventilação, ou seja: esquenta menos e por isso funciona melhor, mesmo com mais horas de uso. Mas o tambor dá conta do recado e cumpre muito bem sua função. “Freio a disco nas quatro rodas tem um apelo mercadológico que se assemelha a carros de alta performance. As montadoras viram que para um determinado tipo de cliente era um motivador de compra”, afirma Satkunas.

Mas não acredite que a mudança irá te salvar. "Um carro 1.0 que já passou de 150 km/h, não para nem com tambor, nem com disco numa situação de emergência”, afirma Valter Nishimoto, engenheiro mecânico. De acordo com o especialista, a troca só é indicada em carros preparados para competições e provas de arrancada, por exemplo.

Se mesmo assim você quiser fazer a substituição, saiba que será necessário mudar a tubulação de freio e o sistema de freio de estacionamento, além de comprar pinças e discos. O carro também terá que passar por uma nova calibração e balanceamento. “Eu jamais compraria um carro que alguém se aventurou em colocar discos. Sem contar que você perde a garantia da montadora”, afirma Satkunas.

A calibração é essencial, pois o sistema de freios original é projetado para suportar a distribuição de peso do veículo durante seu uso. Ao modificar as linhas, um novo estudo de transferência de carga é necessário.

 

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2017/11/oficina-meu-carro-tem-freio-tambor-na-traseira-posso-substituir-por-disc

Escolher o tipo ideal de película para o seu carro pode não ser uma tarefa tão simples. Isso porque no mercado existem diversos tipos, marcas, espessuras e finalidades. Algumas, inclusive, nem são permitidas por lei. Conversamos com o Detran-SP, com o engenheiro de aplicação de películas para vidro da 3M, Felipe Yenikomochian, e com o proprietário da oficina Hirota Produce, Nelson Hirota, para resumir as principais informações sobre películas de proteção automotiva.

Quais as películas mais procuradas?

No mercado, as mais comuns são as de escurecimento e antivandalismo. A primeira tem a função de dar mais privacidade aos ocupantes e reter o calor. Já a segunda tem a finalidade de proteger o motorista e passageiros, evitando que o vidro estoure com “facilidade” caso seja atingido. Porém, ela está longe de fazer a função da blindagem. Para ambas, existem diversas espessuras e colorações.

2 Qual a espessura mais recomendada?

Não há uma recomendação exata, pois o cliente deve ser aconselhado pelo profissional de acordo com suas necessidades e o modelo do carro. No entanto, a aplicação mais comum é da chamada PS4 (com espessura de 0,1 mm). As opções ultrapassam a classificação PS10 (com cerca de 0,25 mm de espessura).

3 Quais as principais cores disponíveis no mercado?

As mais comuns são as películas G20, G5 E G35. A primeira é considerada “padrão”, a segunda tem cor similar à de um saco de lixo, enquanto a terceira é bem clara. Existem também películas espelhadas, metalizadas e coloridas.

4 O que a lei diz?

Segundo o Contran, o limite mínimo de transparência dos vidros deve ser de 75% no para-brisa incolor, 70% no para-brisa colorido (temperado/degradê) e nos vidros das janelas das portas da frente e 28% nos demais vidros (janelas laterais traseiras e vidro traseiro). Portanto, a película na cor G5 é proibida por lei. Ainda segundo o órgão, “o motorista que utilizar película com índice inadequado poderá ser autuado e receber cinco pontos na habilitação, pois essa é considerada uma infração grave. Além disso, terá de pagar multa no valor de R$ 195,23 e o veículo será retido para regularização”.

5 Quais os valores?

Variam de acordo com o tamanho do veículo e espessura. Em relação às películas antivandalismo para carros pequenos, como um Chevrolet Onix ou Hyundai HB20, o valor inicial é de R$ 690. Já para carros maiores, como um Honda CR-V, sai na faixa de R$ 900 a R$ 990. O preço inicial das películas de escurecimento é de cerca de R$ 200. Existem películas que fazem a função antivandalismo e escurecimento ao mesmo tempo.

6 Como funciona a aplicação?

Quanto mais grossa, mais difícil de instalar a película. Por isso, normalmente é possível colocá-las sem a necessidade de retirar o vidro até a espessura PS8 (de 0,2 mm). No entanto, alguns profissionais preferem sempre retirar o vidro para aplicá-las por dentro, independentemente da sua grossura.

7 Qual a durabilidade?

Apesar de normalmente terem de 10 a 15 anos de garantia para descolamento ou desbotamento, elas costumam ser resistentes e durar vários anos.

 

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2017/10/7-duvidas-sobre-peliculas-para-os-vidros-dos-carros.html

A Ford resolveu mexer no Fiesta após a chegada de novos hatches com pretensão premium, Fiat Argo e Volkswagen Polo. A linha 2018 do modelo foi apresentada nesta quinta-feira (23). Mas não se engane. As mudanças foram discretas, e estão concentradas na dianteira.

A gama foi reduzida, de 10 versões para 8. Veja os preços:

  • SE 1.6 manual – R$ 56.690 (era R$ 53.660)
  • SE Style 1.6 manual – R$ 59.590 (era R$ 56.590)
  • SE Plus 1.6 automatizado – R$ 62.390 (não existia)
  • SEL 1.6 manual – R$ 61.090 (era R$ 58.590)
  • SEL 1.6 automatizado – R$ 65.390 (era R$ 63.190)
  • Style 1.0 EcoBoost automatizado – R$ 69.790 (não existia)
  • Titanium 1.6 automatizado – R$ 71.190 (era 68.990)
  • Titanium Plus 1.6 automatizado – R$ 75.190 (era R$ 73.090) 

    O que mudou?

    A Ford afirma que a nova geração do Fiesta, apresentada no Salão de Frankfurt deste ano, é exclusiva para a Europa, e não será vendida no Brasil.

    A solução local foi “dar um tapa” no visual do modelo nacional, tendo como inspiração o europeu.

    Apesar da nova grade, mais larga, e do novo para-choque, os faróis não tiveram o formato alterado. O mesmo se aplica na lateral e na traseira. Apenas as luzes das lanternas ganharam um novo arranjo, presente na geração anterior do modelo europeu. 

    No interior, a maior novidade é a central multimídia Sync 3, já presente no EcoSport.

    Ela está disponível a partir da versão SE Plus. Com a tela de 6,5 polegadas colorida, foi possível adicionar também a câmera de ré, outro item inédito no modelo. 

    O que não mudou?

    Por outro lado, seguem alguns antigos vícios – caso da minúscula tela do computador de bordo no quadro de instrumentos e dos botões auxiliares da central multimídia, que por sinal fica posicionada em posição bastante elevada no painel.

    Ao contrário do EcoSport, o Fiesta não recebeu melhorias mecânicas. Seguem duas opções de motor e duas de câmbio.

    O 3 cilindros 1.0 turbo EcoBoost, que antes era oferecido em 2 versões, e agora é exclusivo da Style. Ele desenvolve 125 cavalos e 17,3 kgfm. 

     

    Fonte:https://g1.globo.com/carros/noticia/ford-fiesta-ganha-tapa-no-visual-e-parte-de-r-56690.ghtml

Os nomes dos agentes de trânsito estarão disponíveis para busca na internet, informou o Ministério das Cidades nesta segunda-feira (30). A nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os órgão de trânsito publiquem na internet pesquisa em listagem, com os nomes e códigos do agente autuador ou autoridade de trânsito, que atuam na fiscalização.

“O intuito é ter mais transparência no processo e a garantia de ampla defesa, ou seja, no âmbito do Auto de Infração de Trânsito, isso possibilitará ao infrator ter acesso a todos os meios necessários à sua defesa”, disse o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Contran, Elmer Vicenzi.

A lista deve estar disponível em cada órgão que compõe o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A medida vale para todos os agentes de fiscalização de trânsito de todos os órgãos e entidades executivos de trânsito, incluindo as polícias, informou o Ministério das Cidades.

Para o governo, a resolução, que já entrou em vigor, serve como garantia ao cidadão, para ficar ciente do que acontece no processo administrativo ou judicial de seu interesse, bem como o direito de se manifestar na relação processual.

“A determinação, além de visar à ampla defesa, contraditório e transparência, possibilitará verificar a eficácia do ato, contribuindo para a segurança jurídica dentro da Administração Pública”, afirmou Vicenzi.

Na semana passsada, o presidente Michel Temer vetou projeto que autorizava o uso de armas de fogo por agentes de trânsito. A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em setembro e vetada, segundo a assessoria de Temer, por orientação do Ministério da Justiça.

 

fonte: https://g1.globo.com/carros/noticia/agentes-de-transito-terao-nomes-divulgados-na-internet.ghtml

É muito importante para a segurança das pessoas participantes do ambiente de trânsito que o condutor esteja devidamente habilitado para trafegar nas vias públicas.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) além de comprovar que o motorista está habilitado para dirigir, dá ao condutor inúmeras vantagens como, por exemplo, a praticidade de não precisar depender de transporte coletivo, a possibilidade de ir para qualquer lugar e a qualquer hora, a agilidade de locomoção e, consequentemente, um ganho extra de tempo.

Portanto, não é por acaso que cada vez mais pessoas procuram fazer a CNH e, assim, ficarem habilitadas legalmente para dirigir.

Esse procedimento é bem complexo. Por isso, trago o passo a passo de algumas etapas necessárias para a sua liberação.

O processo tem início com um exame de aptidão física e mental do candidato, além de uma avalição psicológica.

Após esses procedimentos, o candidato deverá frequentar aulas teóricas e realizar uma prova sobre o conteúdo estudado. Em seguida, terá aulas de direção e também fará a prova prática.

Começando a dirigir

Tendo passado pelo estágio das aulas, será fornecida, ao candidato, uma Permissão para Dirigir com validade de um ano, também conhecida como habilitação provisória.

Passados os 12 meses, o condutor poderá retirar a sua Carteira Nacional de Habilitação. No entanto, se tiver cometido infrações graves, gravíssimas, ou se tiver feito mais de uma leve ou média, a carteira não será liberada, pois entende-se que se no primeiro ano como condutor habilitado já cometeu alguma dessas infrações é porque ainda não está preparado para dirigir.

Se esse for o caso, o candidato perderá a permissão de dirigir e terá de repetir todo o processo. No entanto, se nenhuma infração tiver sido cometida dentro desse período de um ano, a carteira será fornecida com mais prazo de validade.

Renovando a sua carteira

A cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de 65 anos de idade, o motorista deverá realizar um exame de aptidão física e mental para que seja certificada a sua capacidade para dirigir. Somente após esse processo a CNH é renovada.

Acontece que, frequentemente, alguns condutores esquecem ou até mesmo negam-se a fazer a renovação da sua carteira e, desta forma, acabam negligenciando a lei, já que o documento tem prazo de validade. Logo, a infração cometida deve-se ao fato de dirigir com a carteira vencida.

Penalidades referentes à CNH vencida

O condutor deve cuidar com bastante atenção a questão de vencimento das datas, pois dirigir com a CNH vencida em um período superior a 30 dias é considerado uma infração gravíssima. O motorista terá sete pontos negativos acumulados em sua carteira, além de receber multa no valor de R$ 293,47.

Essas penalidades estão de acordo com o Art. 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além das penalidades mencionadas, ainda resta a medida administrativa de retenção do veículo. Essa situação ocorre porque o agente de trânsito cumpre ordens de não dispensar o condutor que está com a sua carteira vencida. No entanto, é possível que a situação seja resolvida rapidamente e de forma bem prática. É necessário, apenas, pedir para outro condutor que esteja com a sua habilitação regularizada que assuma a direção e, assim, o carro poderá seguir viagem.

Também é importante lembrar que você pode ser multado se o motorista que estiver dirigindo o seu carro estiver nessa situação. Então, tome cuidado e veja bem para quem você empresta o seu veículo para não ter nenhuma surpresa desagradável.

No caso de dirigir com a habilitação vencida há menos de 30 dias não constitui uma infração de trânsito. Porém, se você estiver nessa situação e ainda não fez o encaminhamento dos papéis para providenciar a renovação, não perca mais tempo.

 

fonte:http://blogs.uai.com.br/doutormultas/dirigir-cnh-vencida-consequencias/

 

 No Brasil, os combustíveis mais consumidos atualmente são a gasolina, o etanol hidratado e o diesel. Esse comércio envolve muito dinheiro e acaba atraindo pessoas mal-intencionadas e dispostas a tirar vantagens de outras. O consumidor deve estar sempre atento, pois, infelizmente, todos esses combustíveis podem sofrer algum tipo de adulteração.

O que é gasolina adulterada?

Adulterar um combustível significa misturar a ele uma quantidade exagerada de uma substância que já se encontra na sua composição ou uma substância diferente com propósitos de aumentar o seu volume.

No entanto, cada combustível apresenta características específicas e, consequentemente, a maneira como será adulterado também difere. Por exemplo, para fraudar a gasolina serão usados produtos diferentes dos usados para a alteração do etanol.

A gasolina pode ser alterada adicionando uma quantidade excessiva de etanol anidro a ela. Esse etanol é diferente do usado como combustível, o qual se chama etanol hidratado. De acordo com a lei, a porcentagem permitida para a mistura do produto é de 18 a 25%.

Já a alteração do etanol hidratado pode ser feita adicionando água e, assim, é formado o chamado “álcool molhado”. Outros produtos que podem ser adicionados ao etanol hidratado para aumentar o seu volume são o etanol anidro, o mesmo que é misturado na gasolina, e o metanol.

As fraudes acontecem com frequência?

O que você talvez não saiba é que a ocorrência dessas fraudes envolvendo combustíveis é bem mais frequente no Brasil do que se imagina. Isso se comprova pelos frequentes noticiários que a mídia traz sobre casos de venda de combustíveis adulterados com aditivos em alguns postos.

Esses postos, ao manipularem os combustíveis que comercializam, revelam um profundo desrespeito ao consumidor, pois acabam vendendo um produto de natureza duvidosa que poderá causar inúmeros malefícios aos veículos e gastos extras ao proprietário do carro. Além do mais, violando a qualidade do produto, esses postos estão também comprometendo a própria imagem enquanto prestadores de serviços.

Prejuízos decorrentes da adulteração do combustível

Dentre os possíveis transtornos que o combustível adulterado pode causar ao seu veículo e ao seu bolso, podemos citar:

  • Falhas no motor e uma consequente perda de potência;
  • Maior consumo de combustível;
  • Batida de pinos;
  • Depósito de resíduos nas válvulas, nas velas de ignição, na câmara de combustão e nos bicos injetores;
  • Risco de parada repentina do veículo.

Como prevenir-se dessa fraude?

Para não correr riscos de sofrer prejuízos com esse tipo de golpe, os especialistas recomendam que o consumidor procure abastecer apenas em postos de combustíveis de sua confiança.

Caso tenha dúvidas quanto à qualidade do combustível, há a possibilidade de o cliente solicitar que o frentista realize um teste para comprovar se a gasolina é adulterada ou não. Este teste é simples e pode ser realizado em qualquer posto. Ele consiste em colocar em um recipiente de 100ml metade de água e metade de gasolina. Sabendo que a gasolina não se mistura com a água, mas somente com o etanol, você deve atentar para o seguinte:

  • Se o líquido transparente (etanol + água) atingir 10ml, a proporção será de 25%, que é a considerada ideal;
  • Se o líquido transparente (etanol + água) ultrapassar os 10ml, significa que o combustível está alterado.

Como identificar a gasolina adulterada?

Em casos de adulteração, o combustível geralmente apresenta uma coloração mais escura e uma quantidade de água superior à permitida. Se for adulteração com etanol, a quantidade de álcool na gasolina é maior do que a permitida, que é 25%.

Qual órgão é responsável pela fiscalização?

Todos os combustíveis passam por refinação, processamento, transporte, importação e exportação de petróleo e gás natural e o órgão responsável por fiscalizar e autorizar essas ações é a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

De acordo com a Lei do Petróleo, de nº 9.478 de 1997, essa agência, que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é encarregada pela aplicação da política nacional para o setor energético do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis.

Caso você constate que foi vítima desse tipo de golpe, é a ANP que você deve procurar para fazer a denúncia, sendo que ela poderá ser feita por meio do site ou por telefone.

Outra maneira de você denunciar esses casos é entrar diretamente em contato com as distribuidoras como, por exemplo, a Ipiranga e a Shell, se for o caso de posto filiado.

É muito importante que você peça a nota fiscal na hora de abastecer o seu veículo. Ela servirá de prova para eventuais necessidades como, por exemplo, denunciar um estabelecimento e reivindicar os seus direitos como consumidor.

Análise gratuita

Gostou das informações? Este artigo foi relevante para você? Está passando por uma situação específica? A equipe Doutor Multas está aqui para lhe ajudar. Entre em contato e peça uma análise gratuita.

 

fonte:http://blogs.uai.com.br/doutormultas/gasolina-adulterada-como-pode-prejudicar-meu-carro-e-como-evitar-esse-golpe/

Página 30 de 55